Transparência 100%, vitórias 100% (por Marcus Vinicius Caldeira)

garotofluO Fluminense começou cheio de mudanças em 2017. Para começar, mudou o comando, com o presidente Pedro Abad tendo sido eleito com mais de 50% dos votos. E a mudança de comando implicou em outras mudanças positivas no clube.

A primeira delas, nítida, clara e transparente, foi na filosofia de fazer futebol. Acabou aquele tempo de ida voraz ao mercado, que aconteceu mesmo depois da saída do mecenato do clube. Isso gerou um momento atual de engessamento financeiro por conta de fluxo de caixa ruim. Além disso, não gerou vantagens esportivas exceto em 3 ou 4 anos. A filosofia agora é uso da prata da casa, do Flu Europa e de ir ao mercado com inteligência na busca pela formação de um time jovem, que jogue com intensidade, técnico e que incorpore a alma guerreira e vitoriosa do tricolor. Acabou a era dos medalhões.

A segunda delas, ainda no futebol foi a mudança na gestão do futebol. A gestão agora é compartilhada. Acabou o tempo em que uma pessoa tirava da sua cabeça as contratações, demissões e coisa e tal. Hoje, um comitê gestor comanda o futebol e o consenso é exaustivamente procurado para a tomada de decisão.

A terceira delas é fora do futebol: transparência. Desde que começou a gestão, o presidente Abad tem se reunido, dado entrevistas e por fim, ontem foi ao conselho para explicar a situação atual do clube e seu projeto de gestão. Tudo de forma transparente, sem esconder nada. Para completar a Ernst & Young uma das “Big 4” de consultoria no mundo, foi contratada para diagnóstico e apoio à gestão.

A quarta mudança é o diálogo. Essa mudança já havia sido sinalizada com a união de chapas na eleição. Hoje é ela é estendida. Abad procura outros players políticos no clube para conversar e recentemente reuniu-se com os movimentos organizados de torcida, para ouví-los e passar a realidade atual do clube e o projeto.

A quinta refere-se a comunicação. Recentemente, o presidente reuniu-se com a imprensa e blogueiros tricolores para conversa em um café da manhã. E por aí, vai.

Esperamos e confio que isso seja levado a cabo até o final da gestão. Vitória e títulos acontecerão, assim como derrotas. Mas a gestão tem que seguir firme nesse propósito, na busca pela excelência em todas as áreas, ajustando a rota sempre que necessário, mas sem perder o norte: a felicidade plena do torcedor tricolor.

Que venha mais uma vitória, domingo, para que o nosso Fluzão continue 100% em 2017.

Oxalá!

caldeira green 2017

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: mvc

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres