Fluminense x São Paulo (por Mauro Jácome)

112 - 17112013 - Fluminense x São Paulo

Fluminense x Náutico, fim de jogo, 2 x 0. Apesar da vitória, fiquei com uma impressão ruim do time. Nenhuma novidade, pois os jogos anteriores também me deixaram decepcionado e frustrado. A diferença é que, nesse, a vitória veio.

Onde quero chegar? O futebol apresentado contra o São Paulo, hoje, deverá ser muito superior ao de quinta-feira. Muito mesmo. A questão de o Muricy escalar o time reserva tem alguns aspectos a se considerar. Primeiro, isso não pode influenciar o espírito do Fluminense, ou seja, alguém achar que a tarefa será facilitada. Segundo, deve-se levar em consideração que a temporada está acabando e que quem não mostrar serviço terá problemas em 2014, portanto, os paulistas vão correr muito.

Como um time que está caindo pelas tabelas vai começar a jogar melhor de uma hora para outra? Óbvio que quase nada se muda em uma semana. Mas algumas coisas podem ser feitas e, assim, o jogo poderá fluir melhor. Acho que a primeira é aumentar a posse de bola, oferecendo opções para a transição defesa-ataque, para que não haja o chutão. É difícil fazer isso em pouco tempo? Acho que não. É hora de os técnicos fazerem jus aos salários milionários.

*********************************

Bom Senso FC

Nos últimos dias, o movimento deu um passo a mais. Como a CBF e as Federações não deram sinais efetivos de sensibilização, os jogadores resolveram mostrar que podem ir mais longe. Até o basquete fez ruído.

Aliás, a CBF resolveu relembrar os órgãos estatais da época da ditadura e mandou os árbitros punirem os atletas que fizessem qualquer manifestação antes dos jogos. Só faltou mandar prender quem cruzasse os braços. Marin reeditou atitudes de quando era simpático às ações de repressão dos anos de chumbo. No fundo, isso só reforça o movimento.

Um segmento que poderia e deveria entrar de cabeça nessa luta é o dos torcedores. Quem compra o futebol, seja na arquibancada, seja no sofá, também é afetado. Espetáculos ruins, horários absurdos, preços exorbitantes, entre outros diretos e indiretos. Há inúmeras formas de mostrar a insatisfação. Racionais, é claro.

Por fim, a imprensa também poderia ampliar a participação. Mais do que, simplesmente, noticiar acontecimentos, podem promover eventos e ceder espaços para que o grupo dialogue com o público. Nesse aspecto, a ESPN Brasil vem cumprindo seu papel. Entre outras divulgações, já colocou no ar dois programas Bola da Vez: com o Alex e com o Paulo André. Muito bons e que nos passaram várias informações interessantes.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @MauroJacome

Pré-revisão: Rosa Jácome

Imagem: http://www.gazetaesportiva.com.br

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

1 Comments

Comments are closed.