NotFlu ou NetFla? (por Marcus Vinicius Caldeira)

taça olimpica andré luiz costa marques

Ontem, o Panorama Tricolor publicou uma entrevista com um dos donos do NetFlu, um dos sites de notícias sobre o Fluminense. Vendo a entrevista, resolvi fazer um contraponto aqui neste espaço e uma crítica mais que necessária. Espero que façam a autocrítica. Não o farão. Mas..

Antes de continuar minhas considerações sobre o “site de notícias” e o fato em si, quero deixar bem claro que tudo o que escrevo aqui não são opiniões do site Panorama Tricolor, que é plural e tem membros que gostam do NetFlu, outros que não gostam e outros para os quais o NetFlu nem fede, nem cheira. Aliás, esse é uma das características do Panorama. Os colunistas escrevem suas posições, sem patrulhamento, sejam de direita, ou de esquerda, sejam apoiadores ou opositores da gestão e o melhor, não recebem nada por isso, aliás, pagam do seu bolso para manter o site. Isso nos mantêm independentes. Amém.

Dito isto, comecei a desconfiar do site de notícias quando da saída do Muricy. Relembrando a questão: Peter assume e logo em seguida demite Alcides Antunes (quem conhece os bastidores do clube sabe o que ele representa). Muricy Ramalho sai, então, alegando falta de estrutura. A imprensa publica que ele disse que viu até ratos no clube. Depois, Muricy vai treinar o Santos de Neymar e Ganso na Copa Libertadores. De cara, o site publicou imagem de um rato no clube e propagou a notícia. Aliás, esse é um “modus operandi” deles. Afirmam (ou afirmavam, nem sei mais) que é clipping e sob essa capa publicam tudo sem averiguar a veracidade da notícia e com preocupação zero em relação à imagem do clube para o qual dizem torcer.  Aquele lema de jornalista: “tudo pelo furo”. Outra coisa que soa mal nos caras é que dizem que fazem clipping, ou diziam que faziam, mas escrevem em cima do texto original da notícia clipada. Clipping, até onde sei, é uma seleção de notícias nos mais diversos órgãos de imprensa sobre determinado assunto, empresa, pessoa ou algo específico. Por exemplo, faço um clipping sobre uma determinada empresa. Pego todas as notícias na íntegra sobre esta empresa e junto tudo em um documento. Na verdade, os caras fazem é um tremendo Frankenstein.

E esse “Frankenstein” que chamam de clipping ainda é mal feito. Às vezes está escrito Fluminense na notícia e vem uma notícia sobre o Flamengo (veja foto, abaixo). Absolutamente ridículo.

netflu

Aliás, a situação piorou. Antes se diziam clipping e publicavam a fonte. Agora nem a fonte publicam mais. Vejam essa entrevista do Renato Chaves que eles assinam como “Da Redação”, mas aparece no Globoesporte.com assinado pelo jornalista. O Futnet publicou a mesma notícia e disse a fonte. “Mas, espera aí, era uma coletiva, tinham vários jornalistas”, você pode dizer. Ué, mas eles não estão proibidos de cobrir o clube internamente? Afinal, de onde veio a notícia? Um pouco mais de transparência seria bem mais interessante.

netflu4

netflu3

netflu5

netflu4

Aliás, nem a ideia é original. Eles copiaram o NetVasco, que sempre foi o maior site não oficial de clube no Brasil.

O absurdo maior é que há muito parece que resolveram usar o site como um ator político. O posicionamento político é expressão de cada um e todos são livres para suas opiniões e pensamentos. Mas deviam separar isso em relação às notícias, ao objeto fim do site. Não conseguem.

O que foi eles pegarem um vídeo produzido por um sócio atuante na oposição, que mostrava mosquitos no clube e publicar no site sem nem dizer a fonte, para que os leitores pudessem fazer juízo de valor? Aliás, a notícia é bizarra por si só. Agora vão caçar baratas, mosquitos e pernilongos no clube e sair publicando por aí? Coisa digna do jornal de quinta categoria. Eles devem pensar que o torcedor tricolor é idiota. Não é. Tanto que em comentários nos posts são espinafrados a torto e a direito.

Depois dessa publicação foram proibidos de cobrir internamente o clube e começaram a ser fazer de vítimas, dizendo que é censura e o escambau. Sob o brado de liberdade de imprensa é que jornais, como “O Globo”, “Estadão”, “Folha de São Paulo”, e revistas, como a Veja, mentem e alteram fatos para benefício específico, normalmente para agradar a quem lhe paga ou para atuar politicamente. Isso, aqui no Brasil, estamos cansados de ver. Ultimamente, então…

A verdade é a seguinte, se querem ser respeitados que se dêem o respeito. Parem de agir como um ator político. Se querem ser um site de notícias, que publiquem noticias, publiquem as fontes, ajam com transparência, parem de filtrar notícias e de fofocas e fuxicos com fins eleitorais.

O Fluminense já não conta com o beneplácito da imprensa e não pode se dar ao luxo de ter um órgão da mídia tricolor defenestrando a instituição a todo o momento.

Que sejam honestos e assumam seus posicionamentos às claras como fazemos, eu, Andel e muitos outros cronistas aqui. Parem de se esconder atrás de um pseudo jornalismo para fazer política. Que pratiquem jornalismo com imparcialidade, isonomia e respeito à instituição, pois sem ela o site seria um nada.

Sou contra a censura, mas também sou contra a hipocrisia.

Zero a zero.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: google

15 Comments

  1. Embora as divergencias politicas voce me representa como tricolor, conselheiro e sócio do Panorama onde as vezes escrevo.

    Bela cronica. Há muito tempo chamo esse site de NotFlu.

    ST

    1. As divergências políticas são nada perante o respeito mútuo e a amizade. Apenas isso. Forte abraço.

  2. Boa tarde Marcus, desculpe ser desrespeitoso com você mas seu texto foi extremamente horrível. Primeiro ao falar do clipping “errado” com a noticia à respeito do Flamengo, você foi tão infeliz quanto julga o Netflu. A noticia referente a contar com o Flamengo em Edson Passos diz repeito sim ao Fluminense onde, atualmente, o Flu tem PODER de oferecer um estadio ao Flamengo.

    Sobre censura, todos tem o direito de fotografar sim e publicar o que quiser, parem com isso de que tudo é politicagem.

    1. O que é mais interessante é a quantidade de elogios que o mesmo NetFlu recebia quando postava notícias contra a gestão Horcades e notícias envolvendo a Flusócio.

      Agora é só paulada.

      Sócio em condições de voto tem que ficar de olho bem vivo em relação as eleições do fim do ano. Como e quem vai fazer a fiscalização das mesmas…

    2. Conheço alguns deles e sei o que estou falando. Fazem politicagen rasteira, além da qualidade duvidosa e hipoxrisia do site.

  3. Duas dúvidas me assolam:

    1 – Se o NetFlu atuasse como “player político” a favor dos atuais gestores, estaria sendo execrado dessa forma?

    2 – O que se ganha com um texto cujo único propósito é desqualificar um site que, a despeito de qualquer desavença “política”, é feito de e para tricolores? Uma iniciativa cujo único objetivo, cuja única força motriz é, essencialmente, o Fluminense que todos – teoricamente – amamos?

    1. Não se pode ceiticar só por ser tricolores? É isso mesmo?

      O se não existe, meu caro. O que exizte é o fato.

  4. Apenas aplausos para este post. Foi deprimente ver a entrevista de um dos fundadores do ‘portal’ aqui mesmo no panorama com uma enorme cara de coitado e injustiçado… Falou tudo o que penso e mais um pouco. Como sempre, não existem santos na história… Clap clap clap…

    1. Agora vão fficat posando de viítimas com essa historia de censura e levando muita gente boa nesse conversa fiada.

      O Fluminense é um gigante, pois aturar um site de tricolores que achincalha a instituição é foda.

  5. Caldeira, concordo 100% contigo.
    Sou sócio proprietário e frequentador do clube por 48 anos e nunca me meti em política interna.
    Escolho o que acho melhor na hora do meu voto.
    Netflu não é imprensa coisa nenhuma.
    Não tem isenção e falta profissionalismo.

    1. Um bando de hipócritas que se locupletam do Fluminense e não estão nem aí para instituição. O que importa são os cliques e seus interesses. Aguarde se o Celso Barros vier candidato…

  6. Pra comprovar o q vc colocou,, na última semana publicaram a demissão de uma diretora, q provavelmente, faz parte da oposição. O notflu, q se considera site de clippings foi unico s dar a ‘noticia’.

  7. Assino em baixo. Há tempos só posto algo deles como Netfla ou Notflu. Tudo é feito para denegrir a atual gestão avacalhando o clube. Nem a Flapress consegue me incomodar assim . Política suja demais. O que esperar de quem todo dia tem um desafeto para espinafrar pela mídia, que não dá nomes aos bois…Quando meu pai me deu e a meus irmãos as carteirinhas de sócio do Fluminense , ele nos disse que iamos frequentar a elite carioca, e eu acreditei! Hoje vejo o engano!!!

Comments are closed.