Uma fábula tricolor (por Paulo-Roberto Andel)

Em Brasília, vinte horas em ponto.

Dentro de noventa minutos, vai começar um dos maiores Fla x Flus de todos os tempos. Em dois jogos, o maior clássico do futebol brasileiro apontará um dos times que vai decidir a Copa Libertadores da América em 2021.

O Flamengo é bicampeão brasileiro, ganhou a Libertadores em 2019 e foi vice-campeão mundial. Tem um time fortíssimo.

Contudo, o clássico possui vida e tempo próprios.

Além do mais, o Fluminense tem vivido uma década fantástica: chegou ao hepta campeonato brasileiro, ao tricampeonato da Copa do Brasil e mais dois títulos estaduais – ambos em cima do rival desta noite.

O Flu chegou a 2021 com uma base formada pelos jovens revelados no clube, mesclada a contratações de jogadores em franco desenvolvimento. A força do conjunto tricolor é fascinante, já que os contratos longos garantem o elenco para os próximos anos. Acabou a era dos ex-jogadores em atividade; a regra é só contratar jogadores de no máximo 27 anos, no auge da forma física e técnica.

No mata-mata, tudo pode acontecer. Já no Brasileiro, quatro times brigam pelo título: Atlético Mineiro e Palmeiras (que duelam pela outra semifinal da Libertadores), Flamengo e Fluminense. A campanha tricolor faz a torcida lembrar de que a camisa do Flu pode jogar sozinha, dada a tradição e a vocação para a eternidade.

Fora de campo, o Fluminense é uma referência no futebol brasileiro. Depois de uma década, o clube saneou suas finanças, conseguiu novos patrocinadores de peso com a saída da Unimed, está próximo de chegar aos cem mil sócios e, cumprindo com sua palavra empenhada, o presidente tricolor assegurou a implementação do voto on line nas próximas eleições, porque acredita na ampliação da participação democrática dentro das Laranjeiras. É difícil passear pelo clube num final de semana, tamanha é a quantidade de sócios em circulação pela sede. O Fluminense resgatou sua essência, que pode ser vista em fins dos anos 1910 ou em toda a segunda metade da década de 1930.

Na arquibancada não é diferente: o Flu bateu sua maior média histórica de público, outrora em 1976. A nova Máquina 2021 coloca quase 50.000 torcedores tricolores por jogo no Maracanã.

Chegou a grande noite. O Fla x Flu será emocionante como sempre. Uma partida sem favoritos, dada a capacidade das duas equipes. Agora, o Fluminense tem jogado demais. São atuações colossais. Como não acreditar nas três cores da vitória?

O Fluminense tem tudo para fechar 2021 com um título supremo. Como todos sabem, a camisa pesa, a torcida empurra e o resto não importa.

Com a melhor diretoria de toda a sua história, o clube caminha elegantemente para a eternidade prometida.

Aí está a última década que não nos deixa mentir.

#######

Qualquer semelhança com o exato contrário de tudo que acontece com o Fluminense desde 2012 é mera realidade.

RODA VIVA 7 – DOWNLOAD GRATUITO