Dois anos de Abel

abelbragaOntem, Abel completou dois anos como treinador do Fluminense! Dois anos de muita dedicação, de conquistas de títulos, de decepções na Libertadores, mas sobretudo de competência e de capacidade de manter o time sempre brigando por títulos.

Abel, além de competentíssimo treinador, é de um caráter ilibado. Como ele mesmo afirma, quem ajudou a formar seu caráter e o livrou de coisas ruins foi o Fluminense. Abel é cria das divisões de base do clube, tendo chegado em 1968 e subido aos profissionais em 1971. Jogou até 1976 pelo clube, onde foi campeão carioca em 1973 e 1975.

De uma cultura invejável (toca piano muito bem e fala francês), Abel se formou em Educação Física e começou sua carreira de treinador no Rio Ave de Portugal.

Em 2005, treinou pela primeira vez o clube do seu coração! E logo conquistou o seu primeiro título: o de campeão carioca! Ainda em 2005 fez uma grande campanha com o Fluminense na Copa do Brasil, tendo perdido o título nas finais para o Paulista. No primeiro jogo contra o time de Jundiaí, fomos a campo sem cinco titulares, sendo dois deles os principais jogadores do time: Arouca e Diego Souza, cedidos à seleção brasileira numa patacoada da diretoria à época, que não pediu a liberação dos jogadores.

O ano terminou mal quando o Fluminense deixou escapar a conquista da vaga à Libertadores nas últimas cinco rodadas do Brasileiro daquele ano. O treinador foi demitido, para ser campeão da Libertadores e Mundial pelo Inter, provando que a diretoria tinha cometido uma burrada sem fim.

Depois de ficar anos na Arábia, e do Muricy, de forma calhorda, ter saído do Fluminense, Abel voltou para assumir o time em 2011 e desde então é o nosso comandante numa decisão acertada da nova gestão do clube. Logo de cara levou o time à terceira colocação do campeonato, tendo disputado o título até a penúltima rodada.

Mas, em 2012, veio a consagração! Bicampeão carioca e campeão brasileiro pelo clube que ama, numa campanha avassaladora com a conquista do título chegando com três rodadas de antecedência.

Muito cornetado por parte da torcida e amado por outra parte (eu me incluo nesta parte da torcida que o idolatra) Abel segue firme mostrando sua competência, caráter e disposição para conquistar títulos pelo seu Fluminense.

Amanhã, o Fluminense entrará em campo muito desfigurado para enfrentar o Goiás. Além dos desfalques que tinha, surgiram quatro de última hora. Ainda sim confio no treinador para armar o time em campo e conseguir uma vitória importantíssima que pode até nos levar à liderança do campeonato.

Que o time dê este presente ao Abel!

E que Abel se torne o nosso Alex Ferguson e fique mais vinte anos conquistando títulos pelo Fluminense!

Abel Forever!

 

1995 - O Campeonato do Centenário
1995 – O Campeonato do Centenário

2 Comments

  1. vira virou tricolor…tem que respeitar o Time de Guerreiro

    st…..se não for sofrido não é FLUMINENSE!!!!!

Comments are closed.