Fluminense, respeito mundial (por Ernesto Xavier)

IMG_20150606_160601

No começo de maio parti rumo à terra da rainha, berço do futebol e local onde hoje desfilam alguns dos melhores jogadores do mundo. Passei também por Irlanda, País de Gales e França. Aliás, em Paris, pude matar a saudade de ver nosso ídolo Thiago Silva de perto. De perto mesmo! Estive também nos estádios de Liverpool e Chelsea, mas não em dias de jogo.

Tive a oportunidade de apreciar um novo mundo, com organização, profissionalismo, paixão… Fico imaginando o que seria do Brasil com metade da organização que os europeus possuem. Os gramados parecem tapetes, as instalações são limpas, bem sinalizadas, as pessoas educadas.

O espetáculo que vi antes do jogo entre PSG e Guingamp foi de deixar o queixo caído. Os jogadores são apresentados um a um com uma bandeira específica, o locutor incentiva a torcida, que acompanha em alto e bom som. Cada torcedor recebe duas bandeiras do clube e visualmente fica muito bonito de ver.

PSG e Chelsea não são equipes historicamente tradicionais. O sucesso desses clubes remete à chegada de bilionários que injetaram consideráveis quantias de dinheiro para contratar jogadores e reestruturar as finanças. Mas o Liverpool é outra história. Um dos clubes mais vitoriosos do mundo, com 5 Champions League, diversos títulos ingleses e da Copa da Inglaterra. A torcida é uma das mais fanáticas da Inglaterra. Para conseguir um lugar cativo no estádio Alfield Road são necessários 16 anos de espera. É praticamente impossível conseguir um ingresso. Vocês têm noção do que é jogar com estádio lotado TODOS os jogos?

Uma das coisas mais legais que pude presenciar nessa viagem foi o reconhecimento de pessoas de todos os cantos com o Fluminense. Não é brincadeira. Na França um garçom veio me falar que o seu time no Brasil era o Fluminense. Na Irlanda um funcionário do aeroporto brincou com a rivalidade entre Flamengo e Fluminense. O mesmo aconteceu no Parc des Princes com um torcedor do Guingamp. Nossa história ultrapassa o oceano. A presença de jogadores como Deco, Marcelo, Fred e Thiago Silva em nossa equipe deram ainda mais projeção internacional recentemente. Não é demais sonhar com a presença em um Mundial de Clubes. Estivemos bem próximos em 2008. Um dia chegaremos lá.

Conhecer um mundo novo foi espetacular, mas voltar para os braços da nossa torcida também me deixou muito feliz.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @nestoxavier

Imagem: acervo ex

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres