Ou paga a premiação ou… (Marcus Vinicius Caldeira)

Final de 2012, Fluminense tetra campeão brasileiro com toda a justiça! Festa tricolor por todo o Brasil! Um time que perdeu muito pouco. Havia perdido apenas dois jogos em trinta e três até a vitória sobre o Palmeiras que deu o título! Um time que mostrou raça, dedicação, técnica e decisão em todos os momentos e que nos encheu e nos enche de orgulho.

Uma premiação foi prometida a este grupo antes da conquista.

Chega 2013, e contratações pontuais foram feitas. Cirúrgicas! Não precisávamos contratar meio time, afinal o elenco multicampeão havia sido mantido. Prenúncio de que o novo ano começaria muito bem sem sustos como os anteriores.

Céu de brigadeiro, pensamos todos nós! Lêdo engano! O Fluminense de 2013 é um arremedo de 2012 e o mais estranho é o fato de ser o mesmo elenco. O time titular é o mesmo! E pasmem, este ano o time só fez uma partida de nos encher de orgulho: a contra o Huachipato no Chile.

É verdade que jogou bem contra o Vasco e contra o Huachipato, embora os resultados não tenham vindo. Injustiças do futebol! Mas, fora esses três jogos, o Fluminense de 2013 tem sido terrível.

Em fevereiro, Peter vai ao vestiário, muito contrariado, informar que não poderia pagar a premiação prometida por conta da penhora, mas que pagaria no final do mês.

Como este elenco é comprovadamente bom, atribuí no começo a uma tentiva de mudança de esquema que de fato houve. Então, contra o Huachipato o Abel volta para o 4-2-3-1 campeão e o time jogou muito bem. Pensei cá com os meus botões: “Agora vai, deu liga”! Jogamos bem contra o Vasco e o Huachipato de novo. Mas, depois voltamos a apatia de 2013 já na Taça Rio.

Sexta-feira, Jackson Vasconcelos (vice de finanças) informa que não tem previsão de quando irá pagar a premiação aos campeões.

Após vencer a “duras penas” o Audax na estreia da Taça Rio, o Fluminense entrou ontem para enfrentar o horroroso Duque de Caxias. Sobre o jogo em si, deixo pros meus colegas de Panorama a análise, até porque qualquer análise técnica e tática minha cai por terra a partir do momento que estou convicto que os jogadores não quiseram ganhar o jogo.

Isso mesmo! Se este grupo quisesse, teria ganho o jogo, e de lavada. Chegamos quatro vezes cara a cara com o gol. Em apenas uma delas, a bola foi em direção ao gol. Nas outras ou foram chutadas para fora – como no lance do Diguinho – ou não chutadas, como no caso do Nem que preferiu perder o gol simulando o penâlti, Isso sem falar a falta de gana para vencer o jogo!

Com isso tudo estou convicto: este grupo está fazendo corpo mole para chantagear pelo pagamento da premiação ou porque tá chateado com a situação! Já haviam cobrado esta premiação no começo do ano, nas internas do clube. Não deu certo! Estão tentando de outra forma. Inacreditável, pois este grupo, focado, querendo, e jogando no limite é pra levar este Carioquinha “nas coxas”.

Periga estarmos dando o campeonato de bandeja pro Botafogo, único clube no Rio que pode fazer frente ao tetra campeão brasileiro. Tenho provas disso? Não! Mas, estou convencido.

Não quero fazer juízo de valor. Pra mim, ambos estão errados se for isso mesmo: diretoria e jogadores. Diretoria porque se prometeu tem que cumprir e não, ficar enrolando. Jogadores, porque a torcida não tem nada com isso. Reconheço competência em ambos os lados que estão me dando muitas alegrias. Jogadores conquistando títulos e diretoria organizando o clube administrativamente e financeiramente. Além disso, todo ser humano comete deslizes na vida. Este grupo tem muito crédito, porém pode estar cometendo o seu deslize. Faz parte!

Mas, não admito perdermos um campeonato fácil por problemas fora do campo.

Portanto, presidente, pague logo aos caras e passemos uma borracha nisso tudo. Ai, é bola pra frente!

Caso contrário…

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

23 Comments

  1. É uma teoria, mas com o salário (pago em dia) que esses caras ganham, fazer corpo mole por causa do prêmio não faria muito sentido em condições normais.

    Que está faltando garra é nítido, mas pode ser por causa desse Carioca que não motiva ninguem; e o problema é que esses jogos deviam servir para dar liga, como consequencia o time entra nos jogos da Libertadores sem o preparo e o ritmo de jogo que deveriam ter se estivessem disputando tudo à vera.

    Precisamos de uma chacoalhada e espero que NÃO seja preciso trocar de técnico para isso acontecer. O Abel tem crédito mas se continuar assim cai na conta dele.

    Em tempo: Desisto do Rhayner! Em pleno 2013 é um jogador dos anos 90 jogando pelo Flu.
    Se esforça mas não joga nada, tecnicamente é um bonde!

  2. Você tocou num ponto que não havia pensado: fatores extra campo. Só pode ser isso mesmo, pois o time e o técnico são os mesmos. O Abel parece não estar tendo mais comando sobre o time, que parece estar com a cabeça fora do campo. O que era um time virou um amontoado sem foco e objetivo. Muito triste depois do que conseguimos no ano passado. Vamos guardar os passaportes e cancelar a viagem para o Marrocos. Infelizmente este ano parece estar comprometido. Oxalá eu esteja errado.

  3. Caro Caldeira,

    Também acredito que algo de estranho realmente está acontecendo com o grupo. Em minha opinião, este grupo parece ter sido acometido de uma tremenda SOBERBA, achando que pode vencer seus jogos a qualquer momento e quando bem entender.

    Só que nossa realidade não é esta.

    Creio que foi um “vírus” que infectou o time, após vencer o Brasileirão 2012 com os pés nas costas, em que pese as muitas partidas chatas que fizemos. Porém, o time era senhor de si, vencia quase sempre, tinha completa autoridade e superioridade sobre os demais concorrentes, peças que entravam e saíam e o rendimento não mudava nada.

    Fomos campeões com quatro rodadas de antecedência. Legal. Mas, para 2013, ficou aquela sensação de superioridade, de SOBERBA. Em 2013, ficamos tocando bolinha de forma improdutiva, achando que venceremos quando quisermos. Não tem acontecido. E isto tem complicado o planejado.

    Quanto a suposta premiação que ainda não foi paga e poderia ser o motivo de “corpo mole” do time, a fim de forçar seu pagamento, não posso crer.

    Em sua maioria, nossos atletas ganham remunerações muito grandes, mesmo os mais jovens e, isto (prêmio) não poderia leva-los a este tipo de atitude. Inaceitável.

    Caso se confirme esta possibilidade, em minha opinião, deveriam ser sumariamente demitidos os líderes deste movimento, pois, com os polpudos salários que ganham religiosamente em dia é ridícula esta atitude.

    Um prêmio por título é um plus. Se existe a dívida, deverá ser paga. Palavra é palavra. Mas, tirar o pé do acelerador por causa disto… não tem o menor cabimento.

    ST, Luiz.

    1. De jogador de futebol dos tempos de hoje eu espero tudo. Tu-do!

  4. Caro Marcus Vinicius,

    Acompanho o Panorama, gosto dos cronistas, assisto a todos os programas, mas, com todo respeito, discordo da sua opinião.

    Mas uma vez tentamos achar uma desculpa para algo chamado “deficiência técnica”, muito clara nos jogadores de defesa e volantes (Anderson, Bruno, Edinho e Diguinho), falta de fôlego (Deco), soberba e displicência em outros (Nem e Jean), por exemplo.

    Vc acha mesmo que jogadores que recebem de 300 a 750 mil “Dilmas” por ano vão se arriscar a perder todo o encanto com a torcida por causa de uma premiação? Pior: arriscam perder o Abel, o “Amigão”, pois sabem que essa seqüência horrível pode cair na conta do Abelão.

    Meu caro, se o tal bicho for pago, pela sua teoria, passeremos a jogar bem e, então, vamos ganhar o carioca. Tomara. Acho difícil. O que existe é incompetência: para se treinar um time decentemente, contratar corretamente e buscar algum psicólogo esportivo, que tente retirá-los dessa zona de conforto que se instalou no clube.

    Abs.

    1. Não precisa pedir desculpas por discordar!

      Um elenco não desaprende a jogar bola de uma hora pra outra. Tem fator extra campo e aposto todas as minhas fichas que é isso!

      E cuidado, não disse que passará a jogar bem com o pagamento da premiação, apenas que acabará com essa falta de vontade, esse corpo mole. Jogar bem será consequência.

  5. Não creio que seja este o motivo. Não sei qual seria o valor da premiação. De qualquer forma, como será dividida, não sobrará muito, principalmente em relação aos salários milionários pagos pelo patrocinador. Acredito que o preparo físico é que é muito precário, principalmente depois que vi o jogo de hoje do Botafogo. Correram até o final, coisa que não acontece com o nosso time. Espero uma grande melhora, pois desse jeito é capaz de lutarmos contra o rebaixamento no Brasileiro. Torcendo sempre. Sds Tricolores

  6. Gostaria de saber, por gentileza, por que tive meu comentário excluído?
    ST4!

    1. Marcelo Vivone:

      Fabrício, sua 1a msg foi aprovada por mim, mas realmente não está mais na base.
      Você pode fazer o comentário novamente?

      Obrigado e desculpe o transtorno.

        1. Fabricio, apaguei o post anterior por pro problema técnico e acabei excluindo seu comentário junto. Perdoe-me!

  7. Bando de mercenários fdp!

    FORA BRUNO! FORA EDINHO! FORA THIAGO NEVES!

    #momentocorneta
    hehe

  8. basta uma ordem de pagamento e tudo resolvido. talvez seja hora de vender alguem….

  9. Ontem, soubemos que o Celso Barros ligou para alguns chefes de TO pata tentar pescar o que pode estar contecendo com o grupo. Sintomático, não?

  10. Marcus , acho alem disso , q Abel ja nao fala a mesma linguagem do grupo ! Imagina , imprensa e torcida criticando e implorando por mudancas e nada acontece !E Abel teimando q time joga bem e inaltecendo o time adversario por pior q seja . Analise isso tb ! Abracos

    1. Para Libertadores não pega! Título que dá status! Vão entrar com tudo, como tem entrado! Já no Carioquinha…

  11. Se isso for verdade, mudem a alcunha desse time: de “guerreiros”, para “mercenários”. ST.

    1. Eles tem crédito! Se estão fazendo isso, estão apenas equivocados! Que atirem uma pedra quem nunca fez uma m… na vida!

    2. Eles tem crédito! Todos nós cometemos erros! Atire a primeira pedra quem não fez alguma merda na vida!

Comments are closed.