Hoje é dia de Clássico Vovô! (por Thereza Bulhões)

DOWNLOAD GRÁTIS – LIVRO – COPACABANA CITY BLUES

DOWNLOAD GRÁTIS – LIVRO – PEQUENOS RELATOS DA OPRESSÃO

Hoje é dia do Clássico. Um domingo de futebol num Maraca – não. Um domingo de futebol numa Arena Maracanã, que destruiu a realidade de várias gerações, mas que, assim como a vida, nasce hoje nos sonhos de uma nova geração que estará gritando MARIELLE PRESENTE neste CLÁSSICO NETO de FLU X FOGO.

Entra em questão, tudo a ver, aproveitando uma escrita do saudoso João Saldanha sobre: “…atitudes ofensiva ou defensiva em estratégia e tática, não só em futebol, como em política, o essencial é partir da modéstia e da realidade. Partir da força que se tem e não da que se desejaria ter.

Valem aqui três ensinamentos dos chineses que venceram a revolução em sua terra: “QUANDO ÉRAMOS FRACOS, não atacávamos agrupamentos inimigos que fosesm maismfortes, pois seríamos aniquilados. Ao contrário, esperávamos que eles nos atacassem, para cautelosamente nos retirarmos, atingindo seus pontos débeis. QUANDO ESTÁVAMOS IGUAIS e nossos impulsivos companheiros queriam atacar as fortificações dos inimigos, nos permitíamos acalmá-los e, pacientemente, cercar o inimigo, fazendo-o sair para oo terreiro que nos convinha. QUANDO NOS SENTIMOS SUFICIENTEMENTE FORTES e
SUPERIORES, aí atacávamos sempre, até a vitória final.”

São ensinamentos positivos, pois deram certo.

Seguir o saudoso João Saldanha neste futebol tricolor e alvinegro me parece o grande apito de iniciar este jogo, e o grande apito na vida, na política de jogar contra nossos reais inimigos.

Dois times em formação, mesclados de jogadores maduros e a maioria de
adolescentes, buscando cada um seu caminho. Um técnico cascudo, o Abel; um técnico jovem, o Alberto. Cada um com boa visão do todo, irão representar um belo espetáculo e muito nos ensinar o bom uso das duasdtáticas.

Vencerá HOJE NO CLÁSSICO NETO quem melhor entender o seu adversário saudável no jogo do verde campo.

Na vida, na politica, neste mar de estudantes, trabalhadores, aposentados, sem emprego, sem teto, povo brasileiro, entendendo quem é o nosso inimigo.

Vamos pra rua gritar “MARIELLE PRESENTE”!

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

#JuntosPeloFlu

Imagem: t

Comentário