Pra cima deles, garotos! (por Mauro Jácome)

Treino Garotos do Flu

Lendo sobre a escalação do Fluminense para o jogo de hoje, vi que Luxemburgo pretende escalar Samuel. Não seria hora de investir no Kenedy? Claro, orientando-o para jogar coletivamente. Não gosto do Samuel. Para cada gol, há várias partidas medíocres. Kenedy mostrou qualidades jogando pela base do Flu e da Seleção. No entanto, falta direcionamento para o jogo coletivo.

Eduardo também precisa de orientação. É bom jogador e tem visão. É lento, mas, correndo entre as intermediárias, terá facilidade em tocar com rapidez, compensando sua deficiência.

Em geral, não sei até que ponto os nossos técnicos têm a preocupação de orientar os meninos com o intuito de lapidá-los para um futebol mais eficiente. Um exemplo é o Neymar. Craque, mas tem alguns vícios que nunca foram corrigidos.

Outro dia, ouvi em uma entrevista do Rafinha (Bayern e ex-Coritiba) que não se perde tempo com treinos de fundamentos. Pressupõe-se que os oriundos da base já estão prontos.

Voltando ao Fluminense, torço muito para que os meninos se acertem logo. Alguns da velha guarda já encheram o saco e, se continuarem no time titular, nós teremos grandes sobressaltos até o fim do ano. Inclusive, gostei dos protestos direcionados ao Edinho. Ele é um desses que já passou dos limites de tolerância da torcida.

Repito, quero muito que o Fluminense comece uma fase de transição. É preferível investir na base, mesmo que isso represente um período complicado, a sair buscando falsos medalhões, que não terão nenhum compromisso com a camisa que vestirão. Nossa torcida já está calejada.

No varejo

O Corinthians, da mesma forma que o Flamengo, é um time rápido na saída da defesa para o ataque. Para quebrar sua velocidade, é preciso marcar desde o campo do time paulista. Samuel e Sóbis devem retardar a transição. Assim, o Fluminense dará o primeiro passo para a vitória.

Domingo, Cavalieri perigou não jogar. Kléver é o substituto natural. Fiquei pensando: como teria sido se tivesse entrado em campo? Com 24 anos, vindo da base, nunca jogou no time profissional. Acho isso um erro grosseiro de planejamento. Quantas vezes os titulares foram poupados? Era Berna, Berna e Berna.

Leandro Euzébio joga hoje. Calmantes à mão. Muitos times campeões têm jogadores ruins infiltrados. Na fase boa, ficam encobertos e nas ruins, sobressaem-se.

 

Mauro Jácome

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Pré-revisão: Rosa Jácome

Foto: Bruno Haddad / Fluminense F.C.

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

4 Comments

  1. ai ai ai ai ai,

    Provável escalação: Diego Cavalieri, Igor Julião, Gum, Leandro Euzébio e Ronan; Edinho, Diguinho, Eduardo (Wagner) e Felipe; Rafael Sobis e Samuel (Kenedy).

    Não acredito que ele vai fazer merda no meio campo de novo, e o pior é que pelo visto o faria literalmente, não fosse os desfalque de seleção e suspensão.

    A benção João de Deus

  2. Texto irretocável, Mauro. É tudo o que penso, também!
    Que hoje, mais do que nunca, a nossa gloriosa camisa jogue!!
    ST

  3. Complementando,
    tenho certeza que se montássemos um time 17-20 anos, com mais uns três ou quatro cascudos (por exemplo, Fred “se quiser suar”, Sobis, Cava, Carlinhos, Jean) , terminaríamos bem posicionados no BR2013.

    ST

  4. tsc, tsc, tsc, tsc…

    Iria de Kennnedy e Samuel na frente e recuaria o Sobis para o meio, na ponta superior do losango. Kennedy abrindo para a esquerda (onde é melhor) e Sobis pela direita.

    Vence o FFC com o verde da esperança. avante Xerém!

    ST

Comments are closed.