Futebol de todos os tempos – FTT (da redação)

Na chamada “era moderna”, o adversário no futebol muitas vezes tem sido tratado com o inimigo a ser agredido e até assassinado, numa estupidez que em nada condiz com o centenário esporte bretão. Entretanto, existe vida inteligente no mundo das torcidas – muito inteligente, aliás- ; no final de semana passado, uma das comunidades mais interessante de futebol no rede social Facebook reuniu-se no Rio de Janeiro para mais um de seus encontros periódicos onde o que conta é confraternizar e vivenciar o futebol: FTT – Futebol de todos os tempos. Cada um com sua camisa do clube de coração e em clima da mais absoluta fraternidade, mostrando que isso é mais do que possível – necessário!

Os amigos de várias cidades e unidades da Federação se encontraram em bares tradicionais do Rio como a Adega Pérola de Copacabana, o Petisco da Vila, mais o Mercado São Pedro de Niterói e o Antonio´s da Lapa. Enfim, o futebol enaltecido pelo comportamento impecável de torcedores amigos, fraternos e respeitosos.

Com a palavra, o fundador do FTT, o cruzeirense Bruno Steinberg:

1)      Como surgiu o FTT? Qual sua proposta?

A FTT surgiu no Orkut no intuito de reunir amantes do futebol, mas que soubessem se respeitar antes de tudo. Eu participava de outras comunidades e não conseguia dar sequência em algum assunto interessante sem que descambasse para gozações e logo brigas. Foi criada então a FTT para podermos falar dos grandes times na historia do futebol assim como dos grandes craques, títulos, enfim histórias em geral relacionadas ao assunto.

2) Como manter a total fraternidade dentro de um grupo com torcedores de times rivais?

Desde sua criação, foi difundido amplamente que o nosso objetivo ali seria trocarmos lembranças e conhecimento sobre futebol e não aceitaríamos perder isto por causa de bate-bocas. E, para evitar isto, tínhamos algumas normas como não aceitarmos apelidos pejorativos relacionados a nenhum clube. Se um tópico passasse dos limites, saindo do lado esportivo para ataques pessoais, o mesmo era imediatamente excluído. Porém, a turma na sua grande maioria entendeu e queria exatamente este alto astral entre rivais, ajudava na fiscalização dos mais novos. Não se passaram nem seis meses de existência do grupo e começamos a nos renuir saindo do campo virtual para o real. Hoje, somos grandes amigos que nos falamos sempre e nos vemos pelo menos duas vezes ao ano.

Escute a entrevista de Bruno Steinberg na sexta-feira passada à Rádio Globo sobre o FTT:

http://download.sgr.globo.com/sgr-mp3/radioglobo/2012/11/30/radioglobo-esport-arrobagloborj212500_121130.mp3

 

 



 

Redação

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: Thiago Passos/ FTT

Contato: Vitor Franklin

4 Comments

  1. Parabéns pela homenagem a FTT, Paulo Andel.
    Um detalhe interessante que gostaria de citar é que existe um Blog na Comunidade que tem como objetivo entrevistar ex-jogadores de futebol. Bruno Steinberg fazia as matérias em Belo Horizonte e eu em São Paulo. Link: http://www.ftt-futeboldetodosostempos.com/.
    Uma entrevista interessante que combinará bem com o site PANORAMA TRICOLOR é a que eu fiz com o Félix, alguns meses antes de falecer: http://www.ftt-futeboldetodosostempos.com/2012/03/o-craque-disse-e-eu-anotei-felix.html.
    Combinando com o assunto, tive a oportunidade de ser entrevistado na allTV no programa Futebol Alternativo. Ao acessar o link http://fatv.zip.net/arch2011-04-01_2011-04-30.html tem um programa do qual falo sobre o Blog, que é do dia 20/04/2011 na edição FATV 195 online.

  2. Quero dar os parabens ao PANORAMA TRICOLOR que através do amigo Paulo Roberto Andel fez a cobertura do evento. Não é todo dia que se ve na net um site destinado a um clube especifico ,aqui o Fluminense dar espaço para declarações e imagens dos rivais. I
    sto é sinal de grandeza e respeito. Que voces continuem com esta paixão tricolor mas com o coração aberto a amizades independente de cor , raça ou preferencia clubistica. Parabens Panorama, parabens Paulo Andel!

    1. Bruno, o Panorama Tricolor é que se sente honrado em ser acolhido de forma tão fraternal pelo FTT.

      Estaremos em BH ano que vem.

Comments are closed.