O culpado é o Luxemburgo? (por Marcelo Vivone)

culpado

Semana decisiva para o Fluminense. Se perdermos o jogo domingo, provavelmente estaremos no Z4 ao final da rodada.

Portanto, mais do que nunca, o que o time precisava nessa semana era de tranquilidade e treinamentos. Na questão treinamentos, a impressão é de o time é pouco exigido. Talvez esse seja um dos motivos de tantos erros crassos perpetrados por quase todos os jogadores do elenco. Se há uma boa explicação para treinar pouco, e provavelmente existe, já que dois técnicos reconhecidos no cenário nacional mantiveram o mesmo padrão em relação aos treinamentos, ela é desconhecida do público e a impressão de quem só acompanha, semana após semana, a grade de treinamentos que é divulgada é que a carga é baixa.

No quesito tranquilidade, foi feito todo o possível para que ela não existisse. É inconcebível que um clube profissional viva o circo de horrores que foi visto desde a segunda-feira. Todos os detalhes já foram muito bem descritos pelos companheiros de Panorama e, por isso, vou me abster de repeti-los. Vou ficar apenas na análise do principal alvo da semana e nas consequências do que foi ouvido.

Luxemburgo é o único culpado pelo cenário de caos que vivemos? Claro que não. Tem culpa? Alguma, mas muito pequena em relação a todos os personagens que frequentaram o picadeiro da semana. Não foi nosso técnico atual quem garantiu desde a pré-temporada que o elenco era forte, que tínhamos zaga para seis anos, que vendeu jogadores importantes ao longo do ano. Então por que execrá-lo de tal forma? Por que praticamente entregá-lo aos leões?

O erro de Luxemburgo tem sido somente manter a mesma base do sistema defensivo do time. É impossível de que os meninos que estão no banco de Gum, Leandro Eusébio e Anderson não sejam melhores do que eles. Se não são, por que subiram para o profissional? O que ainda fazem nas Laranjeiras? Garoto que é promovido ao profissional está sempre aguardando uma oportunidade de chegar ao time titular. E quantas oportunidades já deveriam lhes ter sido dadas ao longo do ano? Será que alguém nas Laranjeiras ainda acha que essa zaga vai melhorar e deixar de bater cabeça?

Mas talvez Luxemburgo não tenha a segurança necessária no futebol dos garotos para promover tais mudanças.

Fora essa questão, eu não vejo o que outro treinador faria de melhor do que tem sido feito. A verdade é que o elenco é muito fraco. Não só o grupo, mas o time titular também é muito ruim. Não há mágica em futebol. Time bom ganha jogo, time ruim perde. É o que está acontecendo.

Há boatos de que Vanderlei já perdeu o grupo. Que os mais velhos não o respeitam e que ele não respeita os mais novos. Não sei se é verdade ou não. Tive informações de que esses problemas não existem. Mas, em se tratando de Luxemburgo, é bem possível que esse boato seja verídico.

O consenso é que, em caso de novo fracasso no domingo, Vanderlei não iniciará a próxima semana à frente do grupo. E essa certeza de antemão é boa? Claro que não. Mais uma consequência dessa semana que deveria ser apagada (ou pra sempre lembrada, para não ser repetida) da história do clube.

O que esperar do Luxemburgo e de seus comandados depois dos eventos recentes? Qual autoridade restou ao nosso técnico sobre os seus comandados? Como estará o clima no vestiário nos minutos antes do jogo?

Essa semana pode ser considerada a cereja no bolo da falta de planejamento com que o ano foi conduzido. Se analisarmos tudo o que foi feito até aqui, veremos uma sequência de ações para levar um time à 2ª divisão. E, no nosso caso, não é qualquer time ou clube. É simplesmente o atual campeão brasileiro. Haja criatividade e competência.

Agora resta a nós torcedores continuarmos apoiando. A bomba sempre estoura em nossas mãos. Mas devemos sim continuar a luta pela permanência na 1ª divisão. Talvez hoje sejamos a nossa própria única salvação e sabemos que os maiores prejudicados em caso de rebaixamento seremos nós mesmos. Jogadores, treinadores e o senhor Rodrigo Caetano, em caso de descenso, irão fazer um contrato com um novo clube e começar vida nova. Nós não. Nós choraremos durante dias ou semanas e voltaremos ao estádio para ver a nossa camisa em campo.

Rápidas

• Pra completar a semana de lixo que vivemos, chega e-mail do Fluminense informando que não houve acordo com o clube rival e que o sócio não tem direito ao ingresso. Que semana! Que ano!

• Jogadores lesionados e suspensos, para mim, deveriam comparecer aos jogos do seu time, tal como é feito na Europa. E mais: nessa situação crítica que estamos vivendo, não seria fundamental a presença de Fred no estádio e, principalmente, no vestiário, antes, no intervalo e no final das partidas? Cadê o capitão?

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: http://www.luzdaserra.com.br/

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

10 Comments

  1. Caro Vivone:

    Desde dezembro de 2012, quando frustradas as tentativas de contratação de Riquelme e R. Gaucho e, por conseguinte, o “grande” reforço da manutenção do elenco, sem qualquer alteração substancial, que alerto para o perigo de um ano desastroso. Infelizmente, aconteceu o que eu temia, e pior: saíram jogadores importantíssimos, sem qualquer reposição à altura. Com isso, ficamos assim: time fraco, técnico impotente, diretoria incompetente, torcida desacreditada. Rezemos.

    ***…

    1. Vivone:

      Andrei, esse ano foi tudo errado. Agora acho que só o apoio da torcida salva o ano.

      Um abraço.

  2. O presidente peter quer outro mandato,pra que?Nunca vi tamanha incompetencia,não reforçou o time e não recebeu o dinheiro das vendas.

    1. Vivone:

      Richard, nesse momento de crise a tendência é que nós torcedores atiremos para tudo que é lado. Mas é preciso ter cuidado.

      O ano de 2013 está sendo realmente lamentável, mas não se esquecer tudo que o Peter tem feito pelo clube por conta disso. Claro que ninguém quer o rebaixamento e, caso ele ocorresse, iria sim para a conta do Peter. Não se pode alegar que ele delegou o futebol ao Celso Barros e eximi-lo de culpa.

      Mas, ele está fazendo todo o possível para tornar o clube viável financeiramente. A grana não ter entrado é por culpa da sacanagem que foi feita contra o Fluminense e ele brigou muito contra isso.

      Da minha parte, mesmo com todos os problemas do ano, aponto a gestão dele como muito satisfatória e quero que ele vença o pleito agora em novembro. Não podemos esquecer o que era o clube depois de 6 anos de Horcades, o mesmo que agora quer voltar usando a figura do Deley.

      Um abraço.

  3. Acho nosso time pior que o vasco, lá em vez em quanto, principalmente como juninho tem um talento. e perdemos 6 pontos para eles.temos um meio de campo fraquíssimo, uma defesa ruim e laterais que não apoiam, vi todos jogos e posso opinar.O abel fechou com esse grupo e levamos ferro do Olimpia, fomos treinar na América, treinar o que? o luxemburgo pegou um pepino enorme, com as vendas de tiago e Nem e a saída do Deco ficamos sem ninguem no meio e o Fred é o ataque.O presidente quer outro…

    1. Vivone:

      Pois é, Richard. Atribuir toda a culpa do momento que vivemos ao Vanderlei não é justo. Ele tem culpa sim, mas outros têm muito mais.

      O mais fácil é sempre culpar o treinador.

      Eu só quero é que o ano acabe com o Flu na 1a.

      Um abraço.

  4. O time marcou UM gol nos últimos SEIS jogos (não conto os dois gols contra, foram dados de presente e a c@g@da que foi o gol contra o Grêmio com desvio na defesa que matou o goleiro) e eu tenho que ler que a culpa é só da defesa.

    Um gol marcado nos últimos seis jogos e a culpa é só da defesa?

    Os erros do Luxemburgo são inúmeros, grosseiros, mas sempre tem um defendendo como se ele tivesse em mãos um time pior que Bahia, Lusa, Vasco, Coritiba e Ponte. Afinal ou estamos atrás ou não os…

    1. Vivone:

      Caro Daniel Dalence,

      Se você leu com atenção a coluna, deve ter percebido que a pergunta é se ele é o ÚNICO culpado.

      Ele tem culpa sim, mas não pode ser creditado ao técnico, seja ele qual for, o fracasso de um elenco fraco como o nosso. Como escrevi, não há mágica na futebol.

      O time foi enfraquecido no meio de campo e ataque durante toda a temporada. Qual o clube no Brasil não se enfraqueceria com as saídas de Deco e Wellington Nem? Perdemos ainda Thiago Neves.

      O caso da defesa é diferente, porque não perdemos ninguém, mas ela já é fraca há tempos.

      E para um time que já está com o emocional abalado, sair sempre atrás do marcador por falhas no sistema defensivo pode ser fatal. Espero que não, que ainda dê tempo de nos salvar e permanecer na 1a divisão.

      A coluna foi voltada para o Luxemburgo porque o cara foi execrado, entregue aos leões durante a semana, como se ele fosse o ÚNICO culpado. Isso ele não é.

      Faria o mesmo tipo de texto fosse o treinador ele quem fosse. Não tenho nada a favor do Luxemburgo. Se minha opinião valesse de algo, ele sequer teria sido contratado.

      O que se fez com ele essa semana ninguém é merecedor. Se ele não serve, deveria ter sido demitido logo após o jogo contra o Vitória, ou antes, se a diretoria achasse necessário. O que não pode acontecer é a sacanagem que foi feita nessa semana. Isso é falta de respeito com o profissional, seja ele quem for.

      Espero ter explicado melhor minha posição.

  5. Essa diretoria só fez besteira este ano!
    Fred? Nem o Felipão consegue falar com ele. Que dirá nossa diretoria?
    Este não é o único ano em que esta bagunça ocorre. Noutras gestões também sofremos isso. Se entregar aos caprichos do CB tem seu preço. ..

    1. Vivone:

      É Rapahel. A coisa tá feia. Só nos resta apoiar o time até que estejamos livres do descenso.

      Um abraço.

Comments are closed.