Novo Maracanã (por Marcus Vinicius Caldeira)

maraca1

Quinta-feira, tive o privilégio de visitar o Novo Maracanã que faz seu primeiro jogo teste hoje.

E confesso uma coisa: fiquei encantado! Foi amor à primeira vista!

Tudo bem que é preciso abstrair toda a roubalheira e o superfaturamento que houve em torno da obra para que possamos curtir o novo estádio. Fazendo isso, podemos dizer que ficou magnífico.

Pouca coisa lembra o velho Maracanã. Talvez o entorno e só! Para começar, pisos, paredes e tetos são totalmente diferentes do velho estádio. Tudo novinho e dando um ar de modernidade ao gigante.

De cara, fui pra rampa de acesso ao gramado. No entorno do gramado que agora fica colado à arquibancada, um gramado sintético. O gramado em si está fininho. Lembrando os jogadores de antigamente, toquei nele… só não fiz o sinal da cruz! O gramado está impecável. Só perebas de toda a ordem terão problemas para passar ou driblar!

maraca2

A primeira grande mudança é a arquibancada e sua disposição em relação ao campo. A arquiba agora vai até o gramado, sem fosso ou grade que separe a torcida dos artistas dos espetáculos. A galera ficará coladinha aos jogadores. Tipo o que assistimos no futebol inglês.

Se os jogadores em campo estarão colados nos torcedores imagine o técnico. O banco é colado literalmente na muretinha da arquibancada! Vão ouvir poucas e boas nossos “treineiros”. O Novo Maracanã será a alegria dos corneteiros.

Outra novidade nas arquibancadas são os bancos retráteis! O que é muito legal, pois a galera que gosta de assistir em pé é só retrair o banco e pronto: tem espaço de sobra. As cores estão bem legais, numa disposição de azul e amarelo que juntando ao verde do gramado e ao branco das linhas formam as cores da bandeira do Brasil.

maraca3

Deu para ver da arquibancada que os camarotes ficaram um luxo só!  Tem no nivel mais superior das arquibancadas e no nível médio.

Outra coisa que impressionou foram os telões, embora eu não os tenha visto ligados. Mas, são quatro telões (de LED segundo me falaram) onde todos terão visão boa a pelo menos um deles. Finalmente, teremos telões decentes em algum estádio do Rio de Janeiro!

Conheci algumas áreas internas do estádio. A zona mista é espetacular. Ampla, luxuosa e moderna. Fui na sala de imprensa que na verdade é um grande anfiteatro com bastante conforto. Os anéis de acesso as arquibancadas são bem amplos e bom para o escoamento. Vi por onde os jogadores sairão do ônibus para os vestários e infelizmente, não vi os vestiários.

Como trabalho com redes de computadores, notei uns armários de telecomunicações no gramado colado a mureta da arquibancada e fui informado que os fotógrafos poderão plugar suas câmeras ali e transmitir as fotos pra Internet direto.

maraca4

Mostraram-me a sala de monitoramento do estádio que é grande e fica no alto das arquibancadas. São mais de 3.000 câmeras no estádio. Um imenso big brother!

Enfim, é isso!

O velho Maracanã ficará apenas em nossas memórias. A modernidade enfim chegou! Que o novo estádio nos traga tantas lembranças boas quanto o antigo trouxe. O Rio de janeiro tem um estádio a altura da cidade grandiosa que é. E o Fluminense, idem, uma vez que participaremos da sua administração.

Tenham certeza que quando nos perguntarem qual o estádio do Fluminense, encheremos a boca de orgulho para falar: “o Maracanã”.

Maraca, é muito bom ter você de volta!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

5 Comments

  1. Saudações Marcus,

    Também acho que vou ficar admirado com esse novo estádio e só.
    Para mim será mais uma arena moderna, arrumadinha, organizada e sem identidade.

    Não sou contra a modernidade, nem mudanças. Mas algumas coisas não podem e não deveriam ser modificadas. O Maraca era uma delas.

  2. Ninguém melhor do q vc para descrever tudo isso de modo q a gente compreendesse. Na semana passada eu voltava de BH e na direção do SDU, o avião sobrevoou o Maraca. E da vista q tive do alto, tb me encantei. Mas vc nos passou uma bela idéia do q encontraremos. De fato, temos q abstrair as roubalheiras da obra e desfrutar dessa maravilha. Parabéns parceiro!!!

  3. Excelente relato, Caldeira!
    Mas com uma coisa não posso concordar: o Maraca é do povo! Nunca será de alguma empresa ou pessoa, nem mesmo de um clube. A privatização dele seria um assalto aos cofres públicos.
    No mais, parabéns pela irretocável descrição da visita!
    SSTT4!!!!

Comments are closed.