Sapatada & garfada (por Paulo-Roberto Andel)

IMG_20150405_214037

Seis e quinze da tarde, nosso amigo Ricardo, o colombiano, apareceu no prédio e resolvemos ver o jogo no Bar das Quengas. O Fluminense, contexto, não o time, tem feito praticamente tudo para que eu não vá a todos os jogos, conseguindo êxito em sua empreitada. Na mesa em frente, uma alegre dupla celebrava a fraternidade e a diversidade nas cores do maior clássico do Brasil.

O Fla-Flu estava meio mais ou menos, até que vieram dois lances capitais: o frangaço do Cavalieri (apesar do bom chute, mas longe demais) e a besteirada do soprador de apito na expulsão de Fred. Claro que não ia dar certo. Sem a referência na frente, com chuva. O fato é que não ameaçou, mesmo dando até certa pressão com um a menos. A melhor coisa do primeiro tempo foi o excelente protesto contra a Federassauro. Antes que me perguntem: Luxemburgo pode ter mil defeitos, há quem o odeie por ser um sincero rubro-negro, mas respeita o Fluminense há pelo menos 28 anos. Sempre. Podem pesquisar. E sua punição foi, no mínimo, ridícula.

Segundo tempo, a incrível marcação em linha determinou a derrota logo no começo. Na mesa de trás, um bobalhão rubro-negro começou a dizer bobagens, um gordinho careca mandou-o escovar a cloaca, o malandro recuou e o colombiano nem ligou.

Sem o talento de Fred, difícil entender a troca de Gerson por Marlone, no melhor estilo Cristóvão. Nem inferno, nem céu: Mr. Drub não “fez a diferença”, expressão que os bocabertas da imprensa adoram. Quem trataria a bola direito? Jean? Marlone? Lucas Gomes? Foi só elogiar o Wagner…

Depois da parada técnica, melhorou um pouco mas o peso do placar e o chato do Paulo Victor atrapalharam. O Vivone lembrou bem sobre a torcida ganhar o coro no Maracanã; desde os tempos de Edinho, Assis e Renato é assim. Podem ser os maiores do mundo, mas não resistem a vinte segundos de história, desde quando o Fluminense podia entrar todo de branco.

Brincadeiras à parte, no fim saiu o terceiro gol e o resultado foi justo. Não pelo soprador de apito desastroso, péssimo, invertido, mas pelo contexto, o maldito contexto. Vamos sim protestar contra essa Federassauro maldita e infame, lacaia da Globo, mas sem esquecer das limitações da equipe, da beira do campo, da direção, da oposição, da torcida organizada enrustida e até mesmo das redes sociais, onde tem segurança do clube querendo cercear a opinião de sócios, acredite quem puder. Pensando bem, é crível, claro.

Tempo de reflexão, humildade e dispensa de casuísmos. Este Carioca ainda pode ser um sonho possível, mas o Brasileiro é logo em frente. E ele não perdoa. Quem quiser dizer – ou cantar -, que tudo é belo e perfeito depois não reclame de ter que usar o chapéu cônico. Em caso de dúvida, basta rever Fluminense x Barra Mansa.

O Flamengo foi melhor no Fla-Flu, mas o jogão da rodada foi Botafogo versus Madureira, com goleada enganosa. A dupla continuou feliz no Bar das Quengas. O colombiano foi para casa via Lapa. Tem samba na rua.

Três pênaltis para o Vasco? Os cinco gols do Friburguense encerram a discussão.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

Imagem: pra

capas o espirito da copa + cartas do tetra 02 2015

4 Comments

  1. Parabéns, Paulo. É por aí mesmo: fomos garfados ontem? Com certeza!! Mas perdemos APENAS por isso? Creio que não. O time é muito limitado, não temos reservas e esse treinador mostrou que faz o feijão com arroz básico, mas não tem cacife pra transforma-lo em feijoada.

    As derrotas no carioca estão sendo em sua maioria creditadas a arbitragem. E no brasileirão? Qual vai ser a desculpa? Acordemos enquanto é tempo. ST.

  2. CONCORDO COM MAIS UM BELO POST, MAS QUEM CAVOU SUA EXPULSÃO FOI O PRÓPRIO E TODO PODEROSO DO CLUBE O FRED, POIS AQUELE PRIMEIRO CARTÃO AMARELO RECEBIDO, OU FOI DE UMA INFANTILIDADE ABESTADA, OU FOI PLANEJADA PELO JOGADOR, POIS ERA SABIDO QUE TUDO QUE O JUIZ QUERIA ERA EXATAMENTE ISSO, UMA AJUDINHA DO FRED OU OUTRO JOGADOR COM DOIS AMARELOS, E NESSA O FRED FEZ SUA PARTE, A EXPULSÃO FOI UM ABSURDO, MAS CONSEQUÊNCIA DO PRIMEIRO CARTÃO!!!

  3. PEDE PARA ESSE TRICOLOR DE ÓCULOS, DEPOIS DO JOGO CONFERIR SEU PERTENCES, PORQUE ASSISTIR UM EVENTO QUALQUER AO LADO DE UM BURRO-NEGRO, É NO MÍNIMO TEMERÁRIO!!!

Comments are closed.