Pelas reformas (por Mauro Jácome)

O time do Fluminense tem um grupo bem definido pelo Abel com relação aos titulares e reservas. Ao longo do ano ele escalou seu time, que é o que vem jogando e a torcida já sabe de cor. Salvo contusões e suspensões os onze são, praticamente, os mesmos.No entanto, percebemos que algumas mudanças são necessárias. Seja para oxigenar, dando mais opções, seja porque o reserva tem se mostrado superior.

Para dar mais opções na saída de bola, inclusive, para puxar contra-ataques, Wallace se encaixa melhor. O garoto pode resgatar algo que o Mariano levou para a França: as arrancadas quando o time recupera a posse de bola. Era uma jogada mortal e muitos gols foram marcados assim. Por exemplo, nos escanteios, o Mariano ficava na intermediária, desobrigado de marcar. Quando alguém cortava o lance adversário, já procurava o veloz lateral e lançava a bola na direita. Wallace tem boa velocidade; Bruno, não. Outro detalhe que incentivaria Abel a mudar a titularidade da lateral direita é que a torcida já vem pegando no pé de Bruno há algum tempo. A contusão do titular permitiu ao técnico a observar o Wallace com mais tranquilidade por alguns jogos consecutivos.

Na zaga, mais uma vez, a fatalidade ajudou o Abel a tirar outro jogador que vinha muito mal: Anderson. O zagueiro vinha errando continuamente no tempo de bola, permitindo aos atacantes adversários dominar a bola e concluir. Também, pelo estilo de jogo que o Abel vem implantando, ou seja, recuando o time para explorar os contra-ataques, Leandro Euzébio se encaixa melhor. Tem mais entrosamento com o Gum e menos dificuldades no jogo aéreo. Não que seja um primor, mas é um pouquinho melhor que o Anderson. Domingo mesmo, contra o Atlético de Jô, perdeu alguns lances perigosos, mas se fosse o Anderson, vejo por minha bola de cristal, o placar não tinha ficado em branco pelos lados de Cavallieri.

A terceira substituição que gostaria de ver seria a entrada do Wagner no lugar de Thiago Neves. O principal motivo é que o TN7 está mal. “Ah, mas ele vem tendo um papel importante na marcação!”. Mas ele não veio ao mundo para isso. É certo que, para deixar o Fred e o Nem mais soltos, é preciso que o quarto homem de meio-campo também marque, mas o Thiago Neves não é essa coisa toda cercando o adversário e, principalmente, está bem aquém daquele jogador que já brilhou em outros tempos. Wagner, pelo contrário, vinha numa nítida ascensão. Além de ser melhor marcador, sobe pela esquerda, ajudando o Carlinhos na ultrapassagem, e pode suprir uma carência no momento atual do Deco: alguém para dialogar. O Maestro está muito só no papel de trocar passes e manter a posse de bola. O 20, algumas vezes, por não ter ninguém para tocar e sair para receber, vê-se obrigado a tentar o drible. Lógico, perde a bola porque não tem velocidade para colocar na frente e deixar o marcador para trás.

No jogo de domingo no Engenhão, o Abel surpreendeu e colocou o Digão no lugar de Edinho. O zagueiro-volante não é espetacular, longe disso, mas que marca melhor que o Edinho, não há dúvidas. No entanto, para não fazer ninguém perder tempo alongando-me nessa discussão, na próxima partida, o titular volta. Qualquer coisa diferente disso, certamente, seria caso de internação do treinador.

Acredito que, com as substituições, o time do Fluminense ganharia em opções, pois está muito previsível: contra-ataque com o Wellington e bola aérea; bola aérea e contra-ataque com o Nem. Se o Fred não marca, as coisas ficam complicadas.

Mauro Jácome

Panorama Tricolor/FluNews

Revisão: Rosa Jácome

Visite também: http://www.sempreflu.com

Crédito da imagem: Alerj

13 Comments

  1. Entendo seu ponto de vista sobre TN7 não ter vindo ao mundo para ser marcador. Mas é fato que no futebol atual é preciso marcar sempre… ao máximo… para retomar a posse de bola. Do ponto de vista do boleiro acho que ele deve estar com essa intenção – sacar uma bola e meter um passe de longa distância. No mais, o teu Flu vai bem acima da média.

    1. Camarada Átila, obrigado pela canja. Concordo que todos devem marcar. Uns mais, outros menos. O problema é que o TN só está marcando. Não está jogando e o Abel, para justificá-lo, fica focando só na marcação. Ora, se ele estivesse fazendo o outro papel que lhe cabe, tudo bem, mas não está. Por outro lado, o Wagner vinha numa crescente e saiu para o TN entrar. Acho que o TN, em teoria, é titularíssimo, mas não nesse momento. O Wagner está em melhor momento e muito mais produtivo para o time.

  2. Olha aí o Átila! Eu sabia que esse torcedor do América de Natal tem espírito tricolor!

    Quem diria que eu fosse te encontrar aqui… Leia a minha coluna também!

    Abração!

  3. Maurão, de uma coisa eu sei: Edinho tem dado vexame. Troca. É até bom pra ele treinar mais e ver que as coisas não são assim. Tem que ralar pela vaga de titular.
    PS: até agora puto da vida com a anulação do GOL legítimo de Fredgol. Com o FLU SEMPRE é assim, jogar contra os adversários e árbitros que fazem de tudo para parar o FLU.

  4. Realmente prezado Mauro !
    Tem que internar o Abel se ele voltar com Edinho !
    Anderson é um bom reserva !
    TN7 deve mesmo revezar com Wagner ! Está sem ritmo ! É craque !
    Saudações Tricolores !

      1. Também concordo em manter o Digão no elenco e colocá-lo para jogar. Gosto mais dele jogando do que o Edinho (claro que cada um em sa posição).

        PS: Maurão, como é difícil esperar 1 semana inteira sem jogo do FLUZÃO!!!!
        PS2: Sábadão vou pra Curitiba ver o jogo lá.

  5. JACOME,CURTI SEU COMENTARIO.O TIME REALMENTE PRECISA DE ALGUNS AJUSTES.O PRINCIPAL JA ACONTECEU A MUNDANÇA DE POSTURA DENTRO DE CAMPO.CONFESSSO QUE ME TIROU DO SERIO TODO AQUELE ESQUEMA RETRANQUEIRO E COVARDE!!..
    DIANTE DO LIDER DO CAMPEONATO VEZ PREVALECER O FLU GUERREIRO,LUTANDO DO INCIO AO FIM E SUBSTITUINDO NA HORA CERTA,TORNANDO O TIME MAIS OFENSIVO SEM TER TOMADO GOL..RESUMINDO:QUANDO ABEL NAO ATRAPALHA O TIME JOGA E JGA BEM..NAO FAÇO CAMPANHA POR MUDANÇA DE TECNICO ,TEMOS Q COBRAR + DELE….

    1. Apesar das críticas, mudar de técnico na altura do campeonato é se despedir de qualquer chance no campeonato. Inclusive, da Libertadores. Mas acho que o Abel precisa trabalhar melhor o esquema. Treinar a posse de bola. É bate-e-volta o tempo todo.

  6. Concordo com você , TN 7 ainda não disse a que veio, e o Edinho só mesmo o Abel para ter admiração por este jogador….
    Enfim esperamos que o Valencia se recupere para poder entrar na briga por uma posição.
    Grande Abraço.

Comments are closed.