Apesar de tudo, ainda confio no Flu (por Paulo Tibúrcio)

A sequência de jogos e a desconfortável posição do Fluminense na tabela trouxeram muitas aflições para a torcida tricolor, manifestadas das mais variadas e estranhas maneiras. Do desespero à resignação, passando pelo protesto da torcida (legítimo, na minha opinião) e pelo estranho sentimento de regozijo daqueles que torcem por uma terra arrasada nas Laranjeiras para buscar benefício próprio, ainda que às custas do futuro do clube.

Acompanhei as manifestações nas redes sociais e entre grupos de amigos. A maioria das mensagens são desesperançosas. Da minha parte, sigo preocupado, porém, longe de entregar os pontos. Ainda que existam muitos motivos para nos deixar insones, também há condições que, se bem utilizadas, nos podem ser favoráveis.

Sofremos quase todo este ano tentando aquirir um padrão de jogo, mas fomos prejudicados por contusões e outros problemas. Com um campeonato corrido como o Brasileiro, mal dá tempo de treinar. Portanto, esta semana será bem-vinda para o time pôr a cabeça no lugar e acalmar os ânimos. Também servirá para Abel repensar a forma do time jogar e realizar treinamentos para corrigir os erros.

A tabela não está ruim. Serão sete jogos em casa. São partidas que o Fluminense tem todas as condições de conseguir resultados favoráveis, inclusive nos clássicos. Quanto a estes, o jogo contra o Flamengo será crucial. O time da Gávea está em uma fase melhor, porém, este fator deixa de ser o mais importante em um Fla x Flu. Se o time entender o significado e a mística deste jogo, pode ser uma grande oportunidade para se iniciar uma reação.

No fechamento do texto, dois fatores que podem ajudar. Primeiro, a quitação das pendências financeiras com os jogadores, eliminando uma fonte de insatisfação. A segunda, ainda a se confirmar, é a possível condução de Carlos Alberto Parreira para o cargo de vice-presidente de futebol. Depois de uma semana atribulada, com vazamentos, declarações infelizes e manifestações oportunistas nas redes sociais, seria o nome ideal para estabilizar o ambiente.

Claro que nada disto terá valor se nao houver comprometimento das partes interessadas. O time precisa se comprometer com os resultados, o clube precisa oferecer um ambiente favorável e a torcida deixar a vaidade de lado e apoiar o Fluminense nesta reta final. O Maracanã é nosso campo de batalha e estão todos convocados.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @paulotiburciojr

Imagem: bit

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

 caracteres