Os problemas do elenco curto (por Márcio Machado)

Cair no catastrofismo é tudo de que não precisamos agora no Fluminense. O que ocorreu na segunda diante do Paraná é consequência do time formado para a competição, com várias lacunas importantes. Sim, conseguimos as vitórias contra adversários difíceis também, mas todos os problemas que temos já eram conhecidos. Mesmo diante das limitações, esse elenco tem as suas soluções e talvez o Abel não as esteja utilizando em seu máximo.

Falando especificamente de segunda passada, faltou poupar mais o Marcos Júnior, utilizando Pablo Dyego e Mateus Alessandro – que são opções boas para a reserva (e substituição) dele, como a própria partida mostrou apesar da derrota. Pablo não tem tanta capacidade de finalização como o titular, mas possui maior velocidade. O Resolve poderia ter descansado em alguma partida fora de casa, especialmente onde nosso jogo tem de ser especialmente reativo, para não falar de Curitiba, onde o retorno foi claramente precipitado, perdendo uma opção importante para uma sequência difícil e exaustiva antes da Copa.

O elenco tricolor é fraco é desequilibrado; curiosamente por isso, algumas posições passam sem sufoco pela maratona. O caso da zaga, que recebeu dois reforços, claramente está assim. O de volantes aparentemente também, embora eu estranhe o fato dos jogadores Ayrton e Douglas serem pouco utilizados quando Richard se arrasta em campo.

Então vem o problema: para meia ofensivo e centroavante temos pouco ou nada. João Carlos é esforçado, mas seu estilo pivozão pesado não combina com o esquema de jogo, dependendo demais da chegada de quem vem de trás. No momento não dá nem pra imaginar quem entraria no lugar do Sornoza – obviamente temos um problema em potencial.

Por mais que o ritmo pesado vá diminuir com a volta dos mata-matas após a Copa do Mundo, repito mais uma vez: um elenco balanceado precisará de um meia que passe confiança e, se possível, mais um atacante.

Se o Flu vai ter que negociar jogadores na janela, que seja com critério.

A Libertadores continua bem possível, é só a diretoria não atrapalhar muito.

Vamos para cima no Fla x Flu.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Imagem: pan

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres