Como piorar uma situação? (por Zeh Augusto Catalano)

Murphy 5 – Nada é tão ruim que não possa piorar um pouco.

Esta semana passada nos mostrou vários exemplos disso. Somos humanos. Fazemos cagadas. Mas o problema normalmente não acaba na primeira besteira. Sempre tem alguém com uma ideia ou frase luminosa para piorar a lambança e com isso conseguir ainda mais mídia para a situação que se queria esquecer.

Você casado, juntado, namorando… já deve estar cansado de saber que depois de aprontar alguma, é melhor deixar tudo acalmar pra conversar com a madame de cabeça fria. Discutir a relação de cabeça quente pode resultar em pratos voando ou coisa pior.

Quarta passada, o Fluminense teve uma atuação pífia. Abel disse isso com todas as letras. Era a hora de baixar a bola, fechar as portas e discutir internamente o problema. Eis que surge, então, um clarividente: Thiago Neves. Claro que o time não jogou por culpa da torcida! Como não percebemos isso? E com isso, levantou de novo a fervura…

Quarta passada, a Gaviões da Fiel (sim, a Fiel deles) aprontou a maior da semana. Talvez do ano. Aí, no dia seguinte, a Confederação Sulamericana resolve punir o clube. Portões fechados até o fim do campeonato. Lindo né?

A Grã-Bretanha resolveu o problema da violência nos estádios há cerca de VINTE anos. Não é algo recente, com resultados duvidosos. O problema acabou. Não há mais alambrados ou fossos em volta dos campos ingleses. E Como conseguiram? Da forma mais simplória. Sujeito invade o campo -> cana! Pelos próximos x ANOS, ele tem de se apresentar em delegacia no horário dos jogos do seu time e só é liberado após a partida. Caso falte a uma única apresentação, a pena vira reclusão. Cadeia. Xilindró. Com isso, os hooligans e demais idiotas sem nomenclatura passaram a pensar 10 vezes antes de fazerem merda num estádio de futebol.

Por que não repetimos isso por aqui? Porque somos uma republiqueta de terceiro mundo. Porque a impunidade é o verdadeiro mal deste país. Ninguém, só o pobre, vai preso. Porque os celulares continuam funcionando de dentro dos presídios brasileiros e de lá a violência e o tráfico continuam a ser comandados aqui fora.

Voltando à semana, o que fez a Sulamericana? Portões fechados até o fim da Libertadores para o Corinthians. Lindo.  Punição rigorosíssima.

Passo seguinte da Fiel: todos à praça de entrada do Pacaembu. O bando de loucos vai pra porta do estádio na hora do jogo. A polícia paulista já está de orelha em pé. Imagine uma visitinha de uma torcida rival. Imagine se mil (não precisa mais do que isso para uma batalha campal) loucos resolvem entrar à força no estádio. Imagine se eles já não estão pensando nisso…

Agora, vamos piorar um pouquinho as coisas. São Paulo e Palmeiras estão na mesma competição. Por Murphy, que tal um Corinthians e Palmeiras em oitavas ou quartas de final? Dois joguinhos. Um com portões fechados (e os loucos na praça) (e a outra torcida impedida de ver seu time) e o outro no qual só os mandantes poderiam entrar no estádio.  Ou seja, uma cagada de proporções dantescas, prenúncio de caos.

Será que ninguém da CSAF pensou nisso? E se ocorrerem tais tumultos, quem será o responsável? Qual será então a punição se algo pior (se é que algo pode ser pior do que o que já ocorreu) acontecer?

Ah, Murphy…

**************************************************

Rodada final do 1o turno das mais interessantes. O Vasco trocou o império do mal pelo Flu. Com a “vantagem” do empate. Como eu apostava, o Botafogo amarelou, e vocês caíram no nosso colo. Pra variar, enfrentamos um pequeno que parecia disputar o último prato de comida existente no mundo.

Por Murphy, estava preparado para ver o Vasco no domingo. Sábado, quatro da tarde, estarei dentro de um avião. Sofrimento duplo.

Saudações Cruzmaltinas!

Zeh Augusto Catalano

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

4 Comments

  1. O pior foi o Diretor de Futebol do Corinthians dizer, que a culpa era da polícia boliviana, por ter permitido a entrada de tal sinalizador no estádio, só faltou dizer que a culpa era da vítima….

  2. Toda essa história ainda não bateu. Acho que fatos novos ainda vão surgir. Agora, essa do menino se entregar. Sei não. Muito estranho tudo. Ou estou imaginado coisas…

  3. Muito bom texto Catalano.

    Achei a punição ao Sport Club Corinthians pequena… Deveria ao menos ser excluído do Torneio Continental.

    A paixão a vida, a religião do torcedor é o clube, se ele ficar sem ver o clube na competição sul-americana, ele vai pensar dez vezes antes de fazer merda…

    Saudações Tricolores… Que venha o Vasco.

    Abs,

Comments are closed.