Fred rumo aos 100 (por João Boltshauser)

fred bolt

Alvo de dor de cotovelo da concorrência, contestado por alguns, chamado de “cone” por outros, Fred segue sua rotina de quebrar marcas importantes nas Laranjeiras.

O jogador, que já é o sétimo maior artilheiro da história do clube com seus 133 gols, se aproxima de mais um número expressivo.

Com o gol marcado contra o Criciúma no último sábado, Fred está a apenas dois de chegar a 100 gols em campeonatos brasileiros. Entrará assim em um seleto grupo do qual fazem parte atualmente apenas dez jogadores, e que em breve poderá contar também com Luís Fabiano, do São Paulo (ver tabela abaixo).

TABELA BOLT 1Um detalhe importante é que Fred tem média de gols superior a Roberto Dinamite, líder disparado do ranking. Com 98 gols em 159 jogos, o centroavante tricolor faz, em média, 0,62 gols por jogo de campeonato brasileiro contra os 0,58 alcançados por Dinamite ao longo de sua carreira (190 gols em 326 jogos).

Na era de pontos corridos a marca é ainda mais rara. Conforme mostra a tabela abaixo, Fred seria o segundo jogador a atingir os 100 gols desde que este formato de disputa foi adotado. Apenas o interminável Paulo Baier chegou a esse patamar.

E é bem razoável supor que Fred, caso continue jogando no futebol brasileiro, fatalmente se tornará o maior artilheiro da era de pontos corridos, não só pela idade mais avançada de Paulo Baier como também pelo fato do meia do Criciúma atuar mais longe do gol.

TABELA BOLT 2

Dos 98 gols marcados por Fred em campeonatos brasileiros, 74 foram pelo Fluminense (os outros 24 pelo Cruzeiro). Isso o coloca em primeiro lugar disparado entre os artilheiros tricolores na história da competição. São mais de 30 gols de vantagem sobre Magno Alves, o segundo colocado.

TABELA BOLT 3

Outra comparação interessante é verificar aonde Fred aparece, com seus 74 gols com a camisa tricolor, entre os maiores artilheiros por clube. Conforme podemos ver abaixo, hoje apenas cinco clubes tem jogadores que fizeram mais gols em campeonatos brasileiros do que o artilheiro tricolor. Como alguns times aparecem mais de uma vez, Fred fica na nona posição no ranking artilheiro/clube.

TABELA BOLT 4

No que se refere a gols em campeonatos brasileiros, o panorama é este. Vale citar outras marcas importantes de Fred: ele é também o maior artilheiro do Fluminense em competições sul-americanas (13 gols), em copas do brasil (ao lado de Magno Alves com 12 gols) e o maior artilheiro do Fluminense com a camisa da Seleção Brasileira (14 gols).

Se você que lê esta coluna já não aguenta mais números e marcas, aí vai mais uma pra encerrar o assunto: a não ser que você já tenha passado da casa dos 50 anos de idade há um bom tempo, nunca viu um jogador marcar tantos gols pelo Fluminense em sua vida. O último a fazer mais de 133 gols (bem mais por sinal) foi Waldo, que deixou o clube em 1961, há 53 anos portanto. Se os números não mentem, fica provado que esse é um dos atacantes mais eficientes que já jogou por essas bandas. Nada mau para um “cone”.

Nota de esclarecimento: quanto ao número de gols dos jogadores dos outros times listados aqui, levantamentos de outros autores podem trazer pequenas variações. Mas a margem de erro a que esta coluna se propõe é menor que a do IBOPE. Prometo.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

14 Comments

  1. Responsavel DIRETO pela decadencia do time no brasileiro, faz gols porq o time juoga pra ele, mas acabou com o esquema, pior custo beneficio do Brasil. O respeito, mas ja deu o que tinha que dar.

  2. Infelizmente é isso, alguns preferem eles fazendo gols que o time ganhando, são os Fred football club que nem sei se são tricolores, capaz de mudarem de time quando ele sair do clube.

    1. Lucas, acho importante que o Fluminense tenha um jogador do nível do Fred há tanto tempo no clube (mais de cinco anos). Mesmo com alguns momentos complicados, o saldo é de títulos importantes e muitos torcedores conquistados junto à molecada. Quem foi o último jogador de alto nível a jogar mais de 5 anos no Fluminense? Talvez o Romerito. Olha quanto tempo. Enquanto ele estiver no Fluminense, seus feitos merecem ser exaltados. Quando for embora, a vida continua.

      1. Auto correção: Romerito não completou 5 anos no Flu. Chegou perto mais não completou. Troca por Deley, Paulo Victor, Ricardo…..essa turma aí.

  3. Boa coluna Bolt, parabéns, vc é um mestre em escrever e na arte de divulgar a nossa História.

  4. Mais um texto brilhante!
    Fred é muito ídolo. São poucos clubes que tem ídolos jogando com sua camisa atualmente. Podemos nos orgulhar que temos dois!

    1. Marcelo, a lista é de 1971 pra cá, mas isso não muda quase nada. Há um artigo na wikipedia que inclui as competições pré-71 cuja única diferença é que o Pelé aparece com 100 gols.

      Na artilhatria do Fluminense por exemplo, não muda nada. Se contarmos os gols pré-71, os maiores goleadores da época são o Lula com 26 gols e o Flávio com 22. Ambos abaixo do Conca, que encerra a lista postada acima.

  5. Ele é muito importante fora de campo, pro marketing..mas sinceramente….dentro de campo é nocivo, infelizmente a presença dele destruiu o ”carrossel tricolor ” que tava dando pinta de que iria se formar, torço por sua saida em breve.

  6. Agradeço muito oq fez pelo clube e pelos gols que ta fazendo, mas ele estraga todo o esquema, preferia não estar com os gols dele eo time jogando bonito e vencendo direto

  7. Respeito as opiniões, mas na minha opinião, o Fred é ídolo. .. hipoteticamente falando se o Flu liberar o Fred, com certeza os adversários irão sair no tapa por ele. Parabéns Bolt, ídolo tem que ser reverenciado.

Comentário