Especulações II (por Marcelo Vivone)

Na coluna da semana passada abordei o tema que mais interessa ao tricolor nessa época do ano: as especulações. Nessa semana continuo a tratar do assunto, mas, é claro, com as devidas atualizações.

Quem leu a coluna na semana passada sabe que não tinha a preferência pelo dentuço e, portanto, para mim, trata-se de uma boa notícia a divulgação de sua permanência no galo mineiro. Mas é importante que o time se reforce nesse setor para a temporada que vem por aí.

Nesse momento, começo a ficar preocupado com essa questão do meio de campo, pois não vejo nenhuma contratação em estágio avançado. Fala-se em Conca, predileção de 11 em cada 10 tricolores, mas acho muito difícil que essa negociação (se é que há alguma) se concretize.

Ventila-se que uma boa oportunidade de trazer o Conca seria com uma possível negociação do TN com o Milan. Pelos valores divulgados e pelo que jogou o TN durante todo o ano, acho de seria um ótimo negócio vender esse jogador para trazer o argentino. Mesmo que os 2 não atuem da mesma forma e na mesma faixa de campo, o que gera a necessidade de adaptação no jeito atual de jogar, para mim essa “troca” valeria muito a pena.

Ainda no meio de campo, outra ótima opção e também difícil de ser concretizada é a vinda do também argentino Montillo. Como falei na semana passada, depois do Conca, essa seria a minha opção. O problema nesse caso são também os valores envolvidos nas negociações e os vários concorrentes brasileiros (São Paulo, Santos e Grêmio).

Um setor que muito me preocupa e que já tinha esperança desde o final do ano passado que seria reforçado é o da zaga. Quem teve a paciência de acompanhar as minhas colunas desde o início do ano sabe que não tenho confiança em Gum, Euzébio, Digão e muito menos Anderson. Venho defendendo também maior oportunidade para os meninos Elivélton e Wellington Carvalho, mas não acho que eles devam ser lançados num torneio como a Libertadores.

Continuando na zaga, minha opinião é de que um jogador com grande técnica e muita experiência deveria ser contratado para o setor. Como não é possível trazer o Thiago Silva, acho que não sobra outro com essas características e passo a contentar-me com um jogador melhor do que os que temos lá, e aí já não acho que seja tão difícil de achar alguém. Fala-se do Anderson Martins. Não sei se é bom nome, pois não me lembro de seu futebol. Gostaria muito que fosse o Miranda, mas esse está bem no Atlético de Madrid e também não vem. E o Lúcio que está insatisfeito com a reserva na Juve e pediu para ser negociado? Aprovo desde que esteja em boa condição física.

As laterais são também 2 posições carentes do time. Na lateral direita, precisamos de um jogador que venha para ser titular. Parece que o clube já fechou com o lateral Nei, do Internacional. Achei uma péssima escolha e não o acho melhor do que o Bruno. Se essa contratação for realmente confirmada na semana que vem, será a minha primeira decepção do ano de 2013. Tomara que ele não esteja contratado e que, se estiver, queime minha língua.

Na lateral esquerda temos, em minha opinião, o melhor lateral esquerdo atuando em gramados brasileiros. Para trocar o Carlinhos por outro jogador, somente se fosse o Marcelo ou o Rafael. Mas essas são mais exemplos de negociações impossíveis. Mas creio que precisamos sim de um jogador que faça sombra para o nosso lateral vagalume. Creio que deveríamos devolver o Carleto ao São Paulo e pensar em outro nome.

Por fim, traria também um bom 1º cabeça de área. Aqueles que me acompanham sabem que não aprovo a presença do Edinho no time titular. No elenco atual, o titular seria o Valência. Mas a preferência do nosso treinador pelo Edinho é bastante conhecida e esse é um setor que não tenho muita esperança de que alguma coisa aconteça.

Sei perfeitamente que trazer qualquer grande jogador é sempre muito complicado e que a Unimed tem por hábito fazer contratações oportunas, em que não tenha que dispender muito dinheiro. Por outro lado, nosso patrocinador pagou R$ 16 milhões por TN e 8 milhões por Sóbis no ano de 2012.

Para 2013, acho que as prioridades são 2 grande jogadores, um para o meio e outro para a zaga. Com pelo menos essas aquisições pontuais, nossas chances de sucesso no torneio continental seriam elevadas a patamares nunca antes alcançados, mesmo se comparado ao ano de 2008. Teríamos um time ainda melhor que o de 2012, com a vantagem de ter todos os setores equilibrados, conjugado com a grande experiência que o time e, principalmente o clube e a torcida, adquiriram em disputar o torneio continental desde o ano de 2008.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: conversavariadaw.blogspot.com

Contato: Vitor Franklin

5 Comments

  1. Vivone basicamente é isso mesmo, Bruno tem que ser trocado urgente e pra mim qualquer um é melhor que um lateral que cruzou 3 bolas no campeonato inteiro, Sóbis está morto fisicamente falando, TN eu gosto pois consigo ver ele da maneira que ningué vê ele preocupa e atrai marcação para Fred ser o que é… Agora na cabeça de área acho um exagero querer contratação, o único ali que poderia ser titular seria Paulinho do corinthians, fora isso temos 4 cabeças de area que seriam tutulares em qualquer time do Brasil, no resto é isso mesmo Conca Conca ole ole ole olá ….

    Abs,

    Jorand

  2. Se o papo é sobre especulações, vale lembrar que 2 bons nomes foram cogitados para a zaga: Anderson Martins e Felipe Santana, que está há bastante tempo na Alemanha e talvez fosse a oportunidade de voltar ao Brasil e ter a visibilidade necessária para chegar a seleção, e tem bola pra isso, se comparando com quem vem sendo chamado para a função, à exceção de Thiago Silva, o Monstro, logicamente.
    Quanto á LD, talvez o Bruno deslanche este ano, Mariano também demorou a se enquadrar, mas vejo com ótimos olhos o Luis Ricardo da Lusa, que por ter começado como atacante, e deu provas desta capacidade no gol que fez domingo no Beira-Rio, poderia ser opção até para reserva do Wellington Nem. No mais, a espera por Conca e outra sugestão, o jovem Gabriel do Bahia, que certamente faria melhor a função de meia-atacante do que o caríssimo Thiago Neves, que outrora decisivo e craque do time, passou a ser “jogador tático”, simpática denominação para quem não é mais sombra do que foi no passado, pior, passado recente e mulambo, quando carregou o time na costas, jogando por ele e pelo dentuço ao mesmo tempo.

  3. Pois é Vivone, já faz algum tempo que começou a temporada de especulações no Flu. Nosso tricolor é o time da moda e empresário tentando colocar jogador no time é o que não falta. No meio do tiroteio fica a torcida sem saber o que vai acontecer. Até boa parte dos tricolores mais lúcidos já dava como certa a vinda do R49. Coisas do futebol.

    Só vou comentar alguns nomes de posições que vc e o pessoal acima citou.

    Zaga: como vc sabe, defendo o Elivélton desde o início do ano, mas acredito muito no Gum e acho que o Leandro Euzébio traz mais alegria que tristeza. Wellington Carvalho tem enorme potencial, mas ainda tem que comer muito feijão. Digão é sempre uma incógnita e o Anderson nem deveria estar no Flu. O nome do Anderson Martins é comentado nas Laranjeiras desde que jogava no Vasco. Alguém experiente como o Miranda ou o Lúcio (que é tricolor) seria excelente para ajudar no crescimento dos garotos.

    Lateral: Nei 100% no Flu. E de lá podia ter vindo o lateral esquerdo tb.

    Cabeça-de-área: Cícero ainda é uma possibilidade. Ele e Jean seriam facilmente nossos “Ralph e Paulinho”. Marcam, saem jogando e finalizam.

    Meia: estamos todos torcendo para ter o Conca, mas toda essa confusão pode chegar à Fifa e fazer com que ele fique sem jogar um tempo. Montillo virou leilão e apesar dos números divulgados, uma negociação por jogadores do Flu seria o melhor pro Cruzeiro de hoje. Ainda mais esses que só tiveram pequenos brilhos ocasionais. A seguir cenas…

    ST!

  4. Caro Vivone,

    Concordo com quase todas as suas colocações. Porém, tenho ressalvas.

    Quanto à nossa zaga, assino embaixo. Necessitamos urgentemente de um zagueiro mais técnico do que os que lá estão, pois, Gum e Leandro Euzébio são grandes guerreiros. Só.

    Se tivemos a melhor defesa do campeonato deve-se, principalmente, ao Cavalieri, uma vez que operou verdadeiros e milhares de milagres. Poderíamos ter levados vários gols em algumas partidas!

    Nas laterais, também concordo. O Bruno é fraquíssimo no apoio, se é que ele sabe o que isso significa. Mas, na defesa não costuma deixar espaços. Na esquerda, tenho sérias ressalvas ao Carlinhos.

    Acho que ele possui boa técnica, vai com tremenda facilidade até a linha de fundo… só. Nunca vi alguém cruzar tão mal quanto este cidadão e o Mariano. Erram absolutamente TODOS os cruzamentos. E, na defesa, é fraquíssimo também. Toma passeio todos os jogos.

    Em minha opinião, precisamos de outro lateral esquerdo para brigar pela posição, pois, o baianinho está muito acomodado…

    No meio, não mandaria o Thiago Neves embora não. Acredito piamente que a engonha do Tinhoso desaparece am janeiro/2013. A partir daí veremos o TN jogando o fino novamente. Era um ano o prazo para se livrar da inhaca. Acabou.

    Quem eu analisaria profundamente se deveria continuar ou não é o Deco. Não discuto a imensa qualidade de seu futebol. É incontroversa a gigantesca qualidade. Mas, está valendo a pena?

    Tenho sérias dúvidas. Um jogador que disputou menos da metade dos jogos no brasileirão, que estava ausente no momento mais importante da Libertadores e que vive no DM… acho que já está com prazo vencido.

    Se vocês analisarem bem verão que o rendimento do time sem o Deco não caiu no brasileirão. Vejam os números.

    Temos que dar força ao Wagner, que já está se readaptando, trazer o Conca de volta e mais um meia de qualidade.

    É isso aí galera.

    ST, Luiz.

  5. Acho que Conca pode vir por 10 milhões,e que é o máximo que o Celso Barros investe nele,logico que Conca pode dar um dinheiro do seu bolso (uma possibilidade) mais acho que ele pode espera mais um pouco.lateral direita acho que Nei não é o jogador para vir para ser titular mais pode ser tonar. se o Conca não vim o Montillo pode ser o cara mais só com a saida do TN10 mais sera que o Milan e LOUCO para investir nele por 16 milhões,acho que talvez 12 Milhões seria bom por que ele se desvalorizou muito nessa temporada.um Zagueiro Anderson Martins.Seria bons reforços.

Comments are closed.