Conca fica… e Fred, Wagner, Jean, Gum etc… (por Marcus Vinicius Caldeira)

concaunimed

1.

Com o anúncio por parte da Unimed que  não patrocinaria mais o Fluminense, a imprensa esportiva brasileira tratou de decretar uma debandada de jogadores do clube, uma vez que, na visão míope deles, o Flu não teria mais arcar com os altos salários e qualquer coisa do gênero.

Pois bem, quase um mês depois da empresa de plano de saúde – em péssima situação financeira e com um dacroniano plano de reestruturação junto à ANS – roer a corda e romper com o Tricolor das Laranjeiras, foi embora apenas quem tinha que ir, ficou quem tinha que ficar e sete jogadores mapeados pelo departamento de futebol foram contratados.

Além disso, o Fluminense renovou com Gum e Cavalieri por mais quatro anos. Ou seja, aquele clima de terra arrasada preconizado pelos urubus da imprensa nem de longe é o quadro atual do clube.

O Fluminense vinha se preparando para esse momento. Embora não esperasse que fosse agora (a diretoria estava se preparando para o rompimento em fim de 2016), o clube agiu rápido e conseguiu um patrocinador master. Além disso, está ancorado por uma armadilha que o próprio Celso Barros criou ao gerar contratos de imagem direto com os jogadores com valores altos, inclusive de multa.

Por mais que o ex-mecenas vá a imprensa chorar as pitangas, por mais que tenha tentado passar o rival, por mais que diga que vai fazer e acontecer, ele está amarrado aos contratos de imagem com os jogadores. O desespero é tanto que ventilou que o Fluminense oferecesse as mangas, coisa que foi feita antes do rompimento a Unimed, vá saber lá por qual motivo não aceitou. Agora é tarde, até porque o clube está às vias de fechar outro patrocínio para as mangas.

Sigamos em frente com serenidade e em busca de solução para o clube.

Enquanto isso Celso Barros, que continue esperneando na imprensa igual a uma criança mimada que perdeu seu brinquedinho preferido.

2.

Hoje, mais uma coletiva sensacional do Mário Bittencourt explicando didaticamente tudo, contratos, direito de imagem, direitos federativos, direitos econômicos, para uma plateia de jornalistas incapazes e que só falam abobrinhas. Teve jornalista que até gaguejou ao fazer perguntas.

Vamos aos principais temas abordados:

Sobre Wellington Silva

“Wellington Silva havia opção de compra do Inter. Informação é que o Inter exerceria. Começamos a montar o elenco sem contar com ele. Chegou 31/12, o Inter não exerceu a opção e retornou. Já estávamos com o número de atletas fechado. Estamos em conversa com o representante para ver se existe possibilidade de reencaixá-lo em outro lugar. Se não houver, será integrado depois”.

Sobre Samuel

“Samuel a gente conversou e disse que gostaria de tentar ser titular em outro clube, assim como fez com o Goiás. Temos Fred, Walter… Estamos conversando com o Samuel. Houve chance de ir para o exterior, mas ainda não se concretizou. Combinamos a mesma coisa com ele. Se não sair, volta depois dos EUA”.

Sobre Matheus Carvalho

“Matheus Carvalho já tinha a chance de sair, mas o Cristovão pediu para dar mais uma olhada. Mas temos muitos atacantes e o representante nos pediu para ele ficar no Rio porque está vendo uma possibilidade de outro clube. Só tem vínculo por mais seis meses com o Fluminense”.

Sobre Fred:

“Pelo que entendi pelas declarações dele, segue conosco. Se apresenta nos EUA. Acho que as declarações dele são no sentido de continuar até depois de 2015 e encerrar a carreira aqui. Gostei do que ele falou. Obviamente que temos todo ano de 2015 para construir a permanência dele. Felizes de ele entender esta nova realidade. Belíssima história no clube”.

Sobre Conca:

“Se ele recebeu proposta de algum clube, ela não foi repassada a nós. Se fizeram, é aliciamento. Ele ainda tem dois anos. Sobre o que tem se falado, acho especulação pura. Só o Flamengo oficializou. Dizem que o Corinthians fez proposta ao antigo patrocinador. A nós não fez”.

Proposta do Flamengo para o Conca

“Sobre o Flamengo, recebi uma ligação do presidente Celso Barros me informando que o Flamengo faria a proposta. Entendi que o Flamengo conversou com ele primeiro. A proposta se confirmou. Rodrigo Caetano fez, de forma correta, escreveu uma proposta via email. Nós de pronto recusamos. Isso o que tivemos de real”.

Ainda sobre o Conca

“Repito: Se o Conca recebeu proposta diretamente, ele que tem que falar”.

Sobre folha de pagamento do futebol:

“Quando se fala de folha, normalmente falamos só sobre jogadores. Eu, quando falo, me refiro a departamento de futebol inteiro. Dizem que o Flu só paga 20%, mas se esquecem que temos um funcionamento diário que sempre foi do clube. Viagens, funcionários… tudo isso”.

Sobre a saída da Unimed

“O Fluminense veio se preparando para a saída da Unimed, e hoje temos um orçamento enxuto para trabalhar nessa nova realidade.”

Sobre o atraso da Unimed:

“Os valores são de direito de imagem, de caráter civil. Isso tem que ser perguntado aos jogadores. Eles que estão sem o recebimento. Do ponto de vista técnico, não podemos fazer nada. Não podemos cobrar por eles. Dentro do dia a dia, vamos tentar cumprir nossas obrigações com a nossa parte (salários)”.

Ainda sobre o Conca:

“Se ele manifestar o desejo de sair, o que não fez, e no futuro a operação agradar ao Fluminense, sim (pode sair). Senão, não é possível”.

Walter

“A permanência nunca esteve atrelada ao empréstimo. A negociação tem a ver com a compra dos direitos econômicos”

Sobre contratos

“Contrato de direito econômico é diferente de contrato de imagem!”

Contrato de imagem

“Unimed tem contrato de imagem com os jogadores. Ela tem! Tem contrato! Pode colocar uma foto dos jogadores no elevador da Unimed”

“A relação contratual é entre jogador e Unimed. O Fluminense não é contratante nem contratado”.

“A informação oficial dito pelo presidente da patrocinadora é que os contratos serão cumpridos. Existe o atraso. Mas acredito que seja decorrente”.

3.

O elenco se apresentou em Laranjeiras hoje para exames, testes físicos e para o começo da temporada.

Fred, Conca e Wagner se apresentam na Florida onde o Fluminense iniciará sua pré-temporada e participará da Florida Cup com Corinthians, Bayer Leverkursen e Colônia.

Gum e Cícero se recuperando de lesão estão fora dessa pré nos EUA e Marlon não também, pois estará com a seleção sub-21.

4.

O clube está iniciando uma nova em sua etapa após 15 anos acostumados com o dinheiro farto da Unimed. Peter acertou em cheio ao escolher Mário Bittencourt e Fernando Simone para comandarem o departamento de futebol. Serão tempos de vacas magras, mas na crise é que surgem as oportunidades.

É claro que os contratos de imagem dos jogadores com a Unimed ainda permitem que estes permaneçam no clube e esta fará tudo pra vender. Portanto não podemos ficar acomodados. Temos que correr atrás de novas fontes de receita.

É momento de união, de fé e de uma corrente positiva para que acertem no trabalho. Toda crítica é bem vinda desde que seja construtiva e não tenha finalidades eleitoreiras. Afinal, a eleição está muito longe ainda.

5.

Fred, Conca e outros estão com uma poupança gorda: as penalidades caso a Unimed rompa os contratos com eles.

Estão tranquilões.

Epílogo

Espero que o Fluminense use a volta do Conca para associação em massa. Se com o craque pedindo a torcida não se associar, aí é melhor desistir e procurar outras fontes de renda.

O ano de 2015 será de muita luta, mas também de muito amor ao tricolor.

É tudo ou nada.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @mvinicaldeira

Imagem: pra

2 Comments

  1. APOIADO…

    ÓTIMOS ESCLARECIMENTOS….

    A FLAPRESS TADINHA…QUE DÓ, QUE DÓ…

Comments are closed.