Um novo campeonato para o Fluminense (por Aloísio Senra)

Tricolores de sangue grená, com o início do returno, um novo campeonato se avizinha para o Fluminense e, também, para todos nós. Do jogo contra o Grêmio até a trigésima rodada, que será jogada dia 17 de janeiro de 2021, o Fluminense só atuará uma vez por semana. Da trigésima-primeira rodada até a última, atuará apenas em duas oportunidades no meio de semana. Isso quer dizer que, além do nosso foco estar apenas no Campeonato Brasileiro devido às eliminações grotescas que sofremos, teremos tempo para treinar, aprimorar/recuperar a forma física de atletas e reforçar o trabalho muscular para evitar lesões. Odair terá cerca de dezessete semanas “cheias” até o fim da competição para analisar cada um dos principais adversários do Fluminense pelo título, treinar jogadas ensaiadas, variações táticas, inserir jogadores vindos do sub-23 ou do sub-20 em caso de necessidade e o que diabos mais ele quiser fazer. As desculpas basicamente acabaram.

Isso fica ainda mais evidente quando percebemos que vários dos nossos rivais pela taça ainda estão envolvidos em mais de uma competição e continuarão tendo os problemas que tínhamos até a derradeira desclassificação em Goiás. Há times que começaram a mostrar certa inconsistência, como o líder e o segundo colocado, sem mencionar o terceiro colocado que, apesar de só ter o Brasileiro a disputar, começou a derrapar feio. Dos quatro primeiros, o time vivendo o melhor momento é, sem dúvidas, o Flu. Logo, se só tivéssemos eles para nos preocupar, eu diria que a liderança é questão de tempo. Porém, a verdade é que existe um time em momento ainda melhor que o nosso, e que acabou de ser eliminado em uma das competições que disputava, restando-lhe apenas a Copa do Brasil: o São Paulo. Com três jogos a menos, podem alcançar a incrível marca de 39 pontos se vencerem as partidas em atraso, o que nos deixaria a sete pontos da equipe paulista. Dureza, né?

A desclassificação para o Lanús pode ser um baque para os comandados de Diniz, mas só o tempo dirá. Porém, seus adversários destas partidas em atraso serão Goiás (fora), marcada para dia 3 de dezembro, Ceará (fora), marcada para o dia 25 de novembro e Botafogo (casa), marcada para o dia 9 de dezembro. Três oponentes que não inspiram muitas dificuldades. Talvez só o Ceará consiga tirar pontos deles, arrancando um empate, o que lhe deixaria com sete pontos a mais do que têm (hoje, teriam 37 pontos, cinco a mais do que temos). De forma similar, Palmeiras e Grêmio têm um jogo a menos, mas estão atrás na pontuação, e não nos alcançam nem se vencerem estas partidas. Todavia, eles serão nossos próximos adversários. Vencê-los não apenas nos aproxima dos claudicantes líderes, mas também nos consolida no G-4 e mantém essas equipes afastadas da briga, posto que também estão envolvidas em outras competições e precisarão dividir seu foco. O Santos, apesar de estar próximo em pontos, não têm sido tão regular, também disputa outras competições e só jogaremos contra eles em fevereiro.

Odair precisa estar muito ciente de sua responsabilidade nas três rodadas que encararemos. Precisa mirar os nove pontos. Grêmio, Palmeiras e Inter terão a Libertadores E a Copa do Brasil pela frente em breve, a maioria ainda nesse mês de novembro. Embora o momento do Palmeiras pós-Luxemburgo seja bom, a maratona pode cobrar a conta. Devemos e podemos nos aproveitar disso. O momento é propício para você mostrar que é realmente um excelente treinador, Odair. Os jogadores só vão acreditar que é possível o título se você os fizer acreditar primeiro. Se conseguirmos as três vitórias, a chance de terminarmos a 22ª rodada na liderança da competição é muito grande. E a consolidação, contra Bragantino e CAP, ambos no Maracanã, pode ser o que precisamos para encarar o clássico contra um desesperado Vasco, que vem na sequência, com um pouco mais de tranquilidade. Vamos seguir a sua cartilha, mirando um jogo de cada vez, com os pés no chão, mas com os olhos no céu. De todos os possíveis, esse é o nosso único e real limite.

Curtas:

– O Grêmio vem numa ascendente, mas tem jogo da Copa do Brasil no meio de semana e é bem possível que poupe alguns titulares. No turno, não jogaram tão bem assim contra nós e só nos venceram porque o time era uma bagunça. Hoje, estamos arrumados, principalmente na defesa. Se o ataque resolver produzir, a chance de uma vitória é grande.

– No sábado que vem, teremos o jogo contra o Palmeiras na casa deles. Porém, a exemplo do Grêmio, terão jogo pela Copa do Brasil na quarta-feira e, também, na seguinte, o que faz com que o nosso jogo se dê entre as duas partidas de mata-mata da competição nacional. Difícil imaginar que poupem titulares caso não precisem, mas a parte física pode pesar. Temos que saber nos aproveitar disso para tentar arrebanhar os três pontos.

– Eu não sei o que me irrita mais atualmente nas páginas esportivas do Fluminense: a novela Dodi ou o caso Live Sorte. Difícil. A competição tá dura. Só vou deixar um comentário: R$ 270 mil, com R$ 2 milhões de luvas e quatro anos de contrato para um jogador que tem 24 anos, nunca ganhou porríssima nenhuma, até o início do ano era a terceira opção para a posição, passou anos sequer integrando o banco de reservas e nem no Criciúma obteve títulos… não, obrigado. O Fluminense deve forçá-los a diminuir a pedida. Caso contrário, tchau e bênção. Vá ser um reserva feliz e esquecido em outro clube. Sobre o caso Live Sorte, acho que a nota pública de desagravo que está circulando fala por mim.

– Nenê continua fora, mas teremos a volta de Fred e Luiz Henrique. Marcos Paulo tem entrado bem na vaga de Nenê. Espero que o Odair enxergue logo isso.

– Palpites para as próximas partidas: Fluminense 2 x 0 Grêmio; Palmeiras 0 x 1 Fluminense.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade

3 Comments

  1. A mídia nos trata como ‘intrusos’ e avalia que ‘pode ser que consigamos ir a pré_libertadores’. Mas nós, torcida, time, CT e diretoria, devemos acreditar em título. Que automaticamente garante libertadores. Nossa camisa é pesadíssima. Vamos trazer de volta a mística do timinho…

  2. EMBEVECIDOS, ENCANTADOS E EXTASIADOS SOB A CONDUÇÃO E SOB A AÇÃO INEBRIANTE NÃO CONTUDO ENTORPECIDA DO GRAVATINHA JÁ QUE A EXEMPLO DO PRÍNCIPE DE FALCONERI TUDO DEVA MUDAR PARA CONTINUAR EXATAMENTE COMO ESTÁ, SALVOS PELO IMPONDERÁVEL..

  3. Análise, objetiva e mencionando os pontos principais que importam para torcida tricolor. Parabéns!!!

Comments are closed.