Catarse (por Jorge Dantas)

Acabei de assistir ao vídeo do Tetra do Fluminense, que comprei ainda agora na banca de jornal.

Vi as imagens da conquista espetacular, os depoimentos dos jogadores, os gols e aquela impressionante imagem do time chegando ao Engenhão para o jogo contra o Coritiba, em que a torcida rodeou o ônibus tricolor aos gritos de “time de guerreiros”, no jogo que se seguiu à derrota para o Atlético-MG.

Fiquei a pensar no momento atual do time, que não está jogando bem, e decepcionando o torcedor, e fico a me perguntar: o que mudou? Os jogadores são praticamente os mesmos, o técnico e tudo mais. E, à exceção do Grêmio, ainda não enfrentamos os times que melhor se reforçaram neste ano. Então, por que se desesperar tão cedo?

Na minha última coluna e em alguns comentários que fiz no PANORAMA, eu meio que desabafei a minha frustração, pois estava muito bem acostumado com a campanha de 2012.

Mas depois de ver esse magnífico vídeo minha alma se revigorou e minha esperança se refez. E resolvi fazer a minha purgação, calçar as sandálias da humildade e reconhecer que o time nos deu tanto no ano passado que não merece, neste começo de temporada, ser crucificado, mesmo porque ainda não perdeu nada. Não está jogando bem, é verdade, tem problemas graves na defesa e no meio de campo, porém tem algo que os demais não têm: tem alma de guerreiro.

Acho que é preciso resgatar as imagens do ano passado para perdoar e entender os nossos valorosos atletas, que são apenas homens sujeitos a erros. São tão humanos quanto nós, torcedores, que criticamos, xingamos e esquecemos de agradecer o que nos foi dado de presente no ano passado.  Queremos vencer sempre, mas os adversários também querem. É apenas jogo de futebol. Sei que estamos com a Libertadores atravessada na garganta, mas estamos a cada ano mais perto de conquistarmos esse inédito título. Mais cedo ou mais tarde vamos ser campeões das Américas, estou certo. É a sina do Fluminense!

Por isso, duas recomendações aos amigos que, como eu, estão decepcionados e tristes com esse começo de ano do Fluminense: comprem o vídeo, assistam o documentário e ouçam o que os atletas dizem. Vejam como fomos especiais e ajudamos a empurrar o time para as vitórias; e, acreditem, renovem suas expectativas e, sobretudo, apóiem o time, não o abandonem jamais.

Os verdadeiros heróis são aqueles que encontram na adversidade força e motivo para continuar lutando, acreditando que é possível superar o inimigo invencível, alcançar a estrela inatingível e seguir amando mesmo diante das dificuldades.

O Flu, assim como a Fenix, ressurgirá das cinzas e voltará a vencer e nos dar alegrias. É bom que os adversários pensem que estamos meio mortos, pois verão ressurgir um gigante ainda mais forte e determinado.

O destino do Fluminense é a glória e não há lugar em sua torcida para os derrotados. Somos guerreiros, somos tricolores, somos abençoados.

A benção, João de Deus!

Jorge Dantas

Panorama Tricolor

@PanoramaTri

6 Comments

  1. Na minha coluna de hoje, toquei no assunto. Ano passado, o time estava mais acordado. Penso que no futebol os opostos se separam por uma linha tênue. Da crise para arrancada, basta uma vitória contagiante e vice-versa. 2009/2010 é um belo exemplo, assim como 2008/2009. O Flu tem muito potencial, já provou, e precisa achar seu estopim.

  2. Rods comenta:

    Teve um momento no jogo contra o Huachipato que a torcida cantou, mesmo que brevemente, “a benção, João de Deus”. Na hora eu fiquei muito preocupado, pois é nosso canto da hora do desespero e isso mostra o sentimento de parte da torcida.

    Vamos dar essa chance ao Abel para arrumar a casa. Não estamos fora de nenhuma competição.

    1. Verdade, esse é o canto de súplica. O fato é que estamos mesmo precisando da ajuda dos céus.

  3. Voltei. Acabei de ver a programação de treinos para a semana, após a folga do fim de semana. 2ª, 4ª e 5ª o treino começa às 16 h. Terça em tempo integral e 6ª e sábado somente pela manhã. Existe algo errado no Laranjal. A zona de conforto está muito grande. Será esse o motivo de dizerem que o Abel tem o time nas mãos? Treinamento já!!!! Sds Tricolores…

    1. Pois é, Fernando, estou buscando forças para continuar acreditando, torcendo. Pelas suas notícias a CT parece que está fora da realidade ou então o Abel sabe o grupo que tem nas mãos e está agindo de acordo com as circunstâncias. Só espero que ele não estja sendo manipulado pelos jogadores. Vamos ver.

  4. Torço para v. ter razão, mas quando vejo que a CT deu folga geral este fim de semana, me desanimo, pois o que falta para este time, além do preparo físico inadequado, é fundamento técnico, já que os laterais cruzam mal, os atacantes não finalizam bem e não temos um bom batedor de faltas. Sds Tricolores…

Comments are closed.