O olho do furacão (por Mauro Jácome)

119 -11122013 - O olho do furacãoA bulha está formada. A notícia da escalação irregular de um jogador da Portuguesa e a possível perda de quatro pontos caíram como uma bomba e pode mexer com a tabela. Lá vamos nós para o olho do furacão novamente. “Ah! Lá vem a CBF beneficiar o Fluminense mais uma vez”. O mantra já começou.

Vamos brincar de supor:

1) A Portuguesa é punida e é rebaixada. O Fluminense continuará com a pecha de virador de mesa;

2) A Portuguesa não é punida. Em 2014, como fazer quando os jogadores entrarem em campo mesmo sendo expulsos no jogo anterior? Os times que escalassem jogadores sem a devida publicação no BID deveriam ser punidos?

Penso o seguinte: qual o sentimento quando se imagina que o Fluminense pode ser beneficiado? Agora, troque as posições de Fluminense e Náutico na tabela. Qual o sentimento agora?

Seja sincero para você mesmo: mudou? Complicado, né?

À beira de uma tragédia

Está mais do que claro que estamos à beira de uma tragédia próxima da que aconteceu no estádio de Heysel, Bruxelas, em 1985, na final da Liga dos Campeões entre Juventus e Liverpool, na qual 39 pessoas morreram.

Enquanto medidas radicais não forem tomadas, a violência continuará causando terror. Em determinados casos o rebaixamento compulsório se faz necessário. Para tal, a CBF pode incluir no regulamento do Campeonato Brasileiro punições gradativas, que iriam de jogos com portões fechados ao rebaixamento compulsório, conforme a gravidade. Óbvio que, sem beneficiar ninguém, os quatro rebaixados por índice técnico também iriam para a série abaixo. No ano seguinte, diminuir-se-ia o número de rebaixados ou aumentar-se-iam os acessos. Enfim, alternativas existem, essa foi só demonstrativa. Basta analisá-las, defini-las e aplicá-las.

Não se pode mais relevar. Punições com perda de mando de campo como acontecem atualmente acabam sendo uma oportunidade para os “punidos” ganharem dinheiro em outras paragens. Está provado que não funciona.

Voltando ao caso de 1985, como a responsabilidade pela tragédia foi da torcida do time inglês e ainda havia outros problemas acontecendo devido aos hooligans, decidiu-se excluir as equipes inglesas das competições europeias por cinco anos. Prejuízo total. Para se ter uma ideia, entre as temporadas de 76-77 e 83-84 os times ingleses faturaram sete dos oito títulos disputados (Liverpool 4, Nottingham Forest 2 e Aston  Villa 1). Depois, um time inglês (Manchester United) conquistou um troféu somente nove anos após o fim da punição. Atualmente, ainda acontecem problemas, mas muito longe daqueles.

Simples, simples, basta querer.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Foto: noticiasbr.com.br

Revisão preliminar: Rosa Jácome

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado.

6 Comments

  1. Ok, ok. Jogamos mal, muito mal. Mas jogando bem ou mal, leis são para serem cumpridas. Todos devem ser punidos se erraram, perdendo pontos. Ainda estamos no ano do campeonato que foi realizado, nada é passado e nada já prescreveu.

  2. o flu pode nao ter pleitiado nada, mas que é muito estranho é, pq mal acabou a rodada e ja tavam falando da escalaçao irregular do jogador da lusa, nao lembro nos ultimos 3, 4 anos de ver alguma coisa do tipo, mas foi so entrar time carioca q ja tentam achar irregularidades.
    agora sobre a briga das torcidas, vo repetir o q disse no começo do ano qdo da confusao com os corinthianos, enquanto os times nao forem punidos severamente isso quer dizer mexendo no $$ , nada vai mudar

  3. Virada de mesa é o Fluminense cair em prol da Portuguesa. Isso é rasgar regulamento.

  4. Torço para que tudo seja resolvido com justiça, se o clube errou, tem pagar, e o Fluminense não tem nada a ver com a incopetência dos outros. Se erramos, foi dentro de campo, jogamos mau, mas isso não justifica o erro dos outros.

  5. Fabricio falou tudo! Não estamos pedindo nada, não foi o Fluminense q abriu essa denúncia!
    Bem colocado também pelo Mauro: Então no próximo campeonato ninguém precisará respeitar regulamento nenhum!! Pobre futebol brasileiro…

  6. O Flu, nada pleiteou. Se o cara está irregular, tem que ser punida á agremiação
    do mesmo.
    Sobreo assunto violência: concordo em tudo com você. Para males extremos, remédios extemos!
    ST

Comments are closed.