Espetacular: deu liga! (por Marcus Vinicius Caldeira)

Virada sensacional! Espetacular!

O tetra campeão voltou e em alto estilo.

Bastou escalar o time titular e Abel voltar com o 4-2-3-1 tetra campeão do ano passado para o time ser aquele time incisivo, de muita marcação e domínio do jogo. A novidade, ontem,  em relação ao esquema campeão de 2012 é que o time pressionou no ataque o tempo todo e não ficou apenas tentando o contra-ataque. E o time jogou muito.

Do começo do primeiro tempo até o final do jogo, fomos soberanos na partida. Marcamos muito, não sofremos pressão e tivemos a chance de sair com dois a zero no placar se não fossem as chances disperdiçadas por Nem e Thiago Neves, ambas sem goleiro. A do Nem, então, foi de doer: chutou na trave com o gol vazio. O time atuou com muita pegada, de tal forma que quando o time atua assim dificilmente perde. É um time muito técnico, e aí, juntando a garra, fica imbatível!

Mas é aquele velho ditado: quem não faz leva. O time teve várias oportunidades no primeiro tempo, criou muito. Nem e Thiago Neves conseguiram perder gols que até minha falecida avozinha faria. E na única falha de marcação do time Leandro Euzébio decidiu fazer linha de impedimento e voltou atrás ao ver que não daria. Já era tarde, deixou o atacante livre para dominar e marcar. Placar totalmente injusto pelo volume de jogo do Fluminense.

O time voltou pro segundo ainda mais pilhado e disposto a virar o jogo. E tricolores, quando este time joga assim, dificilmente perde!

O volume de jogo continuou intenso e os ataques constantes. Nem parecia querer se redimir do gol perdido. Fred começou a aparecer mais no jogo e a voltar para buscar bola. Thiago Neves estava bem;  Edinho e Jean dois leões no meio. Deco é que ainda não jogou o que sabe, mas ajudou.

Lá pelos vinte minutos, Abel mexeu muito bem tirando Eusébio e colocando Rhayner. Edinho foi pra zaga e o esquema virou um 3-4-3. E deu certo a ousadia! Primeiro porque Rhayner entrou bem. Segundo, porque conseguimos a virada. O primeiro gol saiu dos pés de Nem que após bela troca de passes, e passe de peito do Fred, deu um pombo-sem-asa indefensável para o goleiro.

Abel mexeu de novo e bem. Tirou Deco e colocou Wagner. E o camisa dezenove que acabara de entrar marcou o gol da virada. Perfeito!

O nosso treinador, em noite iluminada, mexeu bem de novo, após a virada. Sacou Thiago Neves e colocou Anderson, voltando Edinho para o meio e o esquema pro 4-2-3-1. E o time tocou a bola até o fim!

Excelente vitória numa hora mais que propícia. O time finalmente deu liga e o fez quando mais precisa: jogos decisivos. Este elenco e Abel são assim: quando chamados à responsabilidade eles não falham.

Se jogarmos assim contra Vasco iremos para as finais da Taça GB e em final este elenco é demais, se supera!

Noite de gala! Que venham as decisões! O time deu liga. Vamos pras cabeças!

Marcus Vinicius Caldeira

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

7 Comments

  1. Amigos, nem tanto ao mar, nem tanto à terra, dizem os sábios prodigiosos. Caldeira, sempre de um fanatismo puro, genuíno, que contagia até os mais pessimistas, qualidade dele; o companheiro Cestari , a quem pessoalmente não conheço, está o que chamamos às vezes de “azedo”, o que escreve é público e nos fornece nas entrelinhas parâmetros de análise, parece desconfiado demais do time, não adianta imaginar o Flu jogando como um Real Madri ou Barcelona, por que o Flu sempre jogará como Fluminense, não é time de grande espetáculos ou goleadas, é quase uma marca – falo isso depois da máquina tricolor – que seja assim, resultados modestos em termos quantitativos, o que podemos exigir, e que não estava havendo, a meu modesto olhar, era comprometimento geral, faltava o Abel simplificar mantendo o que deu certo, não sei de 4-3-2-1, se 3-2-2-2-1, o que importa é o que o Flu foi valente o tempo todo, avançou um pouco o meio de campo, teve em Fred novamente uma referência, Nem jogou o tempo inteiro, e o cara perturba bastante qualquer defesa com sua correria, às vezes desenfreada; ter em Carlinhos e no Bruno contra-pesos no apoio ao ataque não tem jeito, isso não vai mudar, a defesa às vezes falha, mas alguém tem que falhar uma hora, se não o gol não sai, enfim, o Flu melhorou, a derrota de virada traz novo ânimo, mas não adianta achar que o Flu será o que não é, um time perfeito, de craques, por que nem todos os jogadores tem condições de aspirar a este posto, quem quer ver isso assista os jogaços da Champions League. Vamos em frente, sempre, com humildade e garra, o restante vem como consequencia disso. STT, Waldir Barbosa Jr.

  2. Eu não vi nem o time que jogou muito e muito menos o time sem tesão que companheiro comentou abaixo.

    Com raça o Flu certamente jogou, no primeiro tempo achei muito recuado, esperando para sair na boa enquanto o time deles não se mortrava agressivo nem para atacar nem para defender. Tanto é que tivemos apenas 3 chances e só uma absolutamente clara (alias, que gol perdeu o Nem!!)

    No segundo tempo o Flu se postou mais a frente e ficou claro que a vitória viria, era questão de tempo. Achei que o Flu jogou bem, realmente foi soberano em campo e foi guerreiro (como normalmente é), só não vi esse massacre pq concluimos poucas vezes, não me lembro do goleiro deles fazendo grandes defesas…

    Valeu muito a vitória, calou a boca de muita gente da Fla-Press e da Tricoleba-Press. Alias, esses tricolebas conseguem ser mais chatos… não entendo a implicancia com o Abel! será que eles estão esperando o Rinus Michel ou o Guardiola ? MALAS!

  3. Vou discordar de você, Velho. Não achei que o time jogou isso tudo não. Achei que, diante de um adversário que dava espaços e marcava mal, não conseguimos impor com tranquilidade nosso jogo.

    Vi o time nervoso no começo de jogo e até mesmo abatido pelas críticas. Sendo que a melhor característica do grupo é a frieza, é ser cascudo.

    O Abel mexeu no desespero e o Rhayner foi jogado no ataque com todo mundo afunilando. E depois da virada, que veio com falhas clamorosas da zaga adversária, recuamos demais novamente e quase tomamos o empate.

    Deco não esteve bem, a zaga foi insegura, Edinho estava em outro fuso horário, Jean errou passes fáceis e fez faltas bobas, Thiago Neves se apresentou mais, mas está se burocratizando no meio (jogou bem o começo do segundo tempo), Carlinhos continua pirilampo e o Bruno… Perdi a paciência com o Bruno.

    Não acho que estejamos pavimentando um caminho de flores não…

  4. Marcus, sinceramente não vi tudo isso…time sem tesão alguma, não sei se iremos longe esse ano.

    Laterais que não acertam cruzamentos;
    Zaga batendo cabeça;
    Edinho pesando 1 tonelada;
    TN nem precisa falar, está com ovo de avestruz naquele lugar;
    Deco errando tudo….

    enfim não vi aquele coração na ponta da chuteira que o Wagner disse em uma enrevista durante a semana…..

    Torço por uma melhora no geral, pois nosso elenco é milionário e capaz de dar a volta por cima.

    Pra mim ainda tá enganando demais

    st

Comments are closed.