Fla-Flu é Fla-Flu (por Marcus Vinicius Caldeira)

DOWNLOAD GRÁTIS – LIVRO – COPACABANA CITY BLUES

DOWNLOAD GRÁTIS – LIVRO – PEQUENOS RELATOS DA OPRESSÃO

O resto é conversa fiada.

Pode o campeonato carioca estar mal das pernas, ser mal organizado e não atrair o torcedor. Pode o Fluminense estar sem dinheiro e tentando ainda reorganizar suas finanças. Pode o Flamengo ser o franco favorito e estar nadando em dinheiro abastecido pela sua mamãe Globo. Fla-Flu é Fla-Flu, o resto é paisagem.

Flamengo é franco favorito, hoje, e o Fluminense é franco atirador. Mas, isso não importa na hora que a bola rola. Ou já esqueceram do Carioca de 1995 que antes do campeonato começar já tinha um campeão: Flamengo no seu centenário. Ou de 83, e o Flamengo já com aquela máquina e o Flu montando sua equipe. Lembram do final?

Aliás, no primeiro Fla-Flu eles eram os favoritos já que eram nossa dissidência e levaram nove dos nosso melhores jogadores. Qual o resultado final? Fluminense, 3, Flamengo, 2. Aliás, mesmo placar do da final do gol de barriga. É Fla-Flu, meus amigos… É Fla-Flu!

Já teve o Fla-Flu da Lagoa, do Créu, da Barriga e recentemente do Pantanal (menos glorioso claro).

E o Fla-Flu de 69? Maracanã lotadaço. A torcida do Flu cantava: “Ole, olá, o Fluminense está botando pra quebrar” em paródia a música do Chacrinha. A do Flamengo “Mengo… Mengo… Mengo”. Flu abriu o marcador, Fla empatou. Flu fez dois a um, Fla empatou depois. E no fim, Flávio deu números finais ao jogo e Flu campeão.

Já fui a muitos Fla-Flus. Muitos. É um jogo místico, imprevisível até o final. Único. Alguns tentam desmistificá-lo ou desdenhar dele. Mas, não tem essa: é o clássico mais foda do futebol brasileiro. Cores, rivalidade, história, pai e filho, imprevisibilidade; tudo isso está no Fla-Flu.

Hoje, o time do Flamengo é bem melhor. Jogadores caros, tarimbados, um elenco melhor. O Fluminense vai entrar em campo como franco atirador embora tenha sapecado de quatro o clube de remo, este ano, quando estes jogaram com reservas.

O empate é nosso para irmos as finais. Mas, o Flu nunca soube jogar com vantagem. Então não tem de se ligar nisso.  O Flamengo deve vir para cima. Não devemos retrancar, mas marcar muito forte e no campo do adversário para explorar contra ataques e juventude de nosso time pode ser uma boa saída.

Que o time jogue com muita raça, foco e disposição. O resto vem.

Até o Fla-Flu.

Vejo vocês lá.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

#JuntosPeloFlu

Imagem: cvm

Comentário