Defesa do cinturão (por Marcus Vinicius Caldeira)

sugar

Hoje, começa o campeonato brasileiro para nós tricolores. Campeonato este em que somos os atuais campeões e que, portanto, se fosse uma luta de boxe diriam que estaríamos lutando para defender o cinturão ou defender o título.Nos últimos três anos temos sido protagonistas deste campeonato embora a mídia ignore isso solenemente e a cada novo ano eleja um novo favorito ao título excluindo o Fluminense. Em 2010 fomos os campeões, em 2011 ficamos em terceiro só saindo da disputa do título na penúltima rodada e ano passado, fomos campeões de novo. Por isso tudo não é à toa que estamos em primeiro colocado no novo ranking de clubes da CBF que leva em conta só os últimos cinco anos em competições subordinadas a ela.

Estamos no topo!

Este campeonato é muito difícil, uma vez que raros campeonatos nacionais no mundo se iniciam com uns dez times postulantes ao título. Em verdade, só argentino é que se aproxima de algo assim. E a cada ano pode pintar uma surpresa: um time que ninguém dava nada por ele ir lá e disputar o caneco. Já tivemos os casos de São Caetano, Atlético Paranaense, o Vasco em 2011…
O Fluminense entra como um dos favoritos este ano, afinal é o atual campeão e manteve o seu elenco campeão fazendo apenas contratações pontuais. Embora o time esse ano ainda não tenha dado liga. Ano passado nas finais da Taça Guanabara o time já tinha dado liga para não perdê-la mais até o final do ano.

Este ano, sabe-se lá por que motivo, o Abel mudou o esquema vitorioso de 2012. Saímos do 4-2-3-1 para o 4-3-3 (esquema do Corinthians campeão do mundo) e o time ainda não encaixou. Some-se a isso, o fato de algumas peças como Wellington Nem e Thiago Neves não estarem bem e termos perdido o Deco e por aí dá para explicar a pífia campanha no carioca e as dificuldades que estamos tendo na Libertadores.

Ainda sim, confio muito nesse time, tanto na Libertadores e principalmente no campeonato brasileiro onde o elenco (e não o onze) faz diferença… e nós temos elenco.

O campeonato é longo e poucos times têm peças de reposição como a gente. Além disso, o Fluminense aprendeu a jogar este tipo de competição e principalmente joga fora de casa como se estivesse jogando em casa (embora este ano ainda não tenhamos casa). Isso faz muita diferença!

Por isso tudo, entendo que vamos defender bem o título e rumar para o penta campeonato nacional. Começamos a jornada, hoje, contra o Atlético Paranaense em Macaé e jogando com time reserva para poupar jogadores para o confronto decisivo contra o Olimpia, quarta, pela Libertadores. O jogo é difícil como serão todos os jogos neste campeonato. Não tem moleza. Tem que entrar os trinta e oito jogos com a faca entre os dentes.

Que nossos reservas, hoje, possam dar conta de ganharmos o primeiro jogo!

Partamos para o penta campeonato!

###################################

Um prazer, uma honra e uma dádiva ter tocado ontem com o meu Grupo de Sambas de Enredo no Fluminense Football Club. Gostaria de agradecer ao pessoal da Flusócio pelo convite e em especial ao tesoureiro do Fluminense, Fábio Dib. Espero que tenham gostado e que possamos voltar mais vezes.

###################################

Pra quem não sabe, a figura da foto se chama Sugar Ray Leonard, o maior do boxe que vi lutar, embora eu tenha pego ele já no final de carreira.

 

ANUNCIO 1995

1 Comments

Comments are closed.