Futuro (por Marcelo Vivone)

adesivo

Permaneceremos na 1ª divisão?

Essa é uma resposta que teremos daqui a dois dias.

O que não deve existir no o torcedor do Fluminense é o sentimento de que tudo está perdido.

O torcedor desse clube, que já sobreviveu a tantos pré-falecimentos, que já viu tantas vitórias e títulos surgirem após os 45 minutos do 2º tempo, não pode desacreditar até que tudo esteja realmente decidido.

Não podemos ser influenciados pela mais do que conhecida torcida da imprensa brasileira contra o Fluminense.

Aliás, momentos como esses, em que nosso clube é dado como morto, servem para termos a certeza de que incomodamos demais. E incomodamos porque o adversário e autoproclamado maior das galáxias, que domina as redações de jornais e TVs, tem certeza de que sempre fomos e continuaremos sendo superiores e inatingíveis.

Desse sentimento de revolta e impotência contra nós surgem bravatas como “paguem a série B”, que são massificadas até que o senso geral, ou melhor, a burrice imperante da massa brasileira, acredite nelas como sendo verdadeiras e inapeláveis.

Mas, a cada ataque, nossas cores parecem ficar mais vibrantes e incomodar ainda mais aos perpetradores dos ataques ao Fluminense. É o feitiço se voltando contra o feiticeiro. É um ciclo vicioso para eles e virtuoso para nós. Quanto mais nos atacam, pior para eles e melhor para nós.

E quem duvida pode fazer pesquisas na internet de décadas atrás. Busquem jornais das décadas de 60 ou 70, por exemplo. O ódio pela nobreza do verde, branco e grená, vem de décadas.

Voltando à nossa situação atual, ela é difícil? Sim, muito. Mas é impossível permanecermos na série A?

Não!

Analisando os jogos e os resultados que precisamos, tenho certeza absoluta de que o Vasco não ganha do Atlético/PR. A rodada passada deixou de ser catastrófica para nós justamente por que impediu que o time paranaense chegasse à ultima rodada podendo entregar o resultado ao Vasco, o que certamente aconteceria se ele tivesse vencido o seu compromisso.

Já para o jogo entre São Paulo e Coritiba não tenho absoluta certeza de que o São Paulo não perde. Mas creio que o resultado que precisamos também acontecerá. Não acho que o São Paulo irá entregar o jogo e, time por time, o do São Paulo é evidentemente melhor. Minha falta de total convicção em relação a esse jogo é somente pela questão da vontade com que o São Paulo irá entrar em campo. Mas em relação a esse aspecto, ninguém imaginava que o Santos jogaria com a vontade que jogou contra nós. E, na última rodada, o Atlético/MG parecia estar disputando a final do mundial no Maracanã, tamanha a vontade dos seus jogadores em campo. Então, não duvido que o São Paulo também se aplique no jogo de domingo. Pelo menos é isso o que espero.

Para mim, o resultado mais difícil de acontecer é justamente o nosso. Por motivos óbvios e que, portanto, não carecem de qualquer enumeração, essa é a minha principal preocupação. E, pra completar, a torcida do Bahia parece que vai lotar a Fonte Nova.

Conta a nosso favor o fato de o Bahia ter se livrado do rebaixamento somente na última rodada e experimentar um grande alívio durante essa semana. Isso, naturalmente, levará os jogadores a entrarem em campo relaxados. E espero que essa tranquilidade passe do ponto e leve os seus jogadores a quererem somente se divertir no domingo.

Quem sabe a sorte, que costuma a acompanhar os competentes, e, provavelmente, por isso nos foi tão solicita no ano de 2012 e nos abandonou por completo em 2013, não sorria para nós nesse domingo. O impossível não existe para o Fluminense, esse é um fato inquestionável.

Eu estarei na Fonte Nova para dar a última força do ano ao time. Se eu e a torcida Tricolor estaremos felizes ou chorando às 19 horas de domingo, somente o tempo poderá dizer. Mas uma coisa é certa,:independente do que acontecer, o Fluminense é eterno e o amor da sua torcida também o é. E é isso que mata de raiva os maiores das galáxias.

“Quando tudo está perdido
Sempre existe uma luz
Quando tudo está perdido
Sempre existe um caminho”

A Via Láctea – Renato Russo

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MVivone

Foto: http://www.globoesporte.globo.com/

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado. 

1995 PEQUENO

DR PEQUENO

3 Comments

  1. Fala, Vivone!

    Bela lembrança, essa letra do grande Renato Russo.

    Que escapemos! O problema brother, é depender de outros resultados.

    ST

    1. Vivone:

      Fala, Fabrício.

      Pois, essa dependência de outros resultados geralmente é fatal.

      Mas para o Flu nada é impossível.

      Vamos aguardar domingo.

      Um abraço.

Comments are closed.