Flu Estatística e orelhadas (por Paulo-Roberto Andel)

Deu no jornal, fui espiar.

O link da manchete acima virou febre entre os tricolores.

Ohhh, o Fluminense tem o dobro de pontos em relação ao ano passado. Ok, é verdade.

Mas será que essa comparação dá consistência estatística para uma boa análise?

Não. Ou mais ou menos, se muito.

Vamos lá: se o Fluminense tem 24 pontos em 15 rodadas, sua média por rodadas é de 1,6. Mantida a média, nossa grande notícia seria se livrar de vez da ameaça de rebaixamento na vigésima nona rodada, restando outros 27 pontos possíveis em nove jogos para tentar beliscar algo. Beleza.

A campanha do ano passado: 12 pontos em 15 jogos, média de 0,8. Conta para garantir o rebaixamento na trigésima primeira rodada.

A comparação é por baixo. Supõe uma grande melhora se comparada com um resultado pífio.

Quer ver como tudo é relativo? Em 2015, o Flu encerrou o turno com 33 pontos em 19 partidas. Era como se o time atual tivesse o quarto lugar hoje, ganhando mais três das próximas quatro partidas.

Na média estava tranquilão: 66 pontos no fim, Libertadores à vista. Sabem o que deu? Alívio contra o rebaixamento a três rodadas do fim do campeonato.

Portanto, a fase atual é bem legal, o futebol está andando. Tomara que continue. Agora, a garantia é qual? O tempo vai dizer. É legal ter os 24 pontos em 15 jogos? Sim. Eles nos garantem? Não.

No mais, que tudo corra bem diante do Atlético. Precisamos disso.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

#credibilidade

3 Comments

  1. Bom dia. Acredito que 24 pontos devam sim, ser comemorados, porque o líder tem 30. Pq hoje nos colocam na pré libertadores, objetivo realista do clube. Podemos despencar, podemos disparar? Por que ver o copo meio vazio? Me parece que fazemos um campeonato consistente. Somos o segundo melhor mandante (E um péssimo visitante, como costuma ser com Odair), o segundo melhor ataque. Olhando o contexto, nada sugere que iremos despencar. Nosso lugar, nesse campeonato fraquíssimo é ali mesmo, entre 5 e…

  2. PS. Na minha “contabilidade ” a derrota hoje é certa . Temos muitas dificuldades contra times muito velozes…e a suposta escalação do Odair hj é de doer. Incompreensível as não escalações de Calegari e Lucas Claro, e a entrada de Felipe Cardoso…parecem querer facilitar pro Galo

  3. NONAGÉSIMA QUARTA PARTIDA ACONTECE HOJE E O GALO LEVA VANTAGEM DE SETE VITÓRIAS ANTE UM FLUMINENSE A BUSCAR SUPERAR – SE E A VENCER NA SEQUÊNCIA A ESSA TRAJETÓRIA INESPERADA ATÉ AQUI E POR ISSO MESMO ATRIBUÍDA À PARTICIPAÇÃO DECISIVA DO NOSSO MASCOTE E AMULETO, O GRAVATINHA A CONTRARIAR ESPÍRITOS INEPTOS E NEBULOSOS CUJAS FACES MAIS PRÓXIMAS DO SOBRENATURAL D’ALMEIDA E SOB AS MAIS VARIADAS E DELETÉRIAS AÇÕES OU FALTA DELAS, INSISTAM A FUSTIGAR – NOS AFLITIVAMENTE…

Comments are closed.