Hora de mudar (por Marcus Vinicius Caldeira)

mudanca

Adoro o Abel Braga!

Todos sabem disso. Nunca escondi de ninguém. Defendi como ninguém, ano passado, quando muitos pediam sua cabeça nos momentos iniciais do Brasileirão. E no final eu estava certo: fomos campeões!

Abel tinha acertado na mosca com o esquema – o 4-2-3-1 – e com optar pela posse de bola e explorar a velocidade do Nem. O Fluminense, embora não tivesse feito algumas partidas brilhantes, soube ser matador e vencê-las, mesmo tomando um sufoco enorme.

Mas, inexplicavelmente – Thiago Neves e Nem ainda não haviam saído – ele resolveu abandonar o esquema campeão e partir para um 4-3-3. Pior, por conta da correria e recuperação, Rhayner virou titular absoluto! É um absurdo ver Deco e Felipe, mesmo com idades avançadas, não serem colocados pra jogar! Logo eles que poderiam municiar muito bem o Fred.

O Rhayner corre… corre… corre… E erra o passe ou cruza mal.

Tudo bem que diferente de 2012, Cavalieri ainda não mostrou a que veio e Fred, embora tenha sido um monstro na seleção está aquém do que se espera dele no Fluminense. E Deco, pelos mais diversos motivos, ainda não estreou.

É verdade! A derrota, ontem, foi determinada por falhas grotescas individuais: do Digão e do Cavalieri.

Mas, isso não pode encobrir o fato de que o time está mal armado e mal escalado! Não pode e não deve. Eu torço muito para que Abel enxergue o óbvio! Não queria que ele saísse! Até porque as opções são quase nulas. Luxemburgo ou Muricy, nem pensar! Mas, não vejo muito jeito dada a sua insistência com este esquema e este time titular.

Além disso, tá claro que Abel perdeu ou tá perdendo o que tem de melhor: o controle do vestiário. E o vestiário do Fluminense é bem complicado!

Queria nesse momento escrever o que sempre escrevo “ABEL FOREVER”, mas tá difícil! Muito difícil!

Ou ele muda o esquema e o time, ou…

##########

Eis que às vésperas das eleições, o grupo político Ideal Tricolor (participou na chapa do Peter nas eleições, elegendo conselheiros e com cargo na diretoria) rompeu com o presidente alegando não ter voz na diretoria.

Previsíveis demais!

Já havia cantado a pedra nas internas do Panorama há tempos!

Vou cantar outra pedra: vão lançar candidato contra o Peter (ou tentar)!

Duro é saber por terceiros que um ex-Pavilhão, e atualmente no Ideal, foi pra reunião negociar cargos na próxima gestão!

A política no clube continua nefasta!

###########

Enquanto o Cavalieri vem falhando seguidamente e nos eliminou da Libertadores, Berna escreve uma puta carta aos conselheiros do clube!

CARTA DO BERNA:

“Estimados Conselheiros,

É com dose de saudade que resolvi escrever-lhes esta carta…
Faz pouco mais de uma semana que tomei a decisão mais difícil da minha carreira, deixar o Fluminense!

Difícil porque foi aí que construí, com subsídios que o próprio clube me dava, tudo de melhor que pude proporcionar para minha Família! E Família é a coisa que mais prezo na vida, mais até que minha profissão, e eu amo o que faço!

Por isso, posso afirmar com convicção, que convivendo diariamente com todos os funcionários, sejam do Futebol, ou sejam do Clube, além claro, do elenco, comissão, dirigentes e também vocês Conselheiros, eu tive no Flu uma Família!!!

Talvez isso tenha sido o combustível que me fazia treinar firmemente, mesmo quando minha situação profissional era de algum revés, por ser preterido a outro, pois o que me importava mesmo era que o ambiente permanecesse bom, para que todos rendessem o melhor e pudessem trabalhar alegres, prevalecendo o coletivo e ficando assim mais forte e sempre o mais próximo possível das vitórias!

Vitórias que alegram o dia a dia do clube, dos funcionários, que são as engrenagens que movimentam esse dia a dia! Olhem por essas pessoas! É a torcida mais valiosa que temos! Para nosso torcedor, as vitórias trazem a alegria de poder sentir o orgulho de torcer por esse time! Para nosso funcionário, além disso, a certeza de que fazendo seu trabalho com louvor, poderá ainda continuar levando o sustento para sua Família, e isso é muito digno!

Nesses quase nove anos, nunca deixei de me doar para o Clube! Vivi grandes alegrias!!! Passei por momentos de grandes dificuldades, as quais procurei superar sempre com dignidade!!! Mas tenho certeza que foram mais alegrias! E construímos isso juntos! Lembro de cada palavra de apoio, incentivo e de encorajamento até, que recebi de vocês! Uns mais próximos, outros não tanto! Mas sempre senti de todos vocês um carinho muito grande. Mesmo por alguns que tinham outra preferência, mas sempre reconheciam o meu esforço em prol do Clube! O filho que não se torna rebelde, é aquele que se sente amado! Obrigado por isso!

Sei da luta de vocês para manter o Fluminense íntegro em sua História! Sei do esforço para manter as origens, as tradições! E tudo isso é válido, desde que o Fluminense venha em primeiro lugar em detrimento de interesses pessoais! Por isso digo o meu, muito obrigado!

As pessoas passam, o Fluminense sempre será o Fluminense!!!

Como bom Tricolor, ensinei minha filha Manuela a torcer pelo Flu. Ela foi um dos principais motivos do meu bom rendimento naquele título inesquecível de 2010 e dificilmente ela mudará sua escolha, mesmo com o Pai Atleta! É por esse sentimento, que peço que continuem esse trabalho! Assim como faz um agricultor que planta para trazer o sustento a sua Família! Ele prepara sua terra faz o plantio e cuida com todo seu apreço. Ao final de cada colheita raciona os frutos e seleciona sementes, até o clima permitir que seja feito novo plantio. Tenho certeza que assim, o Fluminense continuará “ETERNO”!!!

Dizem que um bom filho à casa sempre retorna! Espero ter sido um bom filho! Faço aqui minha despedida com um “MUITO OBRIGADO” por tudo, e um até breve aos amigos do Conselho!!!

Grande abraço…
Ricardo Berna”.

###############

Que fique claro: Cavalieri é mais goleiro que o Berna! Porém, hoje que ele está muito mal. O Berna seria titular fácil!

###########

Vejo vocês no Maracanã domingo: sem camisa e assistindo jogo em pé!

Desobedeçamos o Consórcio Maracanã!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

5 Comments

  1. A Piada é velha,mas reflete o problema.

    Rhuineer é um triatleta.

    Corre ,pedala e ……………………………………….,nada!!!!

  2. Caldeira, igual a você gosto do Abel, mas acho que ele as vezes não enxerga bem o jogo. Nos jogos contra o Coritiba e Botafogo, Alex e Seedorf jogaram sem marcação e resolveram sozinhos os jogos para seus times. Falei isso no início dos dois jogos pra um amigo meu, “se não marcarem o Alex o Flu perde o jogo”, contra o Botafogo falei a mesma coisa. Fica a dúvida… O Abel mandou marcar esses jogadores ou isso passou despercebido por todos? Se ele mandou marcar, não obedeceram!

    Me deixa louco de raiva ver Thiago Neves ir embora enquanto em campo jogam Wagner e Rhayner! O Léo Prazeres quem não gosta do Thiago (rsrs), mas ele é melhor que os atuais titulares e mesmo não jogando tudo que jogou antes, tinha presença em campo e o adversário sente isso!

    Passam os anos e lá estão eles, os mesmos zagueiros, sempre se revesando nas furadas e “entregadas de ouro”, vez ou outra um gol contra pra ajudar. O time ganha campeonatos, então acham que a zaga é boa, ai vai ficando os caras lá. Para o Abel todo jogador é craque, importante e etc… Enquanto isso, Deco e Felipe ficam sentadinhos no banco, em campo Biro-Biro e Cia fazem jogadas incríveis. Cara, isso me mata de RAIVA!

    S.T

  3. Já que eu falava sozinho a mesma coisa há meses, não custa repetir agora: O Rhayner foi uma praga que se infiltrou no Fluminense!

    Ressalto logo que não é culpa dele ser ruim de bola, o rapaz é esforçado e isso é o melhor que pode fazer! O problema é que a torcida fez um oba oba em cima do esforço dele, o Rhayner virou xodó e mesmo sendo PÉSSIMO jogador não saiu mais do time… com isso mudamos o esquema e o time se perdeu. Tecnicamente passamos a ter uma peça nula e com a mudança de posicionamento TODOS os outros passaram a render menos do que podiam. O Abel foi míope de não enxergar isso e a torcida… bom, continua simplesmente exaltando o Rhayner… e muitos ainda estão contentes com a saida do Thiago Neves e do Nem porque não estavam “jogando nada”.

    O resultado é que não ganhamos de NINGUEM esse ano, de NINGUEM! nem dos medíocres rivais cariocas, imagine!

    Eu também queria Abel Forever, mas temos que admitir que se acomodou, assim como o Rodrigo Caetano que passou a falar bobagem atras da outra e a pensar como dirigente de time pequeno. Já deu para esses caras, infelizmente.

  4. Infelizmente o Abel se esgotou, não parece ter mais nada a dar ao time, que se afunda sem norte e sem liderança. O que ele poderia fazer, fez. E só! Não é um técnico que se reinventa, ao contrário, retrocedeu do ano passado para cá.
    Mas a culpa dessa situação não é exclusiva dele. A diretoria não investiu em jogadores capazes de arrumar a nossa horrorosa defesa e não resolveu o problema do meio de campo. Estamos mal, muito mal, porém continuamos achando que temos um time de primeira. Não temos. Temos alguns bons jogadores em um time completamente ineficiente. Acho que está na hora de mudar de técnico e de plantel em algumas posições. A mudança do Abel é a mais necessária de todas, pois ele não exerga os defeitos do time e insiste em um esquema ruim.
    Sobre o Berna, esse cara é um cavalheiro, está acima da média dos jogadores brasileiros. Em mais uma burrice da diretoria, vendemos o cara e ficamos sem reserva. Talvez a burrice mor tenha sido a assintura do contrato de 35 anos. O futuro dirá.
    Acho que domingo a torcida deve demonstrar toda a sua insatisfação. Todos descamisados.

Comments are closed.