Classificação iminente (por Marcelo Vivone)

libertadores-fluminense-20130522-02-size-598

Sim, considero a classificação à próxima fase da Libertadores como possível e até provável, independente do fraco futebol que o Fluminense vem apresentando ao longo da temporada.

Obviamente não espero facilidade alguma, senão não seria Fluminense e principalmente o Fluminense comandado pelo Abel. Sofreremos muita pressão no Paraguai, seja dentro ou fora do estádio, dentro ou fora do campo. Que comissão técnica e jogadores estejam preparados para foguetório ao lado do hotel na madrugada anterior ao jogo, pedras atiradas pela torcida durante o jogo, violência dos jogadores adversários com a conivência da arbitragem etc. Esse é, infelizmente, o quadro de educação da América Latina e conta com a total conivência, aliás, apoio, da Conmebol.

Com a bola rolando, não há por que temer o time do Olímpia. E essa análise não é pauta minha somente no jogo de quarta-feira. Ela leva em consideração também o jogo do time paraguaio contra o fraco Tigres. Nessa oportunidade, o Olímpia teve muita dificuldade em marcar gols no time argentino e conseguiu a classificação com certa dificuldade, apesar do placar final.

É verdade que o confronto até aqui está do jeito que o Olímpia sonhava e técnico e jogadores deram mostras de que confiam muito na sua classificação, vide a grande comemoração ao final da partida em São Januário. Mas eu acredito que no Paraguai o papel estará invertido e a diferença a nossa favor poderá ser a qualidade que temos na frente. Ficaremos postados atrás e exerceremos forte marcação a partir do meio campo. Mas, diferente do Olímpia, mostraremos qualidade na hora de contra-atacar.

É até fácil para o Fluminense jogar nesse formato. Na verdade, o Fluminense só sabe jogar assim. Nas vezes em que foi preciso atacar e transpor um time na defensiva, como no caso do último jogo, nossa equipe demonstrou muita dificuldade. Isso ocorre simplesmente porque hoje não temos em atividade no elenco jogadores capazes de realizar esse trabalho.

Por outro lado, para o contra-ataque nós temos 2 velocistas na frente, Nem e Rhayner. Esses 2 se encaixam perfeitamente na proposta de esperar o adversário atrás, roubar uma bola e partir para o ataque. Fará muita falta o Deco para meter a bola. Não temos um jogador com a qualidade e a inteligência do nosso maestro para fazer esse papel e quem deverá tentar fazer algo parecido será Wagner. Felipe é o que mais se aproxima de Deco para essa proposta, mas não acredito que Abel o coloque de início.

Pode até parecer insanidade, mas pela característica da nossa equipe, acho mais fácil nos classificarmos jogando o 2º jogo fora do que se tivéssemos conseguido um 0x0 fora e fôssemos decidir a vaga em casa. Nosso time hoje não tem competência suficiente para furar um bloqueio bem-feito como o de quarta-feira.

————————–

Domingo já começa o campeonato brasileiro e nessa 1ª rodada a ausência dos titulares é bastante justificável. Temos condições de vencer o Atlético do Paraná, mesmo com o time reserva. Não podemos perder pontos em casa e muito menos para equipes que deverão ocupar a parte inferior da tabela. Não há como fugir dos muito chatos chavões do futebol e, nesse caso, aquele que diz que em pontos corridos todo jogo é uma final é bastante apropriado. Qualquer perda de ponto em uma partida como a de domingo é cobrada lá em dezembro.

A partir da 3ª rodada estaremos com a equipe titular em campo (o jogo da 2ª rodada contra a Portuguesa foi adiado para o dia 12/06).

Apesar de estarmos enfraquecidos em relação ao ano passado, visto que diretoria e técnico ficaram sentados no título do ano passado e não reforçaram a equipe, ainda assim somos considerados um dos favoritos e temos chances de ganhar mais um título brasileiro.

Marcelo Vivone

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

ANUNCIO 1995

 

3 Comments

  1. Vale lembrar que o BRASIL ainda faz parte da América Latina. E por falar em EDUCAÇÃO não existe país mais miserável e atrasado que o nosso. É que nós somos brasileiros, o país do tal “homem cordial”. Talvez por isso, que por aqui as pessoas se assustem com certas práticas de nossos “hermanos”.

    Com toda certeza, com a bola rolando não há por que temer o time do Olímpia. Mas não vi nenhuma grande comemoração ao final da partida por parte dos paraguaios. Apenas uma comemoração normal pra quem foi sufocado o tempo todo e conseguiu resistir ao ataque adversário, conquistando seu objetivo: o empate. É simples!

    Vale lembrar que os paraguaios ficaram com menos um jogador durante os últimos 13 minutos. O que aumentou o drama deles. E por conta disso, é compreensível que alguns jogadores tenham ficado animados com o resultado aqui no Rio. O Flu é que deu mole e demonstrou incompetência pra vencer o jogo. Produziu muito pouco. Esse papo de posse de bola é papo furado. O que ganha jogo é bola na rede, no popular GOL!! O Flu poderia ter conseguido vitória para o jogo de volta. Meio a zero já estava bom. Mas não fez isso.

    O Fluminense pode até conseguir a classificação. É muito possível que isso aconteça. Mas a grande verdade é que o time não vem jogando MERDA NENHUMA em 2013.

    Estamos enfraquecidos e muito provavelmente continuaremos enfraquecidos em relação ao ano passado. A única coisa que faz alguém, hoje, afirmar que o Fluminense é um dos favoritos ao título de campeão brasileiro de 2013, é o fato do Tricolor, ser o “atual campeão” deste torneio nacional. Nada mais! E isso, no mundo do futebol, logicamente, sempre terá que ser respeitado. Mas com esse “futebolzinho de merda” que o time tem jogado, fica difícil de ver alguma veracidade nesta afirmação.

    Estamos no mês de maio, praticamente no meio do ano. E o Flu ainda “NÃO VENCEU NENHUM CLÁSSICO ESTE ANO”. Assim fica muito difícil. Nem no Brasil, nem na Liberta, Ganhamos apenas, alguns ‘Bonsucessos’ e ‘Olarias’ da América do Sul. E nada mais! O Vasco da Gama foi apontado numa lista de jornalistas como um dos quatro times que poderão ser rebaixados no campeonato brasileiro. E neste ano de 2013, o Flu já jogou duas vezes com os vascaínos. Saldo? Uma derrota e um empate.

    Realmente, DIRETORIA e TÉCNICO sentaram em cima do título de 2012. Novembro já passou! É bom alguém se lembrar disso.

    Saudações Tricolores!!!

Comments are closed.