Fim de semana perfeito para o Fluminense (por Marcelo Savioli)

Amigos, amigas, foi, talvez, a jornada menos inspirada do Fluminense nos tempos recentes. Mesmo assim, a vitória foi plenamente justificada pelo que se viu em campo.

A vitória e os desdobramentos da rodada trouxeram o Fluminense para somente três pontos de distância para o Palmeiras, líder do campeonato, que empatou com o Fortaleza no Castelão.

Alguns precipitados podem dizer que a vitória do Corinthians sobre a Dissidência foi um mau resultado. Afinal, nos privou de ganhar mais uma posição. Podemos, por outro lado, celebrar a derrota rubro-negra, pois afasta um time superior ao Corinthians da briga pelas primeiras posições.

O empate entre Atlético-MG e São Paulo é outro resultado muito bom, assim como a derrota do Athletico para o Goiás. Chegamos aos 27 pontos, dormiremos no G-4, a três pontos da liderança, e ficamos esperando o resultado do Inter, que recebe o América nessa segunda no Beira Rio, e pode nos ultrapassar com uma vitória.

E então? Pode-se dizer que o Fluminense entrou com tudo na briga pelo título brasileiro? Pode-se dizer que o Fluminense, em três semanas, reduziu a distância para o Palmeiras de dez para três pontos, o que sugere que o atual campeão da Libertadores, embora em grande fase, tem um problema a administrar, que é o fato de estar disputando três competições simultaneamente.

Temos, outrossim, que tomar cuidado com as afirmações precipitadas. Não há dúvidas de que o Fluminense joga um futebol digno de um campeão brasileiro. A questão é saber se o Fluminense conseguirá manter o nível das apresentações. Se conseguir, o título brasileiro é até provável, porque eu não vejo nem o Palmeiras jogando mais que o time de Fernando Diniz.

Até há algum tempo atrás, sofríamos com o problema das laterais. Parece que não o temos mais, pelo menos no onze titular. Samuel Xavier vive o melhor momento da sua carreira e Caio Paulista consegue preencher a lateral-esquerda com intensidade defensiva e ofensiva, com raros erros técnicos. É bem verdade que foi o grande culpado do gol do Ceará, pois não acompanhou a linha de impedimento. Não obstante, ando a suspirar até agora com a assistência perfeita para Cano no primeiro gol. Então, só gastou o crédito.

No sábado passado, em meio àquela catarse após o gol de Fred, eu dizia brincando que a festa de despedida tinha azedado. Nada do que acontecesse no Maracanã superaria aquele momento. E, de fato, foi o que (não) aconteceu. A tarde foi fantástica, com uma plateia digna do evento, mas o momento mágico já estava consagrado. Mesmo assim, valeu a pena e eu espero que aquela multidão esteja presente daqui para frente em todos os jogos.

##########

Não deu nem tempo de respirar e já começamos a semana sob grande expectativa. Já na noite de terça, teremos a partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. Embora o time do Fluminense seja muito melhor que o do Cruzeiro, é bom entrar com sangue nos olhos em Minas. Não pode deixar o Cruzeiro gostar do jogo.

##########

Vi toda a entrevista de Fred hoje no pós jogo de sábado. Confesso que fiquei muito impressionado. Um cara simples, humilde, brincalhão e com reflexões muito sensatas sobre a vida e sobre a carreira.

Acho que Fred, como homem, chega ao final da carreira muito melhor do que quando chegou ao Fluminense em 2009. E não sou eu quem está dizendo isso, é o próprio Fred, e isso é muito bacana, porque poucas pessoas viveram uma agenda tão intensa, tão cheia de histórias, de altos e baixos, conquistas incríveis e momentos terríveis, como foi o pós Copa do Mundo de 2014.

A vida é uma jornada e temos, por alguma razão, que me escapa, aproveitar da melhor maneira essa aprendizagem. No final das contas, somos aquilo que aprendemos e entregamos. Se há algo que não se pode negar a Fred, é que foi um grande personagem, que marcou profundamente a história do Fluminense Football Club, um símbolo vivo da grandeza desse clube, capaz de arregimentar multidões.

Fred entregou muito!

Todo mundo sabe que eu fui contra a contratação recente de Fred, por uma questão técnica e financeira. Do ponto de vista técnico, eu não estava errado, do ponto de vista financeiro, por outro lado, eu tenho dito que cada centavo gasto valeu a pena só pela emoção que vivemos naquele Fluminense 4 a 0 Corinthians. Aquelas imagens não sairão nunca mais da retina, se juntando a tantas outras, que fazem a gente acreditar que viver, amar e torcer pelo Fluminense vale muito a pena.

Que esse ano seja mágico até o final, e que o desfecho seja apoteótico, digno do Fluminense Football Club.

Saudações Tricolores!

2 Comments

  1. Fred é um gigante no futebol e está marcado na história do Flu. E no jogo com o Cruzeiro , temo pela arbitragem. Esse Klaus é sempre hostil ao Flu. Perdemos 90% nos jogos apitados por ele. Basta alguém espirrar e é falta contra nosso time. E o mesmo rigor não se aplica ao adversário. Não queremos ajuda, mas não podemos aceitar perseguições. OLHO NELE MARIO!!!

  2. E ainda tive o privilégio de te conhecer no 247!! Grande dia. O tricolor vive um momento brilhante. ST

Comments are closed.