Fatos x suposições (por Zeh Augusto Catalano)

renato maurício

Tudo o que se discutiu esta semana transcendeu em muito o futebol. Passou pelo que é a verdadeira função de um jornalista até a própria noção do que significa o termo verdade.

Comecemos pelos fatos. Dois times escalaram jogadores suspensos na última rodada. Por esta razão, ambos devem ser punidos com a perda de 4 pontos (três pontos de punição + o ponto que cada um conseguiu no jogo. Ambos empataram)

Outro fato: importa se foi o Papa, seu Joaquim da Padaria, Peter Siemsen ou o Zico que denunciou? Não.

Suponha agora que você ficou em décimo primeiro lugar num concurso com dez vagas. A organização pegou um dos aprovados colando. Vai desclassificá-lo. A vaga será sua, certo? Algum problema nisso? Pois é.

Outro fato: O Lance!, na sexta feira, 06/12/2013, publicou (ainda está online) esta matéria abaixo.

Suspenso, André Santos não enfrenta o Cruzeiro pelo Brasileirão

O link é claro. André Santos não poderia jogar. Fato.

Quem o escalou? Não sei.

Alguém perguntou? Se o fez, não vi a resposta. (Adoraria saber.)

Outro fato. André Santos jogou.

O Flamengo só jogou sábado por causa da TV (sempre ela). Como era um dos jogos que nada valia para o campeonato (vá saber…) a Globo puxou o jogo para sábado, para encher linguiça e passar mais um jogo do mengão ao vivo.

Mais um: com isso, o Flamengo virou a noite de sábado tendo cometido um erro crasso em sua escalação, erro esse que, àquela altura, comprometia sua permanência na 1a divisão do Brasileiro.

Será que alguém percebeu o erro? Possível. Provável. (conjectura minha). O que restava fazer então numa hora de desastre como essa?

Imprensa! Usar todos e quaisquer quadros disponíveis para uma autêntica operação abafa. Sim, porque a imprensa serve tanto para divulgar quanto para omitir determinado fato.

Outro fato: eu não vi, em nenhum grande veículo – não ouvi rádio – na web ou tv, mais nenhuma menção a este erro até o ressurgimento do assunto como bomba, no final da tarde de 3a feira, 10/12/2013. Gastei cerca de duas horas neste final de semana buscando notícia na web que desse conta da escalação indevida, principalmente no domingo. Não achei.

Como explicar que ninguém da imprensa notasse tal erro se a suspensão do jogador foi notícia na sexta-feira? Sem resposta plausível.

Se alguém tivesse notado, não acham que o fato seria grave o suficiente para pautar todos os demais veículos de comunicação? SIM. Esta podemos afirmar.

Como explicar que nas transmissões de domingo à tarde na globo ou no sportv tal fato sequer fosse citado? Ninguém sabia? Ninguém leu no Lance? Sem resposta plausível.

Detalhe importante: Até esse momento, domingo 17h, apenas UM clube havia escalado jogador irregular.

Você acha que se Vasco ou Fluminense ou Botafogo escalassem um jogador irregular, tal fato não seria a bomba do dia seguinte? Conjectura minha. Aposto meu pescoço que sim.

*******************************************************************************

Domingo 17h:

Fato: Não havia policiamento para garantir um jogo de altíssimo risco como Atlético e Vasco.

Fato: O Juiz autorizou e iniciou a partida.

Fato: O Vasco aceitou.

Fato: O Vasco não poderia ter entrado em campo naquelas condições. Só um banana como Roberto poderia ter aceitado – ou se submetido a – tais condições.

Tudo o que aconteceu é culpa do mandante do jogo, das federações envolvidas e, principalmente, do irresponsável juiz do jogo. Se o raio do estatuto do torcedor obriga que se tenha uma ambulância disponível, como autorizam um jogo sem segurança?

Em 2000, ocorreu o incidente no alambrado de São Januário. A transmissão evidenciava a ajuda que o Vasco dava aos feridos. Repentinamente, a mudança de foco. Tudo virou culpa do Vasco.

Voltando pra 2013, todos viram o que ocorreu. Um dia desta semana, minha mãe – sim, minha mãe, que não está nem ai pro Vasco – me diz que está enojada pois só mostram as cenas dos torcedores do Vasco batendo nos outros.

Mais um fato: O Vasco não podia ter voltado a campo depois daquela barbárie. A família do Pedro Ken, por exemplo, estava no estádio.

Com que cabeça você joga futebol depois de presenciar aquilo?

O time do Vasco merece cair? Por favor, não me pergunte isso, pois não quero escrever palavrões. ÓBVIO!!!

O que o Vasco pede no tribunal é justo? Claro que sim!

Imaginem se o ocorrido se dá em São Januário…

**************************************************************************************

Eis que surge o terceiro episódio do final de semana. Coincidentemente um segundo jogador suspenso atua, na mesma rodada. Coincidentemente no time que, caso punido, poderia evitar a hecatombe do incaível. Coincidentemente com um time regional, sem torcida.

Quem foi o responsável pela escalação? Nunca saberemos.

O advogado cumpriu seu papel com o clube que representava? Nunca saberemos.

Em tendo cumprido, onde se perdeu, no trâmite no clube, tal informação? Nunca saberemos.

Se o erro da véspera, do outro clube, tivesse sido noticiado como se esperava, será que, ainda assim, a Portuguesa teria incorrido no mesmo erro? Certamente não.

***************************************************************************************

Post do Senhor Renato Maurício Prado, de 4a feira, 11/12/2013, em seu blog no Globo:

“Chega de armação no futebol!

O Fluminense já foi beneficiado com uma virada de mesa pra não cair e outra pra subir de elevador da terceira para a primeira divisão. Chega, né?

É ridícula essa tentativa de mais uma armação ilimitada, para tentar salvar do rebaixamento o Fluminense e o Vasco. Caíram graças aos péssimos resultados em campo. Que paguem os seus pecados na Segundona de 2014.

O Cruzeiro foi apenas multado por problema idêntico: incluiu no banco de reservas (e, portanto, na súmula) um jogador igualmente sem condições.

Em nenhum dos casos, houve dolo. Os erros ocorreram por ignorância.

Querer alterar os resultados esportivos por isso é nojento.

Iguala os cartolas aos energúmenos que se matam nas arquibancadas.

Depois, vão querer moralizar, o que?”

Desculpem publicar isso por aqui. Mas muita gente não leu e, portanto, não sabe até onde as coisas estão indo nesse caso.

Em nenhum dos casos, houve dolo. Os erros ocorreram por ignorância.

Como o senhor jornalista pode afirmar isso?

Será que não houve algum dolo no caso da Portuguesa de Desportos?

E, se tiver havido, que clube seria o beneficiado pela infração da Portuguesa, quando esta se materializou, às 17h de domingo?

Mas, supondo o erro, alguém erra de propósito?

Regulamentos devem ser cumpridos. O Regulamento veio antes do jogo em si.

E cabal: ninguém obrigou Portuguesa ou Flamengo a escalar jogador irregular.

“Querer alterar os resultados esportivos por isso é nojento.
Iguala os cartolas aos energúmenos que se matam nas arquibancadas.”

Suponhamos inverter o ocorrido e troquemos as posições de Fla e Flu.

“O Flamengo está amparado pela regra do jogo e só não permanece na 1a divisão
se o Tribunal resolver rasgar as leis e jogar o Campeonato na lama. Bagá disse: Chefia, time grande não cai.”

**********************************************************************************

Ainda veremos mais desgraças jornalísticas nos próximos dias. Esses, que torcem de forma descarada, fazendo uso de – ou sendo usados por – ou em simbiose com – os veículos que os pagam fizeram em algum momento de suas vidas um juramento comprometendo-se a escrever e diulgar a verdade. Algum dia pagarão a conta por tal comportamento.

**********************************************************************************

Uma última reflexão: sendo o Sistema Globo o alvo do ódio de toda a esquerda brasileira, como se comporta um flamenguista de esquerda?

LEIA TAMBÉM: http://www.odiariotricolor.com/#!dolo-ou-culpa-/cz4h

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @zecatal

 

14 Comments

  1. Prezado Zeh Augusto
    Estamos diante de revelações de proporções bíblicas. Um erro crasso no Sábado abriu uma fresta na janela para que nós, cidadões comuns, que vivemos na escuridão, pudéssemos perceber a eixitência de um mundo externo e poderoso. Por isso foi aberta uma nota de esclarecimento que trago aqui para a sua apreciação. Atenciosamente, Mauro Doria

    ver em

    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR61246

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options…

  2. Tudo armado!

    Seria o Mensalão Tricolor, com a condenação antecipada!

  3. Comparo com a carteira de motorista: dirigir em alta velocidade tira 7 pontos da carteira. Imagine alguém com uma urgência médica dentro do veículo passa pelo radar? 7 pontos a menos. E se esses pontos forem suficientes para a perda a carteira? Será que colaria a desculpa moral da urgência médica? Talvez.

    Mas a comparação real, nos diz que se ultrapassou a velocidade máxima sem motivação, pois os jogos não valiam nada. E aí, perder a carteira seria demais?

  4. Na Fórmula 1 NÃO VALE O RESULTADO DA PISTA QUANDO EXISTE IRREGULARIDADE!
    Se o carro do piloto que vencer a prova for constatado que pesou menos que o peso mínimo o piloto é desclassificado!
    Isso é justiça esportiva, igualdade de condições!

  5. dê um Globo para cada um e uma vontade de c&¨%$r incontrolável. O Flamenguista de esquerda lê a parte de esportes e limpa a bunca com economiapolítica. O Tricolor de direita lê a parte de economiapolítica e limpa a bunca com a de esportes.

    Coitado dos outros dois. O Flamenguista de direita tem as duas partes para ler, mas não tem com o que limpar a bunca. O Tricolor de esquerda tem as duas para limpar a bunca, mas não tem o que ler.

    1. Genial !
      Agora entendo porque sempre que vou ao banheiro me falta vontade de ler e me sobra papel pra me limpar.

      ST

  6. Uma coisa que ninguém comenta é o “sumiço” do jogador e do técnico da Portuguesa. Ninguém fez uma pergunta sequer pra esses dois. Estão blindados pois sabem que tem coisas a falar.

    1. Pois é, né?!
      KD uskara?!!!!
      Fosse o FFC o errado na situação, isto é, livre de rebaixamento e podendo cair, o que iria ter de “paparazzi” correndo atrás dos mais diretamente envolvidos para darem suas versões (Jayme, André Santos, Guto e Heverton) … JN, Fantástico, Ana Maria Braga, etc. iria ser pouco…

      Parabéns Catalano, simples, direto e objetivo!

  7. Uma última reflexão: sendo o Sistema Globo o alvo do ódio de toda a esquerda brasileira, como se comporta um flamenguista de esquerda?

    As pessoas associam Flamenguistas e Corintianos a esquerda por serem times “populares” e Fluminense e SP a direita por serem times de elite.

    Mas no futebol, nem tudo é o que parecer ser, e os times populares na verdade são os “opressores”.

    Temos 4 pessoas, o Flamenguista de Direita, o de esquerda, o tricolor de direita e o de esquerda.

    *** Service…

Comments are closed.