O retorno tricolor na pandemia do Covid19 (por Eliane Gonçalves)

De acordo com o site do clube, o Fluminense anunciou a criação de um programa de treinamentos virtuais para o grupo de jogadores. O elenco retornará das férias no dia 02 de maio. Os atletas trabalharão em suas casas orientados pela comissão técnica (preparadores físicos, fisiologistas, médicos e demais membros do Departamento de Futebol), que montou um cronograma de atividades.

Os treinos serão retomados de forma virtual, com orientação dos programas de treinamento e as orientações necessárias, permanecendo dessa forma até que as condições de retorno sejam suficientemente seguras e as autoridades governamentais, nos âmbitos nacional e/ou estadual, autorizem o retorno presencial de treinos e jogos com todas as garantias de saúde e jurídicas.

O Fluminense foi bem assertivo da sua decisão de retorno, pois a parada nos treinamentos tem um custo muito alto quanto ao condicionamento físico e, com isso, o time poderá ter um retorno mais positivo que os adversários o retorno do campeonato.

A inatividade pode ter um custo de perda de 30% da capacidade muscular adquirida em um ano de treino, pois para se poupar o corpo percebe que não existe mais o estímulo do treinamento, deixando de manter o que foi conquistado para se poupar ao longo da sua vida.

Ocorre uma perda na força, na flexibilidade, na resistência cardiorrespiratória, na resistência muscular e, além disso, o bom resultado ao treinamento para o desenvolvimento do condicionamento físico tem um tripé: treinamento, descanso e alimentação. Quando um desses três aspectos falha, a resposta não terá o mesmo resultado, demorando um pouco mais para o corpo conquistar o objetivo.

Estamos há quase dois meses em isolamento e consequentemente faz-se necessário o cuidado com o retorno aos exercícios, principalmente quanto à intensidade e o volume de treinamento, pois não se pode retornar da mesma forma que estava quando foi iniciada a quarentena.

O tempo médio para um corpo voltar a entrar no ritmo é de em torno de três semanas e a volta ao treinamento necessita cautela e diminuição da intensidade para não ocorrer riscos de lesão, tais como distensão muscular, principalmente pelo fato dos jogadores estarem praticamente inativos.

A comissão técnica do Fluminense é bastante profissional e com certeza os jogadores retornarão ao campeonato muito próximos da condição física anterior, o que trará uma grande vantagem ao clube.

Meus parabéns à comissão pela grande iniciativa e aguardamos ver o Tricolor com uma excelente condição durante os campeonatos que estão por vir, mesmo perante a situação que estamos vivendo.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#credibilidade

2 Comments

  1. Saudações. Gostaria de parabenizar-lhes pelo trabalho e convidá-los a firmar uma parceria de troca de links com o portal de resultados esportivos FlashScore BR. Caso haja interesse, estamos à disposição para conversar por e-mail. Obrigado pela atenção.
    Ronan
    FlashScore BR

  2. Vocês não pensam em lançar uma campanha para votar na enquete do escudo mais bonito do mundo? O Flu está concorrendo. Se divulgarem no Twitter, a gente passa de 100 mil.

    marca . com/futbol/2020/04/28/5ea69eea22601d99068b461a . html

    Se juntarem todos os blogs tricolores, a gente fica em primeiro lugar.

Comments are closed.