Fazendo contas (por Marcelo Vivone)

matemagica_supercerebro

Libertadores
Com a goleada aplicada pelo Huachipato no Caracas na quarta-feira, a tabela apresenta Huachipato e Fluminense com 7 pontos e Grêmio e Caracas com 6. Semana que vem a 5ª rodada será finalizada com o jogo entre Grêmio e Fluminense.

Em caso de vitória, o Fluminense assumiria a liderança isolada e garantiria a classificação. Com pelo menos um empate na última rodada, o Fluminense asseguraria o 1º lugar do grupo, independente do resultado de Huachipato e Grêmio que jogam no mesmo horário.

Em caso de empate, o Fluminense também assumiria a liderança, mas precisaria da vitória na última rodada para mantê-la sem depender do resultado do outro jogo. Se empatar também no último jogo, para terminar como líder do grupo dependeria de um empate no jogo entre Huachipato e Grêmio, isso porque o saldo de gols hoje do Fluminense é negativo.

Em caso de derrota, nada está perdido e bastaria uma vitória na última rodada para o tricolor conseguir a classificação. Mas, para terminar a fase como líder do grupo, o Fluminense teria que torcer para o Grêmio não ganhar no último jogo e ainda precisaria tirar a diferença de saldo que tem hoje para Huachipato ou Grêmio. Hoje são 3 gols para o 1º e 5 para o 2º e ainda seria adicionada a diferença de gols do revés da próxima quarta. Portanto, em caso de derrota nesse jogo, seria provável (contando que ganharíamos na última rodada) que o Fluminense se classificasse em 2º lugar no grupo.

Obviamente minha torcida é para que o Fluminense ganhe os 2 próximos jogos e a Libertadores. Mas sendo bastante realista e considerando somente a situação do grupo, creio que um empate no sul é um ótimo resultado. Esse pensamento leva em consideração basicamente o que tem jogado o nosso time ao longo desses 3 meses do ano.

O Fluminense não fez ainda uma atuação convincente que leve o torcedor a prever com consciência (esquecendo o desejo por vitórias que todo torcedor evidentemente nutre) que o time fará uma grande partida na próxima quarta-feira e trará a vitória dos Pampas.

Entretanto, alguns pontos podem pesar a nosso favor: primeiro que com o vitória do Huachipato na última quarta, o jogo definitivamente ganhou ares de decisão para o Grêmio. Um insucesso no sul contra o Fluminense os obrigaria a ter que ganhar na partida decisiva contra o Huachipato no Chile; segundo que esse grupo do Fluminense já deu muitas provas de que na hora decisiva ele consegue superar a tudo e a todos e calar os críticos; por fim, como o próprio Fluminense, o Grêmio também não vive um grande momento. Sua única apresentação de brilho no ano foi justamente a paulada que deu no Fluminense no Rio. Portanto, não será surpresa se, jogando bem ou mal, o Fluminense conquistar os 3 pontos na próxima quarta-feira.

Esquecendo um pouco o contexto do grupo e expandindo a análise para a classificação geral, estamos nesse momento em uma difícil situação e só a vitória nos coloca em um patamar um pouco melhor. Com a vitória chegaríamos a 10 pontos e poderíamos terminar a rodada entre o 4º e o 7º melhor entre os 1º colocados. Para esse caso também pesa contra o Fluminense o seu péssimo saldo de gols.

———————————

Estadual

No carioca é inimaginável a possibilidade de desclassificação do Fluminense e para passar às semis em 1º lugar é fundamental uma vitória amanhã sobre o líder do grupo. Com esse resultado o tricolor ficaria à frente do Resende por 1 ponto e dependeria somente de seus jogos para permanecer nessa posição até o final da fase.

Em caso de empate ou derrota, o Fluminense continuaria em 2º lugar no grupo e para alcançar a liderança precisaria ganhar os seus 2 últimos jogos e torcer por um tropeço do Resende.

O fato é que com a iminente classificação do Fluminense para a semifinal do turno, a sua disputa passa a ser basicamente com o Botafogo, que, com a vitória sobre o Vasco e ainda com um jogo a menos que o tricolor, tem 9 pontos no 2º turno e 24 no total. O Fluminense tem 10 no turno e 26 no geral.

Faltam 4 jogos para o time da estrela solitária realizar, sendo todos eles contra time pequenos. Dando a lógica e o Botafogo conquistando os 12 pontos, chegaria a 21 no turno e 36 no geral. Acontecendo isso, não há como o Fluminense ter vantagem contra o alvinegro, seja na semi ou na final do turno ou ainda na final geral, caso o Fluminense ganhe o turno. Portanto, o Fluminense enfrentaria o Botafogo nesse turno (na semi ou na final) com a necessidade de vitória e, em caso de passarmos à final geral, precisaria de pelo menos uma vitória.

No caso de pelo menos um tropeço do Botafogo nesses 4 últimos jogos, as contas ficam mais complicadas em termos de turno. O Botafogo poderia ficar em 2º lugar no grupo e o Fluminense ficando em 1º, jogaria a semi contra o alvinegro com a vantagem do empate. Mas para essa hipótese há ainda muitas outras possibilidades e deixo mais para frente uma análise mais detalhada. Já numa possível final de campeonato, com um insucesso do Botafogo o Fluminense só dependeria de 3 vitórias nos últimos 3 jogos para ter a vantagem de 2 resultados iguais.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: www.supercerebro.com.br

9 Comments

  1. Não sei se vcs viram, mas o globo esporte de hoje no último bloco, fez uma matéria especial para levantar a moral do defunto framengo, travestida de entrevista com o ex-goleiro Ricardo Cruz.

    Na entrevista, foram mostrados gols do framengo contra ele, a torcida comemorando e os jogadores do framengo erguendo a taça do título de 92, e por fim, para os framenguistas poderem tomar sua dose diária de “tirar onda com o rival”, foi mostrado um frango dele num chute de quem… adivinhem… do ex-jogador zinho do framengo, claro. Foi inclusive promovido um encontro entre ambos no calçadão.
    Que mente fértil a dos diretores do globo esporte, vejam o que eles arquitetaram pra levantar a auto-estima dos mulambos!

    E a flapress não existe…

  2. Aê Vivone! Eu também não sei quem é o carinhoso administrador, mas logo que descobrir, vou convidá-lo para um passeio de roda-gigante, com direito a anguzinho na boca. Quanto à pergunta, mande uma mais fácil e que não seja de Marinha, porque eu fui dar mamãe, digo, fui do Exército. 😛

    1. Paulo-Roberto Andel: Marciorocha, se você tiver algum problema com qualquer pessoa da administração, basta falar comigo. Não foi assim que você veio pro Panorama? PS: Deixa de ser chatinho… você escreve o que quer e aceitamos felizes, porque essa necessidade de belicismo que nada ter a ver com ideias mas sim com bater pezinho? Braxxxx 🙂

  3. Posso comentar, administrador? Obrigado, você é muito gentil.
    Aê Vivone! Já vi que você se amarra em matemática. Então, me responda mais rápido que o Rhayner, o Filho da Favela do Morro dos Ventos Uivantes: com quantos paus (ai!) se faz uma canoa furada? 😛

    1. Por enquanto, pode. Mesmo com a chataralhice.

      PS: esse cara tem tes@o no Ráider…

    2. Marcelo Vivone:

      Marcio Rocha,

      Não sei com qual administrador vc tem trocado carícias, mas nas minhas crônicas os seus comentários são sempre muito bem-vindos.

      Imagino que vc não saiba, mas apesar de sempre ter trabalhado na área de TI e inclusive ter feito mestrado nessa área, minha formação acadêmica é em matemática.

      Mas para a sua pergunta não tenho resposta. Vc tem?

      Abraço.

Comments are closed.