Mais Flapre$$… (por Zeh Augusto Catalano)

msnaovivo by .

Olhe para essa foto.

Ao vê-la, o que você imagina?

É… o mengão já está ganhando. Só que não.

Tirei essa foto com cerca de 15 minutos do jogo de ontem em Brasília. Zero a zero. Marcelo Moreno sequer atuou.

Então, por que raios escolher essa foto? O que ela ilustra?

Se eu não estivesse vendo o jogo e batesse os olhos nela, jamais iria achar que o jogo estava zero a zero. Qual a mensagem subliminar que ela passa? O que uma pessoa não diretamente interessada em futebol depreende dela? Mengão vitorioso, alegria.

Esta não é uma página de esportes. É a páina de abertura do Hotmail.

Portanto, o público alvo do site não é você, fanático por futebol.

É gente “comum”, que vê as figurinhas dos quatro destaques que se alternam na tela superior e só lê aquilo que efetivamente interessa. Ou seja, a informação visual é a que é captada pelo cidadão.

Então, suponha (por exemplo) 50% de mulheres, desinteressadas por futebol. Viram uma foto do mengão em êxtase. Mensagem (positiva) (falsa) captada. Mengão é alegria. O mengão ganhou.

Estou cansado de ouvir críticas de que isso é invenção de minha parte e que matérias perniciosas como essa são coincidência, que esta escolha de foto não tem nenhum impacto sobre quem a vê.

Então você patrocina um campeonato. Transmite todos os jogos. Impõe os horários. Seleciona os jogos da sua grade. Ai, escolhe transmitir 50% dos jogos de um único time. Por coincidência, este é o time que mais recebe na sua divisão de pagamento.

Então você vai gradativamente, ano após ano, aumentando os ganhos dos seus times favoritos (este escolhido) em detrimento de outros, até esta diferença ser realmente gritante – no futuro, sem ter como saber, em termos esportivos, o que vai acontecer.

Ora, se eu não sei se um grande time irá surgir para dominar o cenário do campeonato por alguns anos, por que fazer esta escolha hoje?

Mais: se fez esta escolha, imagine o prejuízo que você teria se esse clube, por um grande azar, resolve cair pra 2a divisão?

Claro, então, que não interessa de forma alguma que aconteça essa queda.

Porque o seu produto não é o campeonato. Se assim o fosse, você investiria na competição. Premiação por mérito. Equilíbrio.

Seu produto é o time. É nele que você está pondo dinheiro. Os outros recebem um cala a boca para coadjuvar, porque não há como promover seu produto sem os outros, sparrings.

Então, se o seu produto é o time, o que farão seus comandados? Favorecerão o seu produto! Por isso, quando aparece aquele pênalti no qual faltam amputar a perna do atacante do seu time, o comentarista de arbitragem subverte o que você viu.

Nega o que o país inteiro está vendo.

Porque ele não está praticando jornalismo, no sentido puro do termo.

Está a serviço da empresa que o remunera, que visa lucro e cujo dinheiro está investido no time A, e não no time B.

Então faltas, impedimentos, cartões, tudo é ajeitado e ajeitável.

Por isso só se ouve o grito de uma torcida no áudio da TV.

Por isso só se mostra uma torcida de perto.

Por isso as vitórias são a 1a notícia do jornal e as derrotas pegam um cantinho de página.

Querem acabar com o futebol, mas a gente não vai deixar.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Leia também: http://www.panoramatricolor.com/flapre-a-saga-por-paulo-roberto-andel/

DR DISCUTINDO RELAÇÕES by .

6 Comments

  1. Simples, direto e objetivo, dizendo tudo aquilo que uma raça imunda de alienados insiste em chamar de chororô, transformando tudo em piada de salão. E tudo começou com o início do campeonato televisivo do fim da década de setenta, do “benemérito mor” dos “Marinho” que coloca seu diretor de tv como diretor desse clube, uma farsa criada como pão e circo da ditadura militar. FAF prevalece e a midia esconde.

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number…

  2. Caro Zeh,

    Perfeito. Porque não fazermos um grupo com TODOS os clubes do país, exceto Corinthians e Flamengo, e organizarmos um campeonato sem os dois? Quem precisará de quem?

    Será que a canalhada sobrevive só jogando “clássicos” contra ASA, Boa Esporte, Guaratinguetá…?

    É uma atitude radical mas necessária. Vamos cortar de vez este mal.

    Abraços, Luiz

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number 0774d630a68c7875a2e914e2538af9c1. Antispam…

  3. Meu caro, permita-me parabenizá-lo, porque não me lembro de ter visto uma análise tão precisa do assunto. Você acertou a mosca em pleno voo. O produto não é o campeonato e sim os preferidos, que eu chamo de “café com leite” – por que será?

    Eis de onde vêm todas as mazelas que se multiplicarão nos próximos anos!

    ST

  4. É preciso que sempre falemos como a FlaPress age para que cada vez mais, estes que não se dão conta, se deparem com a verdade no futuro: “Pô, o Zeh Augusto tava certo!” “Pô, o AQIPOSSA tava certo!”.

    Um dia, sem ter a quem enganar, não terão poder. A grande maioria dos torcedores, entendem que existe uma FlaPress. Mas a definição que cada um dá à ela é diversa. Concatenar os pensamentos, direcionar o olhar para as situações, levarão infalivelmente ao entendimento da verdade.

    Abçs,…

  5. Será que finalmente após anos avisando, temos mais clareza sobre a FlaPress?

    Zeh, tem horas que ficamos como bobos, achando que estamos falando para pessoas que no fundo não acreditam em FlaPress. Mas não estamos sozinhos, milhares e provavelmente milhões, também percebem a FlaPress mas não se dão conta da profundidade do caso.

    O AQIPOSSA tá nessa, meu irmão.

    Combatendo a FlaPress há 5 anos.

    Saudações.

    Mauro Axlace do AQIPOSSA.

    ***…

Comments are closed.