O Facebook do Fluminense (por Paulo-Roberto Andel)

No dia de ontem, terça-feira, 07/10/14, enviei duas correspondências à Ouvidoria do Fluminense.

A primeira delas é de caráter pessoal e entendo que ainda não deve ser compartilhada, exceto se o problema pendente ultrapassar as barreiras do intolerável (trata da aquisição de ingressos on  line).

A segunda tem a ver com um patrimônio de todos os tricolores, sócios ou não, que é a página do Fluminense na rede social Facebook.

Na condição de torcedor, sócio e escritor vinculado às coisas do clube, entendi que seria justa uma manifestação em relação a vários problemas da página, ora verificados por mim mesmo, ora relatados por diversos torcedores de diversos lugares. Tenho estudado o tema há algumas semanas, na verdade meses.

Esta não é uma questão de natureza política e nem deve ser utilizada para tal, assim entendo. Trata-se de algo que tem a ver com a nossa unidade como tricolores. Todos devem participar, pouco importando se são organizados ou livres, sócios ou não sócios, situacionistas ou opositores, todos. O que não cabe é omissão.

Massacrado há décadas por parte da imprensa esportiva do país, o Fluminense já deveria utilizar seu Facebook para a defesa do time, do clube, da torcida e da instituição. Fazer uma comunicação mais intensa. Cativar e fidelizar seus torcedores de norte a sul do país. Divulgar sua marca, seus produtos e serviços, trazer o torcedor para perto, apostar na interatividade e muitas outras coisas que podem ser sugeridas e realizadas. Não é preciso de nenhum grande aporte de caixa para tais procedimentos; na maioria dos casos, a boa vontade de quem é pago para isso já basta.

Assim sendo, segue abaixo cópia da correspondência enviada.

Rio de Janeiro, 07 de outubro de 2014

À

Ouvidoria do Fluminense Football Club

NESTA
Boa tarde, senhor(a) Ouvidor(a).

Sou sócio 000028FUT e venho relatar problemas frequentes que atento como frequentador da página oficial do Fluminense na rede social Facebook, hoje com 1.053.882 seguidores segundo dados das 16:27h.

São críticas construtivas ao modelo atual, tendo em vista que esta página é um dos nossos maiores cartões de visitas para torcedores do clube e do mundo inteiro.

Assim sendo, na condição de sócio e também de formador de opinião, na condição de editor do site Panorama Tricolor, considero fundamentais as reflexões sobre os itens abaixo:

1 – Falta de pegada tricolor:

É preciso cativar e fidelizar o torcedor com assuntos que vinculem-no permanentemente ao time e ao clube. Não adianta ter mais de 1 milhão de likes se as pessoas não voltam porque a página não empolga. Futebol é paixão.  A página de um clube não pode ser tratada com a frieza de uma empresa comum;

2 – Pouca atualização:

Um clube como o Fluminense precisa alimentar sua página permanentemente, e não ao sabor do vento em tom blasé;

3 – Posts irrelevantes:

Ao mesmo tempo em que qualidade não é quantidade, o que adianta postar sobre o Zezinho da esquina ou deixar como única postagem diária a divulgação de um jogo do campeonato brasileiro? Todos os veículos esportivos da internet já fizeram isso. Senhores, é preciso bem mais;

4 – Ausência de defesa institucional:

Desde dezembro de 2013, o Fluminense é o clube mais achincalhado do futebol brasileiro, lutando contra uma imprensa esportiva venal e maléfica. A página do Fluminense deveria servir para ampla defesa do nosso clube; no entanto, o que se encontra lá? Nada… O que não falta ao clube em sua torcida são artistas, intelectuais, celebridades, grandes oradores, pessoas que, com simples vídeos de celular, atenderiam essa questão com enorme velocidade. Basta ter boa vontade;

5 – Pouca divulgação de produtos ou serviços do clube:

Parece incrível, mas mesmo mergulhado num difícil momento econômico, o Fluminense não utiliza o potencial de mais de um milhão de seguidores para demonstrar o que pode oferecer e vender. É como se você tivesse uma estação de rádio FM ou de televisão desligada e colocasse programação a cada quinze dias. Basta navegar na página para confirmar isso;

6 – Sem moderação em comentários ofensivos ao Fluminense.

Não é necessário que todos os funcionários do clube sejam tricolores (embora fosse desejável). Bastaria que exercessem seus trabalhos com ética e dignidade. Mas parece que a página do FB do Fluminense é administrada por um membro de torcida organizada rival com o propósito de ridicularizá-la. Diariamente, torcedores de outros times postam agressões, palavrões, imagens ofensivas e tudo fica dentro da máxima tranquilidade… a página do Fluminense é para os TRICOLORES e eles devem ser RESPEITADOS nela. Este item constitui um absurdo por si só e precisa não de reflexão, mas de ações imediatas. Já não basta a imprensa esportiva do país inteiro nos achincalhar regularmente e isso também acontecer em nossa própria página? Faça-me o favor…

OBS: encontro-me à disposição para contato nos e-mails &&&&&&&, telefones (21) xyzt, twitter @pauloandel ou ainda pelo site www.panoramatricolor.com, que dirijo.

Obrigado pela atenção e na expectativa sincera de retorno,

Atenciosamente,

OBS: em respeito aos leitores do PANORAMA, os palavrões não foram publicados. Abaixo, apenas alguns sinais da falta de zelo no controle dos comentários realizados na página nos últimos dias.

FB FLU 1

FB FLU 2

FB FLU 3

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

Imagem: pra

 

2 Comments

  1. Fora, na página oficial (SITE), não falar da programação dos esportes olimpicos e não olimpicos como o futsal.

Comments are closed.