Merece, mas não vence (por Marcelo Vivone)

Figueirense-Fluminense-Campeonato-Brasileiro-AbreuLANCEPress_LANIMA20140910_0198_45

Nosso atual time é o que sempre merece vencer, por seu volume de jogo, pelo céu estar azul, pela grama ser verde, mas nunca o faz. O final da história tem sido quase sempre o mesmo: empate ou derrota, por erros ridículos de jogadores e/ou técnico.

Senão, vejamos:

Jogo contra o Cruzeiro, fizemos um belo primeiro tempo, poderíamos ter ido para o intervalo, mas… desperdiçamos uma chance claríssima de gol e tomamos um gol no lance seguinte. Resultado, 2 a 2 no primeiro tempo.

Já no 2º tempo, numa sequência de erros terminada com mais uma grande lambança do Elivelton, entregamos a rapadura e o Cruzeiro não perdoou.

No jogo de domingo ainda temos do nosso lado o fato de termos empatado com o líder e sensação do campeonato.

Mas, quarta-feira, enfrentamos um time ridículo e não conseguimos os obrigatórios 3 pontos.
Novamente, a historinha de que merecíamos o resultado e blá blá blá. O fato concreto é que, mais uma vez, por erros grotescos de alguns de nossos jogadores, não vencemos.

Não dá para engolir um erro primário e duplo como o que ocasionou o gol do time de Florianópolis. Pode-se dizer que Elivélton e Cavalieri praticamente marcaram o gol do time praiano.

Depois, quando exercíamos forte pressão, com um jogador a mais em campo, o lateral Bruno consegue dar brecha para o juiz ficar bem com a torcida local e expulsá-lo, na famosa lei da compensação sempre exercida pela nossa fraca arbitragem.

E, de merecimento em merecimento não concretizado, estamos ladeira abaixo na tabela de classificação. Há muito o título já foi para o espaço, mas já estamos também complicando deveras o único objetivo que ainda nos resta no ano, o de estar no G4 ao final do campeonato.

O pior é ter a certeza de que se fôssemos um pouquinho menos incompetente, estaríamos facilmente pelo menos entre os 4 primeiros.

Cada final de jogo desse time é certeza de uma noite mal dormida ou um jantar difícil de digerir. Fala-se repetidamente dos jogadores precisarem de descanso, mas quem realmente precisa de uma pausa para se recuperar dos fracassos desse time é a torcida. Amanhã já tem mais, sem tempo nem para digerir o ridículo de quarta-feira.

E, não, eu não quero os tempos de Carlinhos Itaberá e cia de volta, quero sim que o dinheiro que temos hoje, seja via patrocinador ou do clube, seja bem investido e que quem entre em campo tenha realmente a vontade de defender a instituição que paga seus salários. Acho que não é pedir demais.

Individualmente, nos últimos 2 jogos, Diguinho, Chiquinho e Marlon têm pelo menos correspondido ao que deles se espera.

Kennedy, apesar do erro do gesto de silêncio para a torcida, entrou bem contra o Cruzeiro e teve participação razoável no jogo de quarta. É fato que não vinha entrando bem em todas as vezes que havia sido requisitado, mas nesses 2 últimos jogos mostrou que pode ser útil.

Wagner fez um bom 1º tempo contra o Cruzeiro e ficou apagado na quarta-feira. Conca tem mantido uma média razoável, mas precisa parar de desperdiçar chances claras de gol.

Bruno tem sido Bruno, e isso basta. E ainda fez o favor de ser expulso no último jogo. Jean está muito mal, relapso e errando muitos passes.

Biro Biro provou no 2º tempo do último jogo que poderia ser melhor aproveitado, principalmente pela deficiência de um jogador com o seu perfil que tem o nosso elenco.

Rápidas

– Vou deixar essa rapidinha fixa aqui: o que mais precisa ser provado nos jogos para que Marlon ganhe a vaga do Elivélton?

– A discrepância entre o nível desses 2 jogadores é tão grande, que a insistência no Elivélton, para mim, até levanta a suspeita do porquê dessa escalação. Não há justificativa dentro do campo;

– Acho difícil acontecer, mas gostaria que o Cristóvão não optasse por deslocar Jean para a direita para substituir Bruno. Se o fizer, mexerá na estrutura do time e anulará a lateral, pois Jean não sabe jogar ali. A opção mais fácil é testar o Breno por ali. Se o jogador está no profissional e não pode jogar um jogo no Maracanã, contra um time que está lutando contra o rebaixamento, vai poder entrar quando?

– Será que o time mostrará alguma estabilidade ainda nesse campeonato?

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: lancenet.com.br

O ESPÍRITO DA COPA BANNER NOVO

3 Comments

  1. Bom dia Vivone. Não precisa suspeitar de algo estranho. O Marlon não joga com o Henrique porque ambos são lentos. O Elivelton pode ser estabanado, mas tem velocidade para recuperar jogadas em velocidade.

  2. 2014? É fazer 48pt, dar rodagem para Xerém, base para reformular elenco para 2015, e só…Sobre Conca, está precisando de 1 semana de resguardo, Gerson no lugar dele e vambora. Até o calendário tranquilizar, como premissa, eu pegaria nossa encarquilhada espinha dorsal (Fred, Sóbis, Digo, Ciço, Conca, Jean, Bruno, Wagner, etc.), dava descanso de 2 em 2 da forma mais equilibrada possível entre os setores e de acordo com as características do adversário, senão o DM vai encher e/ou nosso saco torrará

Comments are closed.