Contas e combinações (por Rods)

Contas e combinaçõesMuitos esperavam um empate e alguns esperavam a vitória. Mas tivemos que engolir uma derrota que, apesar de pelo placar mínimo, foi um tremendo golpe para todos os tricolores. Nenhum pontinho a mais e uma exibição digna de envergonhar até a mais compreensiva das mães. Mas já foi, ficou pra trás como outras várias e não podemos mais investir nenhum esforço no “se”. Nossa missão é pensar adiante. São dois jogos e diversas combinações. Esperar qualquer tipo de atitude de terceiros é apostar na decepção, é a pior das situações.

Mas o que fazer se o time não inspira confiança? Contas!

Torcer para que o Flamengo seja campeão da Copa do Brasil. Essa talvez seja a mais triste das hipóteses que listarei aqui, mas a verdade é que não podemos nos dar ao luxo de secar a mulambada, ver o Atlético Paranaense se retirar do Campeonato Brasileiro e entregar o jogo da última rodada para o Vasco. Nisso ainda entra o interesse deles em prejudicar o Coritiba. É de dividir o coração, mas torcer pelo título rubro-negro pode ser sinônimo de torcer pelos interesses tricolores.

Torcer para que o Botafogo vença os dois próximos jogos – sim, isso significa vê-los na Libertadores ano que vem. Joga contra Coritiba (fora) e Criciúma (casa). O que mais posso dizer? São dois adversários diretos na luta pela sobrevivência. Enquanto o time paranaense parece ter perdido suas forças, o catarinense recuperou fôlego nas últimas rodadas. Não podemos vê-los somando pontos.

Torcer para que a Ponte Preta ainda sonhe em se salvar e que o Grêmio não chegue à última rodada já classificado para a Libertadores. Os dois são os últimos adversários da Portuguesa, que pode chegar aos 50 pontos.

Apesar de estar com 46 pontos, não acredito que o Internacional deva ser incluído nos cálculos. Deve empatar com o Corinthians (fora) e vencer a Ponte (casa).

E a mais difícil: torcer para que o Bahia vença ou para que o Bahia perca o jogo contra o Cruzeiro? A primeira hipótese deixa o time baiano tranquilo e pode facilitar a nossa vida, enquanto a segunda pode nos proporcionar uma verdadeira guerra em Pituaçu. E não se enganem achando que verão o mesmo Cruzeiro que amoleceu para o Vasco. Justamente por causa da polêmica e também por ser o jogo da entrega da taça, é bem provável que o Campeão Brasileiro de 2013 queira fazer exibição de gala.

Ainda quanto ao Bahia, mesmo que perca ou empate, podemos dar a sorte de chegar ao confronto precisando apenas de um empate que garanta o lugar dos dois na elite. Aí o mais provável é um empate entre compadres. Eu não me importaria em atrasar o início do jogo e ter que pagar multa em troca de saber dos outros resultados.

Tá aí o quadro tricolor para os matemáticos de plantão. Obviamente, o ideal é vencermos Atlético-MG e Bahia para nos garantirmos com 48 pontos, sem ninguém para nos alcançar e nem comemoração dos rivais. Mas vai saber…

Enfim, faça as contas. Pense, calcule, inverta, projete resultados, mas não deixe de torcer. Acredite: a torcida tricolor pode ser a única salvação do time. Nunca se esqueça de que o Fluminense somos todos nós.

ST!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @Rods_C

Foto: Nelson Perez / Fluminense F.C.

Prezado (a) leitor (a), é sempre uma honra a tua presença aqui, bem como os comentários que podem ser tanto elogiosos quanto críticos ou divergentes – tudo altamente salutar. Contudo, atendendo aos procedimentos estabelecidos no PANORAMA em prol da excelência literária que marca este sítio, não serão publicados comentários ofensivos ou lesivos à imagem de terceiros sob qualquer espécie. O mesmo vale para comentários em caixa-alta. Os cronistas respondem juridicamente por suas publicações. Divergência nada tem a ver com estupidez e grosseria. Muito obrigado. 

fiel 38 anos festa

4 Comments

  1. RODS você me deixou com o coração dividido! Mas no terreno das hipóteses prefiro ganhar os dois jogos e que os mulambos que se danem…

    Mas no terreno da realidade… é muito sofrinense…

    ST!

    1. Rods comenta:

      é complicado mesmo, Nelson. Não consigo torcer pelo time de regatas e, obviamente, também prefiro simplesmente vencer os dois jogos. Infelizmente não é tão simples assim.

      Acho que seguirei o conselho de Marcus Vinícius Caldeira e irei ao cinema hoje à noite.

      ST!

  2. Estou muito dividido, mas prefiro ganhar as duas e ver o Fla se ferrar. Porém se a nossa permanência passar pelo título do Flamengo, que assim seja. Em 2009 nos livramos e eles levaram o Brasileiro. E daí? Fomos campeões no ano seguinte. O que me importa é o Fluminense!

    1. Rods comenta:

      grande Ernesto! Gostaria que nossa fase fosse tão boa como a sua…hehehehe

      Além das vitórias, você também está certo quando diz que não devíamos nos importar com o possível título da mulambada. O problema é levar isso pra prática.

      Abração e ST!

Comments are closed.