Tá feia a coisa (por Marcus Vinícius Caldeira)

Fluminense-Flamengo-Rafael-Wagner-LANCEPress_LANIMA20130811_0079_25

Futebol é um esporte apaixonante! Difícil de ser compreendido e muitas vezes vai muito além da razão! Como pode o time campeão brasileiro, tendo mantido a maior parte do seu elenco, fazer um ano e um campeonato tão medíocres?

Várias coisas podem explicar este ano ruim que culmina com uma derrota, ontem, pro fraco time do Flamengo, tendo sido dominado pelo adversário o tempo todo. Repito: no Fla-Flu de ontem o fraco time do Flamengo – que entrou como e é apenas figurante neste campeonato brasileiro – dominou as ações e poderia ter goleado o Fluminense!

Acho que boa parte da explicação se dá pela venda de Wellington Nem e Thiago Neves, principalmente o primeiro! Ambos, são rápidos se deslocavam muito e davam dinamismo ao jogo do Flu. Nem, em fase exuberante ano passado, era o escape em velocidade e abria o jogo. Rhaynner tentou ser o cara a substituí-lo, mas ainda não deu certo.

Mas, só isso não explica esta baixa no padrão de jogo do campeão brasileiro. Junte-se a isso, uma certa acomodação no começo do ano pela conquista do título, um treinador que já não dava mais conta de resolver o problema do time, e peças que este ano ainda não estreiaram pelo Fluminense: Jean, Deco, Wagner, Gum e Edinho!

Ainda há o problema com atraso de parte dos salários dos jogadores, fruto principalmente das penhoras que tomamos da Fazenda Nacional. Acho que por aí, explica-se o pífio desempenho em campo do Fluminense em 2013.

No Fla-Flu, fomos reféns de uma forte marcação imposta pelo Flamengo e presa fácil para o esquema que privilegia a velocidade em contra-ataques do adversário! Nosso time está lento demais, previsível e tem sérias dificuldades em sair de marcações mais fortes.

Fizemos o gol quando os caras eram melhores, mas, dada a nossa fragilidade no meio e principalmente na defesa, tomamos a virada em cinco minutos. E nem dá para criticar o Luxemburgo. Ele está tentando. Aposto que todo mundo ficou feliz com a entrada de Eduardo para a saída de Wagner. Mas, o garoto sentiu a responsabilidade e não produziu nada!

Nosso treinador ainda tentou mexer no segundo tempo colocando Wagner e Kennedy para as saídas de Felipe e Eduardo! E depois novamente recuou Edinho pra zaga sacando Digão e colocando Diguinho. Mas, mal fez isso e tomamos um gol ridículo que mostra toda a fragilidade do sistema defensivo do Fluminense! Fred é quem estava por ali e em vez de bicar quis dominar na área, perdeu e saco!

Kennedy mais uma vez entrou mal! Não dá para queimar o moleque, mas no momento ele não pode ser a primeira opção para mudar o panorama no ataque.

Ainda diminuímos o placar no último lance da partida, mais na bobeira deles do que por mérito nosso!

Luxemburgo vai ter que tirar coelho da cartola. De cara eu puxava Edinho de vez pra zaga – ou o barrava – e colocava o Diguinho ou testava o bom garoto Rafinha! É preciso encontrar no mercado ou em casa (Marco Jr ou Rhayner) um jogador para ser o cara de velocidade. É preciso contratar zagueiros, meia de ligação e atacante veloz, mas perdemos o timing das contratações, por isso acho que as soluções terão que ser caseiras.

Não estou mais otimista quanto ao ano! Se pegarmos Libertadores será um lucro excessivo! Mas, futebol é imprevisível!

Não há tempo para lamentações.

Quarta, todos ao Maracanã!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

Imagem: www.lancenet.com.br

10 Comments

  1. Boa análise Caldeira,

    Acredito que a seleção fez mal aos três convocados. É incrível como nenhum deles manteve as ótimas atuações do ano passado. Mais parece um vírus que atacou os três (Fred, Jean e Cavalieri).

    Nossa zaga, data máxima vênia, sempre foi fraquíssima. O que nos deixou com a vista embaçada, foram os títulos, as vitórias. Esquecemos que, em muitos jogos, sofremos horrores com erros bizarros de nossa dupla de área, mas tínhamos um goleiro operando verdadeiros milagres debaixo das traves.

    Este ano o Cavalieri vai de regular a mal. Raramente tem uma daquelas atuações maravilhosas, que nos acostumamos em 2012. Não foi à toa que chegou à seleção. Até hoje não consigo compreender como fomos a defesa menos vazada em dois campeonatos!

    Nas laterais, temos hoje o Carlinhos jogando bem e, infelizmente, um jogador a menos, pois, é impossível considerar o tal de Bruno um jogador de futebol. Simplesmente entramos em campo com 10 todas vez que o mesmo se faz presente.

    No ataque tivemos uma grande perda, com o baixo rendimento do Nem e, depois, sua saída. O afastamento do garoto Michel (muito promissor) também prejudicou muito. Nosso Fred parece bem acima do peso, lento e com total falta de inspiração. Já Samuel, bem… deixa pra lá.

    No meio, nosso maior problema. Temos um Edinho muito lento e pesado, um Jean completamente nulo, Wagner armandinho (sempre omisso nas situações mais delicadas), Deco aposentado.

    Reclamavam do Thiago Neves. Mas, mesmo em fase ruim, era mais importante que o Deco e Wagner juntos, com sua entrega e lances de bola parada. O maior erro foi continuar com o Deco. Simplesmente um absurdo e completa falta de visão.

    Finalmente, enquanto o Fluminense sentava sobre o título brasileiro de 2012, o Corinthians (campeão da Libertadores e Mundial) foi às compras e se reforçou, não satisfeito com seu elenco. O Atlético MG, que fez um ótimo campeonato, se reforçou e muito bem. Foi campeão da Liberta em 2013. O Cruzeiro, Botafogo, agora o Vasco… todos se reforçaram, buscando aprimorar e melhorar seus elencos. Nós, bem… pensávamos que tínhamos zaga para seis anos, quando não temos nem para uma semana, trouxemos jogadores medianos ao estilo da década perdida (1990) e acreditamos ser bem superior a todos. Completa falta de humildade.

    Espero ter contribuído para o debate e troca de ideias, a fim de ajudar nosso Fluzão a sair dessa sinuca de bico.

    ST, Luiz.

  2. Tá phodda Caldeira,
    uma das piores atuações que me lembro do FFC. Fui e continuo sendo contra a troca do “desgastado” Abel pelo Vã “Deer Lay” (com trocadilho, por favor), só piorou o que já não vinha sendo nada bom. Janela de transferências praticamente fechada, técnico de caráter muito duvidoso e identificado (porém odiado pela torcida deles) com um de nossos maiores rivais (fiquei impressionado com várias msg de lamento e desejo de sorte de gremistas, atleticanos e são paulinos etc ao FFC nos blogs da vida) e que demonstrava queda na produtividade de seus trabalhos em passado recente.
    Mas o erro crasso foi na manutenção do elenco por tanto tempo, isso não dá certo. Todo ano tem de dar uma batida na poeira, senão os caras se acomodam, tem trocar uns dois ou três no time principal, não tem jeito, além de abrir oportunidades para quem está no banco, pode gerar algum dindim… Após a perda de nossos tão almejados recordes no final de 2012, era a hora de sacudir o grupo e CT, melhor momento inclusive para uma saída do Abel e do RC não haveria…
    Quando vi a escalação do pofexô, infelizmente, já sabia que daria merda, ele conseguiu de uma só tacada tornar ainda mais lento e previsível nosso meio/ataque e irritante nosso meio/defesa. Até o Diguinho acrescentou algo quando entrou, meu Deus!
    Já que o CB trancou o cofre e apesar dos títulos, “internacionalização” da marca etc., não aproveitamos o estadual para passarmos a peneira e darmos cancha aos bons valores que temos nas categorias de base e oxigenar de fato o time.
    Enfim, Caldeira, acho que nesse andar da carruagem, a gente sifu…. Tem de olhar dentre nossos atletas de 17-20 anos, quais têm técnica, maturidade e condição física capaz de despejar adrenalina e vigor nesse time de sonâmbulos. Temos alguns nomes para isso, além da dupla Julião e Kennedy: Willian, Marlon e Rafinha (volantes); Wellington Carvalho, Elivelton e um tal de Gustavo que não conheço, mas tem 1,92m (zagueiros); Robert e o próprio Eduardo, que é lento mas se tiver velocistas mete bem a bola, tem boa aproximação e chute de fora da área (meias); na lateral o Ronan provavelmente será a bola da vez pela ausência do Carlinhos e, no ataque, além dos usuais temos o Denilson e o Zé Lucas.
    Do time que vem jogando, eu apenas manteria (Cava, Carlinhos, um zagueiro provavelmente Gum, Jean, Wagner (apesar de tudo), Rhayner quando ficar bom, Sobis (não colocaria ele ao lado do Fred) e Fred, de resto, ia tentando encaixar a molecada, se aos poucos ou de batelada, não me arrisco a opinar. Mais fácil do que dizer quem entra e falar quem não entraria mais: Edinho, Deco, Eusébio, Felipe, Bruno, WSilva & Cia, enfim aqueles mesmos que já praticamente esgotaram suas chances. Ainda com chances de renderem algo, dou uma trégua para a dupla sertaneja Digão e Diguinho, o primeiro, avaliaria uma opção como primeiro volante, o segundo, quando não tivéssemos o Jean e/ou nenhum dos moleques, embora se fosse para chutar o balde, tentaria a dupla, Marlon e Willian (ambos com boa estatura, acima de 1,85m e qualidade na marcação e passe).
    O Kennedy, por exemplo, rende mais caindo pela esquerda que na direita (quem viu a Al Kass Cup, sabe disso), acho que faria um bom lado esquerdo com o Carlinhos para triangular com Wagner/Sobis; pela direita tentaria triangular com Rhayner, Julião e Sobis/Wagner/Jean.
    Infelizmente, estou cada vez mais certo que nossa única salvação, tal qual 2009, será a molecada, diga-se de passagem, acho a safra atual melhor e mais diversa que aquela. Resta saber se o nosso pofexô quer mesmo ou terá margem de manobra (RC fora já!) e do CB para se tornar o Fluxemburgo e nos reconduzir às vitórias.

    A benção João de Deus,

    ST

  3. O Time não entrou em campo,só Sóbis correndo que nem um louco,time sem ataque ,sem criatividade no meio de campo,sem defesa.O criador de jogadas do time é o Edinho e ainda colocam culpa nele.Cade o Jean?Felipe atrás dos Volantes para distribuir a bola,com a lentidão dele fica difícil.Ontem eu contei o Time do outro lado deu uns 8 toque e ninguém do fluminense conseguiu desarmar a jogadas ,ninguém dividia ,entrava duro tomamaos o primeiro gol de uma jogada ridícula de contra-ataque de,o segundo gol foi de uma pintura monstruosa pelada .O nosso grande e habilidoso zagueiro deixou o atacante fazer o pivo toca para a ponta direita onde tinha um Dinossauro Moura correndo mais que o nosso Time inteiro.Não queria o Luxemburgo,agora estou com pena dele.Ele tem que tirar muita motivação e vontade ,tirar esses acomodados e botar vontade e sangue novo nesse time

    1. Jean está horroroso. Tá na seleção por conta da lateral-direita e vivendo do ano passado.

  4. Este ano voltamos a sofre do complexo de vira-latas, famosa criação do Nelson Rodrigues, se não me engano. O time se apequenou e joga como timinho. A dupla de zaga é horrorosa, o Edinho definitivamente não serve para time grande e o nosso meio de campo não existe. Além disso, o time joga com extrema lentidão, não consegue construir um contra-ataque rápido que seja. Jogada só balão para a área adversária e o Fred que se vire. Juntamos um time se confiança a um técnico ultrapassado. Resultado: o fantasma da segundona passou a frequentar meus piores pesadelos. A Unimed está nos abandonando, o Peter sem caixa e sem criatividade, a comissão técnica sem competência, o time sem receber salários e sem vontade de vencer. Tudo isso é ingrediente para a zona de rebaixamento.

    1. A questão do salário é relativa. O que está atrasado é o salário pago pelo clube que é 20% do que eles ganham! Peter está em BSB tentando resolver o problema da penhora que fodeu o clube!

  5. Esquizofrenia.. esse é o nosso mal!

    Delírios, Alucinações e Paranóia… essas três sensações parecem nos perseguir ano após ano alterando nosso contato com a realidade.

    Tem hora que disputamos o título, outra hora a luta é contra o rebaixamento… tem hora que atropelamos em todos os clássicos, em seguida apanhamos sem pena de TODOS os nossos medíocres adversários… Tem momentos que Deco & cia recebem uma fortuna em dia sem jogar e outros ficam com 3 meses de salários atrasados… OPA! pera aí.. seria essa a raiz do problema ??

    Na verdade os problemas são inumeros e no texto estão muito bem apontados uma boa quantidade deles. Acho que a lua de mel acabou, esse time já entrou para a história mas parece que o momento é de antecipar o que aconteceu em 2009:

    Há que se identificar os principais focos de problema (nada dificil), mandar uns 3 ou 4 embora e tirar alguns coelhos da cartola (nada fácil). Ainda temos tempo e é melhor começar esse processo agora do que esperar o segundo turno. Do jeito que a coisa anda e pela sequencia de jogos que temos, o fundo do poço é logo ali.

    Citei o Deco e esse deveria servir de exemplo para o outros, sendo tratado com o mesmo respeito que trata o Fluminense: Olho da rua nele! teve bela carreira ? sim e daí ? enche a cara, ganha muito, não se cuida minimamente e dá exemplo, se é assim tem que servir de exemplo também.

    Passou da hora de acabarmos com o choppinho antes do treino e de tirarmos o sorrisinho da cara desses cidadãos.

    P.S: Quem xingava o Thiago Neves deve estar muito contente com Wagner!

    1. Isso aí, Betinho! É preciso fazer logo o que foi feito em 2009 até já preparando 2014 já que este elenco terá que ser renovado mesmo!

Comments are closed.