Sejamos felizes (por Lennon Pereira)

felicidade

Tenho ouvido uma parte da torcida da torcida se manifestar com raiva e revolta contra a adidas, nossa fornecedora de material esportivo há mais de uma década, quase duas. Fornecedora essa que esteve conosco no inferno, resistiu e não se importou em associar sua marca a um clube em um péssimo momento. Foi solidaria e parceira, viu nosso renascimento e hoje colhe conosco os frutos de novos tempos, novas gestões e novas posições nas tabelas dos campeonatos que participamos.

Tal comportamento me faz lembrar aquele tipo de pessoa que, haja o que houver, está sempre de mal com a vida, ou infeliz, reclamando de pseudo-injustiças ou de má sorte.

Confesso aqui que procurei olhar os números e consultar os dados e o que apurei foi: a adidas cobriu todas as propostas que o Fluminense recebeu de outros fornecedores. Pagou o melhor valor que o mercado poderia. Alem disso, nos fornece um material de primeiríssima qualidade. A adidas é sem duvidas um dos melhores, se não o melhor, fabricante de material esportivo do mundo.

Nossa torcida é bem menor em quantidade à do nosso rival. Ser menor não nos diminui em nada. Ser maior é vaidade fútil e rasa. O que há de mais sem graça, sem charme do que ser como a maioria, como a boiada? Somos diferentes, somos autênticos, somos especiais. Não escolhemos time pela popularidade ou pelo tamanho da torcida. Escolhemos por amor, por identificação, por vontade própria, e disso eu muito me orgulho!

Quanto aos valores pagos ao rival, isso é coisa do mercado, do mundo capitalista.

Deixemos de nos preocupar com os outros e busquemos a felicidade em nós mesmos.

Não sejamos como o amargo, invejoso, que de tanto olhar para o vizinho, não consegue ver a sorte que tem, e se esquece de ser feliz.

Parâmetro de sucesso, bem aventurança, felicidade, realização não pode ser medido pelo que o vizinho tem ou deixa de ter. Esse caminho só leva a infelicidade e a frustração. Cada um é o que é. Cada ser humano é impar, inigualável e insubstituível.

Assim é o Fluminense, com vocação para a vitória, para glórias, para distinção. Temos estirpe, temos o prazer de sermos pioneiros, diferentes, autênticos, charmosos, históricos, inovadores, desbravadores. O Fluminense muitas vezes se confunde com a história do futebol e do esporte brasileiro. Ser o maior não supera nenhuma das características por mim descritas na frase anterior.

Deixemos de lado os adversários. Quem olha demais para o outro, tem pouco tempo para cuidar de si. Concentremos nossas energias no crescimento e engrandecimento do nosso amado Tricolor das laranjeiras. Isso sim me importa. O resto é o resto.

Outro dia, ao ser arguido por um colega sobre essa questão de valores, defendi a adidas e disse que não enxergava qualquer desrespeito ou injustiça.

Ele não satisfeito, cheio de indignação e razão,  insistiu e perguntou: – Mas você não acha que eles deviam nos dar o mesmo que dão a eles?

Respirei, olhei nos seus olhos e respondi com uma celebre frase, do mais genial dos homens nascidos sobre a face da  Terra: “- Daí a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus” e terminei roubando outra frase do Mestre: “quem tiver ouvidos para ouvir, ouça”. Cumprimentei-o com leve tapa no ombro, virei as costas, fui comprar a nova camisa branca oficial do Fluminense e pensei: isso eles nunca terão nem serão.

Até breve, saudações tricolores.

P.S. Não sei se poderei escrever semana que vem. Segunda-feira, dia 20, minha amada mãe vai passar por uma delicada cirurgia no coração. Peço aqueles que aqui me acompanham que orem, rezem e mandem suas vibrações positivas. Quem puder também doar sangue, ficaremos agradecidos, basta mandar email para lennon.pereira@gmail.com que passo as coordenadas. Como vocês podem ver, existem problemas maiores e menores! Sejam felizes, a vida é isso!

Lennon Pereira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

GOL DE BARRIGA MAIO

12 Comments

  1. “Somos diferentes, somos autênticos, somos especiais”! Amei!!!!!
    Não gosto de futebol, mas lendo suas crônicas, passei até a entender quem faz o que, e quem patrocina quem.
    Parabéns pelo texto.
    Deus está no controle de nossas vidas, creia, e td fluirá.
    “Tudo posso Naquele que me fortalece.” Filipenses: 4.13
    Que o amor de Deus, q é maior q o nosso entendimento, guarde a equipe médica q vai cuidar da Célia.
    Bjs

  2. Lennon,

    Esse é o terceiro artigo, aqui no Panorama, que eu tenho que comentar: O MATERIAL USADO NA CONFECÇÃO DAS CAMISAS DO FLUMINENSE NÃO É DE PRIMEIRA QUALIDADE DA ADIDAS. Isso não é um apoio meu ao #foraadidas não, que fique mais do que claro. Também não quero dizer que é horrível, mas não é de primeira qualidade. Coleciono camisas de futebol. Possuo camisas Adidas e comparando algumas importadas que eu tenho com as do Fluminense, é percebível que o material usado na confecção das do Fluminense não é dessa primeiríssima qualidade. E tenho 2 da Adidas que são de qualidade inferior comparada com as do Fluminense.

    A impressão que eu tenho é que vcs do Panorama Tricolor estão defendendo a Adidas com unhas e dentes, numa tentativa de amenizar esse desconforto desnecessário entre torcida e o Fluminense.

    Desde o começo do relacionamento Fluminense-Adidas, não me lembro de ver a Adidas fortemente focada no futebol brasileiro. Esse grande contrato com o Flamengo chega num bom momento porque ano que vem tem Copa do Mundo aqui. Logo, as atenções estarão voltadas pra aonde? Li ano passado um artigo sobre uma estratégia da Nike de fornecer uniformes para times das cidades sedes. Ainda faltam (se é que faltam) Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Recife. Surgiram boatos da entrada da Nike no Botafogo, com a saída da Fila. Entrou a Puma. A bola/boato da vez é o Vasco, que segundo boatos, não aconteceu antes porque o acerto com a Penalty foi uma decisão amigável, por parte do dinamite. Sobrou o Fluminense. Honestamente, eu não acredito num acerto do Fluminense com a Nike.

    Vc viu o post da camisa do Fluminense com o patch de campeão brasileiro, na página oficial do Fluminense no Facebook? 3 entre 5 comentários é anti Adidas. Eu quero a camisa com o patch do Brasileiro e da Libertadores. Só tô esperando a FluBoutique começar as vendas.

    Saudações Tricolores 🙂

    1. Paulo-Roberto Andel comenta: Luis, sua impressão está completamente equivocada.

      Não temos o menor motivo para fazer qualquer defesa da adidas que não seja o relativo ao que pensamos.

      O PANORAMA sempre primou, prima e primará pela sua independência e liberdade de expressão. Não nos aliamos a interesses mesquinhos de quaisquer natureza; se assim o fosse, já teríamos aceitado patrocinadores aqui que educadamente recusamos. Não rasgamos dinheiro mas não submetemos nossa independência a preço.

      Convém lembrar que a adidas é patrocinadora da camisa tricolor em quase 15% da história do clube, incluindo seus piores momentos. Essa estatística nos indica uma reflexão mais profunda do que a simples reação apaixonada que o torcedor – assim como nós, cronistas mas fundamentalmente torcedores – pode eventualmente ter.

      ST.

        1. Paulo-Roberto Andel: Em tempo, Luis, um de nossos sócios no PANORAMA, Leo Prazeres, é contra a permanência da adidas.

          1. Estou surpreso com a informação acima, confesso. Peço desculpas mais uma vez pelo “…A impressão que eu tenho é que vcs do Panorama Tricolor estão defendendo a Adidas com unhas e dentes, numa tentativa de amenizar esse desconforto desnecessário entre torcida e o Fluminense…”

            Já reparou como esse rolo tá mechendo com o nosso emocional de torcedor?

          2. Paulo-Roberto Andel: Luis, o Leo inclusive já declarou isso mais de uma vez em programas do PANORAMA.

            Somos plurais, temos divergências, tudo conta do estado democrático de direito e do trabalho entre sócios amigos.

            Apoio integralmente os textos de Caldeira e Lennon, lamento por quem tentou minimizar a questão de forma errônea (“estão nos chamando de cornos”).

            Um simples reforço na literatura de quem comentou isso já melhoraria as coisas.

            Braxxx ST

  3. Alguns só entendem, só enxergam quando os fatos acontecem… adoram viver de ilusões…
    Parabéns Lennon por enxergar ANTES dos fatos acontecerem…
    Boa sorte e que sua mãe tenha uma breve recuperação. ST!

  4. Só me vem uma palavra na mente. Perfeito.!!!! Além do mais, a nike é feia pra cacete.

Comments are closed.