Ousadia x desinteresse (por Luis Brito)

A falta de ousadia do treinador ou a falta de interesse de jogadores?

Venho percebendo nas arquibancadas, praças públicas, roda de amigos, conversas em botecos, papos paralelos de tricolores, que a culpa do Fluminense não estar convencendo ou ganhando por placares mais elásticos adversários que talvez sejam “fáceis”, por falta de ousadia do treinador tricolor. Será que a culpa e responsabilidade é total do Abel? Farei uma pergunta e gostaria de obter respostas: qual foi o último jogo que o Thiago Neves e Bruno fizeram com qualidade de resolver uma partida, ou acrescentar algo dentro da equipe?

Lembro-me de um episódio que foi bastante repercutido. Na ocasião, o médico Michael Simoni foi envolvido com a confusão que gerou ao liberar Fred para os jogos. O jogador alegou falta de responsabilidade de Simoni ao liberá-lo sem estar 100% fisicamente; o treinador na época, digo novamente, treinador e não médico, não percebeu que o matador não estava curado – na necessidade, o técnico o colocava para jogar e o mesmo não correspondia e sofria pressão por parte da torcida. Chegou ao ponto de Fred pedir para não ser relacionado e assim criar uma crise no DM das Laranjeiras, alegando que não estava apto para as partidas.

Esse ano o clube parece enfrentar as mesmas dificuldades do passado, pois o camisa sete tricolor não vem correspondendo dentro de campo e taticamente não evolui o que Abel espera. Claramente a tática do Abel é correta, pois ele quer explorar a velocidade dos flancos tricolores e, assim, sobrecarregar as bolas no pé de Fred. Correta? Lógico, o Fluminense possui jogadores de excelência na velocidade, como W.Nem pela habilidade e facilidade de avançar, Jean com fácil domínio de meio campo, Carlinhos – que, quando quer jogar como o fez contra o Botafogo, joga muita bola. O treinador tricolor não é bobo, conhece o estilo agressivo de velocidade e habilidade de TN7. Sendo liberado pelo DM, o jogador está clinicamente curado e pronto para as partidas; logo, o jogador pode chegar ao treinador e dizer, “Não estou com confiança para chutar, armar, avançar”; sendo assim, Abel o sacaria e colocaria outro jogador ou mudaria o seu esquema de jogo, para talvez adaptar ao estilo de Wagner, já que Deco se adapta bem em qualquer situação, pois é craque. Se o jogador está liberado pelo departamento médico e o próprio não se pronuncia para o técnico, o problema então é o esquema? Talvez, mas vejamos, em que jogo do ano o TN7 repetiu as atuações que vinha tendo com a camisa dos favelados?  Nenhuma no ano, exceto na final no primeiro jogo contra o Botafogo, onde TODOS jogaram bem.

Enfim, torcedores, tenhamos mais paciência e olhemos para o mercado, pois é mais fácil subir algum garoto de Xerém a contratar um treinador capacitado para esse ano, ou vocês querem Renato Gaúcho de volta? Pensem bem, antes de criticar o Abel.

Luis Fernando Brito

Siga no Twitter @datluis
Facebook: Luis Brito

6 Comments

  1. Eu até ia fazer um comentário do post desse cara aí, mas a forma como ele se referiu a certo time me impede….rsrsrsr. Não torço para o Fluminense, mas estive na torcida de vocês no FlaxFlu, o jogo podia ter sido bem melhor se o Abel não tivesse retrancado o time desde o início a unica um dos oucos lances do Flu foi o gol do Fred, e a vitória só foi possível porque meu time está muito fraco. O Flu poderia ter goleado naquele jogo, poderia ter sido um jogo de 4×4, poderia ter sido um jogão, mas o Abel deixou a desejar, retrancando o time todo!!!

    Abraços Amigão..

    Thiago Moura

    PS: não volto mais aqui pela falta de respeito do meu amigo Luis…..to zoa brother muito bom o post está muito bom, mas como admirador do futebol acho que o Abel está dando uma de Joel.

  2. Finalmente eu achei um cara que pense a mesma coisa q eu !!!!!!!
    Alguém sensato e que pensa não apenas no presente.

    Bom post !!

    Também acho que o esquema do Abel é o certo. E realmente as pressões que levamos apos marcar o gol são desnecessárias…….mas não por culpa do Abel.

    Mas acho também que o jogador precisa de ritmo de jogo. Entram também questões de relacionamento com o grupo. Observar o dia-a-dia do grupo, quem ta se empenhando, quem ta arrebentando nos treinos. Coisas que sinceramente….nós….torcedores não estamos la para saber.

    Então eu fico muito puto quando alguns “falam” pra caramba…..pedem cabeça do técnico como se isso fosse realmente resolver.

    Acho que nosso time é muito bom. Muito bom mesmo. Mas tem uma galera achando que é o Barcelona……e não é mesmo !!! Tenho muita paciência com o Bruno…..pode ser que ele venha a ser um grande lateral. Mas….sentimos muita falta do Mariano e suas bolas cruzadas da linha de fundo…..ou jogadas diagonais em velocidade. Mariano que por sinal começou ainda pior que o Bruno. Lembro de todos crucificando o Mariano….pedindo até a morte do cara. E vejam só….hoje é o jogador que mais faz falta ao elenco.

    Enfim….temos de ter um pouco de calma pq esse time quando tiver certinho……vai voar em campo.

    1. Leo Baeh,
      concordo em muita coisa que você falou.
      Mariano faz muita falta realmente. Eu o chamava de Cristiano Mariano e tudo na época, pelos cortes que você mesmo comentou para o meio. rs
      Acho e penso igual a você, talvez o Bruno cresça de produtividade, espero que seja logo.
      Ainda penso também que o Abel, poderia colocar o Wallace para fazer mais jogos. Tem um ótimo potencial. Só precisar cometer menos faltas e levar menos cartões.
      Sobre o dia a dia é difícil falar mesmo, mas o TN merece um banco, torço muito para que o Flu contrate o Sobis, pois assim ele entraria na vaga do TN. Esta merecendo um banco… para pensar um pouco!

Comments are closed.