Um tanque chamado Welfare (da Redação)

HENRY WELFARE

Recentemente, Fred bateu mais um recorde pessoal e chegou ao Top 5 dos artilheiros da história do Fluminense, igualando-se a Welfare com 167 gols.

Do camisa 9 de hoje, sabemos tudo. Mas afinal, quem foi Welfare?

Nascido em 20 de agosto de 1888 em Liverpool, Inglaterra, Henry “Harry” Welfare chegou ao Rio de Janeiro em 1913 para cumprir um contrato de professor secundário de Geografia e Matemática no Ginásio Anglo-Brasileiro. Logo depois foi levado para o Fluminense, onde começou a treinar e rapidamente se tornou peça decisiva do chamado primeiro time – o titular, onde ficou conhecido pelo apelido de “Tanque Inglês”. Antes, tinha jogado no próprio Liverpool.

Finalizador ambidestro, com bom drible, utilizava vigorosamente o jogo de corpo e o domínio de bola. Pode ter sido pioneiro na jogada de “tabelinha”. Dizia para os companheiros de equipe: “Me dê a bola e corra à frente para receber novamente”.

O “Tanque inglês” tinha 1,90 m de altura, força física e o estilo rompedor, ainda num futebol de jogadores de baixa estatura.  Nas palavras do cronista Mário Filho, “com Welfare o Fluminense usava uma metralhadora, enquanto seus adversários lutavam de espada”.

Jogou pelo Flu até 1924. Antes, em 1920, tornou-se sócio benemérito do clube por conta dos serviços prestados à casa.

Pelo Tricolor, marcou 167 gols em 152 partidas, com a espetacular média de 1,10 gol por jornada. Ainda hoje é o jogador que fez mais gols em uma única partida pelo Fluminense: seis contra o Bangu, na goleada por 11 a 1 em 1917. Tricampeão carioca em 1917, 1918 e 1919, fazendo 49 gols nas três competições.

fluminense 1917 time welfare

O timaço tricampeão dos anos 1910, com Welfare agachado no centro da foto

Até os dias de hoje, Welfare é o jogador estrangeiro que mais gols fez atuando no Brasil. E também o maior artilheiro do confronto entre Fluminense e Botafogo, o Clássico Vovô, com 17 gols, à frente de Waldo e Heleno de Freitas, ambos com 16. Fred já tem 13.

Welfare faleceu em 01 de setembro de 1966, aos 78 anos, em Angra dos Reis.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: ffc

CAPINHA O FLUMINENSE QUE EU VIVI