Fred e a molecada (por Marcus Vinicius Caldeira)

fluminense 3 1 botafogo uanderson fernandes o dia 08 03 2015

Ontem, o segundo clássico do Fluminense no ano, o primeiro no Maracanã, já que contra o Vasco FERJ e Eurico Miranda manobraram e jogaram a partida para o Engenhão. E, se no jogo do Engenhão, o time tricolor jogou de forma apática e perdeu com justiça, ontem teve muito volume de jogo, maior posse de bola, foi melhor que o adversário na maior parte do tempo e mereceu a vitória. O 3 x 1 no marcador foi pouco. Jeferson salvou o Botafogo de uma goleada.

Para se ter uma ideia, o Fluminense terminou o primeiro tempo com 62% de posse de bola. É verdade que isso nem sempre demonstra volume de jogo e ímpeto de ataque, pois basta ficar tocando muito a bola sem objetividade e alcançar um alto percentual%. Mas, definitivamente, não foi o que aconteceu ontem. Cristóvão voltou o time para o 4-2-3-1 e colocou a melhor formação possível hoje (só pode melhorar ainda mais com a volta de Gum ou Mattis no lugar de Henrique). A dupla de volantes é mesmo Jean e Edson.

A linha de meia atacantes de esquema deve ser essa mesma: Wagner aberto pela esquerda, Gerson centralizado e Kenedy pela direita. Claro, com Fred centralizado na frente.

Kenedy bagunçou até sair machucado. Precisa ainda ser lapidado, pois em vários lances foi afoito. Mas tem muita velocidade, bom físico e um chute muito forte. Gerson ainda é muito novo, mas tem bom porte atlético para sua idade, inteligência e muita técnica. Acredito que precisa ainda se ligar mais no jogo.

Marlon voltou e melhorou a zaga, embora quase tenha entregado um gol no começo do jogo e a zaga tenha cometido algumas falhas.

Ainda acho que o meio deixa o adversário jogar muito e deixa um buraco por conta das idas constantes de Jean ao ataque. Precisa corrigir isso, principalmente porque Wellington Silva avança muito pela direita e necessita de cobertura.

O Flu teve muito volume de jogo no primeiro tempo e foi para o ataque levando perigo em bolas cruzadas mais chutes de média distância. Jeferson precisou intervir bem até a primeira metade do primeiro tempo. Mas, numa jogada individual pelo meio e com azar de Geovani, ao tentar cortar no último lance, acabou dando passe para Jobson abrir o marcador.

O Botafogo não levava perigo até então. E o Tricolor sentiu um pouco o gol, tanto que Bill perdeu outro de frente para Cavalieri ao tentar encobri-lo e mandar pra fora.

Depois, o Fluminense se reequilibrou e voltou a atacar o adversário. Numa bola alçada na área, Fred cabeceou para Wagner, que chutou errado mas, sem querer, acabou dando um belo passe para Kenedy escorar sem chance para Jeferson, igualando o marcador.

O Fluminense voltou na mesma toada para o segundo tempo e até fazer o segundo gol já tinha obrigado o goleirão adversário a algumas boas defesas. Verdade que sofreu uns ataques, mas os dianteiros do Alvinegro são muito ruins.

Eis que, num chutão de Marlon pra frente, a bola vai em direção ao Fred, que deixa ela passar e encontra Gerson livre na corrida. O garoto ganhou do zagueiro e tocou na saída de Jeferson. Foi o gol da virada. Logo em seguida Gerson saiu para a entrada de Vinicius. Kenedy já tinha dado lugar a Marco Junior.

Aí time e torcida vacilaram por quererem ficar no toque de bola e nos gritos de “Olé”. Clássico é clássico. Tem que ser seriedade até o fim. O Botafogo acabou levando perigo e dando uma pequena pressão. Mas, aos 38, Geovani deu um lançamento primoroso pra Fred que dominou de forma magistral e tocou sem defesa para Jefferson.

Vitória maiúscula que poderia até ter sido de mais. Entendo que o esquema é esse, com a melhor formação. É preciso ajustar a zaga e os buracos na marcação do meio-campo.

Por ora é para torcida comemorar bastante e para elenco e comissão técnica terem tranquilidade para treinar, visando o jogo de quinta no Maracanã contra o Bonsucesso.

Com o gol, Fred é o artilheiro isolado do campeonato e se torna o maior artilheiro do Novo Maracanã. Quando tem uma molecada boa e de velocidade ao lado, ele melhora ainda mais seu jogo.

Me ausentarei do Brasil e do Fluminense por quinze dias para viagem de férias. Espero que, ao voltar, o Fluminense esteja nessa tranquilidade em consequência de vitórias como agora.

Au revoir! Je t´aime Fluminense!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: google

#SejasóciodoFlu

capas o espirito da copa + cartas do tetra 02 2015

2 Comments

  1. Bom dia Caldeira. O Fred é artilheiro junto com o urubu Cirino. Durante o jogo eu também tinha achado que foi o Fred quem cabeceou para o Wagner. Vendo hj nos melhores lances percebi que foi o Giovanni quem cabeceou.

Comments are closed.