Domínio amplo (por Marcelo Vivone)

Fluminense-Campeonato-Carioca-PerezFluminense-FC_LANIMA20150212_0191_3

Campo ruim, horário péssimo (digno de um campeonato comandado pela dupla rubens-eurico) e adversário muito fraco.

Resultado dessa sopa: Fluminense soberano, sem sofrer sustos, mas jogando um primeiro tempo fraco e uma segunda etapa melhor.

A distinção entre os tempos é explicada por um adversário aguerrido na primeira parte do jogo, enquanto ainda tinha gás. No segundo tempo, com os dois times desgastados pelo forte calor, sobressaiu-se a qualidade técnica do nosso time.

Por todas as circunstâncias do jogo, não dá muito para fazer considerações técnicas sobre os jogadores. Destaco apenas a participação do Edson. Nosso cabeça-de-área foi um leão. Parecia estar presente em todas as posições do campo. Deu consistente suporte à defesa e aos zagueiros, saiu jogando com passes precisos e ainda apareceu no ataque, especialmente em bolas aéreas. Edson a cada jogo vem se tornando um jogador fundamental.

Taticamente o time teve seu setor ofensivo prejudicado. É sabido que uma das condições básicas para qualquer ataque fluir é a movimentação de quem não tem a bola. E essa participação ficou evidentemente prejudicada pelo forte calor. O jogador acaba se poupando para aguentar os 90 minutos e o time fica com menos mobilidade.

A defesa, apesar de ter feito sua primeira partida sem sofrer gols, continua a não me agradar. Creio que não tomamos gol pela fragilidade do adversário e pela onipresença do Edson. Percebi também nesse jogo o mau posicionamento em especial da dupla de zaga. Quando se vê o atacante com a posse de bola em direção ao gol adversário e os zagueiros correndo atrás desse jogador é por que tem alguma coisa errada. E, mais uma vez nesse jogo, esse tipo de condição ocorreu, mais de uma vez. Nesses quatros jogos do campeonato tem ficado claro que o setor defensivo precisa evoluir bastante.

Mas, independente de erros, naturais pela reformulação do elenco, o importante é que estamos ganhando os jogos. Não importa se são times fracos ou não, a nossa parte está sendo cumprida. Somos líderes isolados e absolutos do campeonato.

Uma pena Robert ter sofrido a pancada e ter sido substituído. É preciso deixar o garoto jogar para que comece a desenvolver seu melhor futebol. Espero que na quarta de cinzas ele esteja de volta.

Federação do Rio

Triste ver o campeonato que outrora foi referência do futebol nacional, e que começou a ver seu ocaso justamente no período em foi dominado pela dupla “Eurico e Caixa d’água”, ser novamente dominado por essa estirpe. Essa de transferir o clássico entre Fluminense e Vasco para o moribundo Engenhão parece brincadeira de mau gosto. Pobre do futebol carioca.

Muito boa a alcunha de “Fezes” que o companheiro aqui do Panorama, Filipe Souza, deu para a FFERJ. Tem realmente tudo a ver com a dupla que hoje domina o futebol do estado.

“Espanholização”

Na Espanha, onde claramente tudo é montado para que Barcelona e Real Madrid ganhem todos os campeonatos, há forte movimento para que esse disparate seja minimizado.

Os demais clubes deram o prazo de um mês para que a federação obrigue a emissora que detém os direitos de transmissão do futebol daquele país a minimizar a diferença na distribuição de valores que recebem e o que é destinado a Barcelona e Real Madrid.

Os clubes simplesmente ameaçam paralisar o campeonato caso esse disparate seja mantido.

Na Inglaterra essa funesta pratica já foi extirpada há algum tempo.

Na contramão da tendência do futebol europeu, o que a rede esgoto de televisão pretende para o futebol brasileiro é justamente tornar Flamengo e Corinthians os únicos clubes com condições de ganhar os principais campeonatos do país.

Hoje esses dois clubes já recebem cotas bem superiores aos demais, mas a partir de 2016 o plano da rede de televisão é matar os demais clubes.

É preciso que as demais agremiações consigam se organizar e reivindicar que esse absurdo seja evitado, enquanto ainda há tempo. Mas tem que ser para ontem. Depois vai ser tarde para chorar.

Panorama Tricolor

@Panoramatri @Mvivone

Imagem: www.fluminense.com.br

#SejasóciodoFlu

pontos de venda

2 Comments

  1. É simples ñ assinem com a Rede Esgoto, os presidentes falam, falam, falam e ñ agem e ai isso acontece é só assinar com outra emissora e resolve-se tudo, veja o ex donCarnaval a luga abre as pernas e ai se perde o desfile das primeiras escolas, primeiro vem novela, Big Bosta, Zorra Toral(quem vê está merda, ô programinha ruim) e depois os desfiles, é só ter alguém de peito ñ oegar adiantamento e avisar, ano q vem é com a outra rede, e a TV ESGOTO, vai transmitir o ano todo Mulambo X Maloqueiros

  2. futebol carioca está uma zona, o brasileiro ídem, está desanimando acompanhar nossa maior paixão que é o futebol…não sei onde vamos parar…..lamentável tamanho atraso e retrocesso….

Comments are closed.