O fantasma de Juca… (por Paulo-Roberto Andel)

fantasma

E a Mega-Sena da virada rubro-negra…

Seria engraçado se não fosse trágico. Não, não seria engraçado. Não tem como ser.

Do alto de sua arrogância atlântica (sem mar), o fantasma de Juca Kfouri (este, falecido em 2013) avisou a seus súditos em seu também falecido blog que pediu uma entrevista a Papai Noel e está esperando a resposta.

http://blogdojuca.uol.com.br/2014/01/a-trama-luso-rubro-negra/

O motivo? A “teoria da conspiração” que pauteiros tricolores têm formulado a respeito da mais incrível coincidência da história do futebol brasileiro: Gávea-Canindé. Ou Flamenguesa. Ou “eu fiz sem querer e você sem querer… querendo” no melhor estilo Chaves – como se sabe, “sem querer querendo” é ficção.

Que o fantasma de Juca Kfouri não respeita a inteligência alheia é fato consagrado há tempos. Mas parece que agora abusou do deboche e caiu em lençóis ridículos.

Pensando bem, não é de hoje.

http://download.sgr.globo.com/sgr-mp3/cbn/2013/noticias/jkfouri4_130620.mp3 – falando sobre a suspensão da Copa das Confederações 2013 (Brasil campeão em cima da Espanha).

Se o Inter não se classificar hoje, eu me chamarei Juca Witte Fibe.” – Antes de o Internacional ser desclassificado pelo Olímpia na Libertadores de 1989.

http://esportes.opovo.com.br/app/esportes/futebol/2012/08/28/noticiaesportes,2420956/romario-dispara-mais-uma-vez-e-responde-a-juca-kfouri-sobre-questionamento-de-seus-mil-gols.shtml

Adesista de primeira hora da MSI de Kia? Combatente dos heróis do tri à beira da miséria porque iam receber “dinheiro público”?

ATENÇÃO FLU JUCA KFOURI

Heverton não fala mais nada. O advogado Sestario, antes tão criticado, zarpou para a Suíça e dele não se teve notícia. Toda a grande imprensa do Rio noticiou à véspera a suspensão de André Santos. Toda a grande imprensa do Rio omitiu o problema de André Santos ter jogado: nenhuma informação nos jornais de domingo. A Portuguesa, que tem só 94 anos e começou agora, cometeu um erro que nenhum time de várzea se permite. E, por força do destino, somente a Portuguesa poderia salvar o Flamengo da enrascada da véspera. Também por força do destino, num fato inédito em caráter nacional e estrangeiro, surgiu o consórcio Flamenguesa na 38ª rodada do Brasileirão 2013. Ou a verdadeira Mega-Sena da virada rubro-negra. Este parágrafo é um verdadeiro curso de introdução ao cálculo de probabilidades com sofisticação.

Das poucas frases do fantasma de Juca na postagem de seu falecido blog, uma chama a atenção: “De uns dias para cá impressiona o número de pauteiros que, em três cores e ao vivo, desafiam a imprensa a investigar os bastidores do “caso Héverton”.

Quando a cor predominante da imprensa esportiva não era marrom, investigar era o oxigênio dos jornalistas – ao menos os bons.

Apurar. Buscar os contraditórios.

Cito meu camarada de PANORAMA Rodrigo César O Rods: “O cara acha que é o quê? O Batman? A imprensa é a Liga da Justiça?”

Sites e blogs tricolores não desafiaram a imprensa. Na verdade, constrangeram-na quando denunciaram esse incrível “rol de coincidências” e nenhum dos jornalistas dos grandes veículos sequer cogitou tocar no assunto por este ser considerado “absurdo”. Mas sem investigar? Houve contestação geral e grita na réplica porque há vários indícios de manipulação da verdade, a começar pela plena ocultação jornalística da irregularidade de André Santos, no dia seguinte a Flamengo x Cruzeiro.

Absurdo mesmo é o fantasma de Juca e sua camarilha quererem convencer milhões de pessoas de que foi tudo coincidência e trapalhada, o que seria impensável até mesmo num roteiro de Didi Mocó com o saudoso Tião Macalé. Fossem alunos do velho professor Serra Costa no Instituto de Matemática da UERJ e defendessem tal tese da coincidência numa prova dos anos 80 ou 90, o risco de um grosseiro zero seria total.

Ao optar pelo deboche em vez do debate sério sobre o contraditório, o fantasma de Juca mostra que o mundo do além está precisando de sérias noções de ética no ofício jornalístico, assim como na vida terrena onde ele esteve presente e deixou débitos a perder de vista quanto ao tema.

Na modestíssima parte que nos toca como escritores no PANORAMA em todo esse processo, um de nossos articulistas que fez um brilhante texto a respeito do imbróglio – Zeh Augusto Catalano – não é um pauteiro tricolor, mas um cronista vascaíno. No caso Flameguesa em seu âmago, Zeh não tem a menor possibilidade de vantagem para seu time de coração. E nem precisava: bastou usar a ética e o talento de sempre, cujo raciocínio despertou a reflexão de milhares de pessoas. Outros espaços como Diário Tricolor, Falando de Fluminense, Aqipossa, O Tricolor e o excelente blog de Gustavo Albuquerque no Globo Esporte (FluPress), ofereceram a mesma visão.

Foi tudo coincidência?

Ou todos imediatamente se identificaram com o óbvio em vez do realismo fantástico?

Jogar um dado seis vezes para o alto, seis vezes ele aterrissa com a face seis para cima. Diria meu amigo Bruno: “É muita vontade de acreditar”.

Engomadinhos assépticos garantem que o fantasma de Juca Kfouri está impoluto, acima do bem e do mal, senhor de todas as razões. Um verdadeiro craque do outro mundo.

Assim sendo, humildemente este cronista pergunta: qual será sua próxima grande jogada?

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

Imagem: google

convite pagar oficial

11 Comments

  1. Juca Krombo, Antero Greco, Mauro Cezar, Fabio Sormani, Renato Zandonaide , Marcio Guedes…são a nata do COCÔ na imprensa.Podem esperar porque após isso tudo , convido amigos para entrarmos com ações contra essa ETE – Estação de Tratamento de ESGOTO – da Imprensa.

    1. Grande Mauro Aqip..
      ….”porrada”, “porrada”, “porrada”, nos jabas que não fazem nada, “porrada”, “porrada”…

      ST

  2. Absolutamente fantástico!

    Juca Kfouri morreu! Só falta enterrar! Será que ele esteve vivo um dia?

  3. CBF faz denúncia a Conmebol e indica que ações na justiça comum tem intervenção da Diretoria do clube rubro negro.

    FIFA também já está ciente e estuda o caso, CBF reinvindica punição ao Flamengo e exclusão da Libertadores, pois advogado é ligado ao Clube e já defendeu o clube em diversas ocasiões, o que identifica, como parte do Flamengo.

  4. Sensacional! O esculacho é tão bem aplicado que o artigo tange o requinte do humor.

    ST

    Savioli

  5. Torcida Tricolor !
    Achei ótima ideia do amigo acima: Vamos levar cartazes, faixas e outros acessórios de protesto. Usando o bom humor para que talvez a TV mostre.
    ST

  6. Huahuahua…excelente!

    Eu pensei em chamar essa figura de prostituta, mas estaria ofendendo gravemente as operárias de uma das mais antigas profissões do mundo.
    Então na falta de um adjetivo melhor esse cara é um grandessíssimo de um Mauro Cezar.

    1. KKKKKKKKKKKKKKKKK,
      valeu Antonio, esse babaquara é uma piada, mas pelo visto, já era (com trocadilho)!

      “Sem uma limpeza geral um novo escândalo será apenas questão de tempo.”

      hehehehehe, aí seu Ki-furo, Vai Tomá no Centro do Meio do Olho do seu…

      ST

Comments are closed.