Canal Tricolor (por Paulo-Roberto Andel)

canal tricolor

Por ocasião de sua mais recente edição distribuída nos estádios (leia-se Maracanã, felizmente, desde a Copa das Confederações) no formato tablóide, o querido site CANAL TRICOLOR (http://www.canaltricolor.com.br/) deu uma tremenda, sincera e absoluta força ao nosso PANORAMA TRICOLOR, divulgando sobre nosso primeiro aniversário, ocorrido em agosto passado.

Num meio de comunicação ainda imberbe no amadurecer de convívios, vaidades, pluralidades e principalmente o salutar direito à divergência, sem contar o risível estilo “eu sou dono da verdade, o fodão do Bairro Peixoto” que um ou outro parlapatão exercita/exercitou em vão – e falo diretamente do extenso rol de sites e blogs de alguma forma ligados ao Fluminense, ainda que sem generalizar e sabendo das importantes e positivas particularidades de cada um -, o generosíssimo espaço a nós concedido pelo CANAL é digno de todas as loas e gritos de bravo. Assim sendo, em nome da equipe PAN, veio por meio do presente instrumento registrar todos os agradecimentos que são necessários ao Claudio Kote e sua turma.

Mais do que nos levar a milhares de pessoas por meio digital e físico, o CANAL não se limitou a dar um banho em termos de generosidade, mas também numa das principais características do torcedor tricolor, às vezes esquecida: a fidalguia. Bem antes do PAN, todos nós já acompanhávamos o trabalho incessante do Claudio e de toda a rapaziada no sentido de cobrir as coisas do Fluminense e trazê-las no sentido positivo, mas sem maquiar nada – basta dizer da cobertura de jogos que há tempos fazem.

Num momento como o que hoje passamos como torcedores do Fluminense – todos, sem essa distinção ranheta e cabotina dos que são “jornalistas”, “intelectuais”, “escritores”, “frequentadores de clube” (pfff…) e outras categorias sem importância no momento, feito medalhinhas que Mutley cobra ao Dick Vigarista – somos todos torcedores – com o crânio roçando o cano do revólver sem o menor prazer nisso, dar um abraço na turma do CANAL, agradecer a força e deixar as portas do PAN sempre abertas é um colírio, um pequeno bálsamo. Mais uma semana de incertezas à frente, a luta que nos espera domingo que vem, seis dias de manchetes negativas, aflição, incômodo, torcer para que o time saia já do mau caminho, tudo isso que nos importuna a cada dia acaba ficando um pouco (mas um pouco só) de lado diante de valores que fazem a diferença no decorrer da vida: o bom convívio, a fraternidade, o respeito, a saudável aragem da troca de ideias, o companheirismo e a generosidade, dentre tantos outros.

Complementando o abraço dado ao CANAL TRICOLOR, não custa também distribuir outros abrações à turma de sempre: Buteco do Tricolor, O’Tricolor, Terno e Gravatinha, Diário Tricolor, Jornalheiros e tantos outros veículos mais, que voluntariamente fazem do Fluminense a sua razão, o seu caminho e sem esperar nada em troca do clube.

Nunca é demais citar a genialidade de um dos maiores cronistas brasileiros de todos os tempos: Ivan Lessa.

“Conseqüentemente: aí está, viva e atuante, a crônica do cronista brasileiro.

Pouco importa que o cronista ou a cronista limite-se a relatar seu encontro no bar ou sua ida ao cabeleireiro.

Tanto faz que seja elitista ou literariamente limitador.

E daí que tenha menos profundidade que mergulhadores mais audazes como Milan Kundera e Marion Zimmer Bradley?

A crônica vai registrando, o cronista vai falando sozinho diante de todo mundo.”

No mais, muito obrigado aos que veem no PANORAMA um caminho democrático, respeitoso e bem-vindo no sentido de colaborar com o nosso time numa de suas expressões mais visíveis: a boa literatura.

Mas boa mesmo.

Sem copidesques.

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1369&idProduto=1401

http://www.editoramultifoco.com.br/literatura-loja-detalhe.php?idLivro=1184&idProduto=1216

4 Comments

  1. COMO ESTE FLUSOCIO VAI CRITICAR UM TREINADOR QUE PEGOU UM TIME TUDO DESMANTELADO E UM DIRETOR EXECUTIVO OMISSO,NÃO POTEM NA CONTA DO TREINADOR POIS ELE ESTÁ USANDO DO QUE TEM. E EU NÃO SOU SEU AMIGO NEM SEU DENFENSOR EU SOU TRICOLOR, E VEJO QUE ELE TENTA COM QUE TEM.E LEMBREM A DIRETORIA NÃO FEZ E NADA FEZ PARA TIRAR O TIME DESTA M,OS GAROTOS ESTÃO LEVANDO UM MONTE DE VETERANO NAS ESCOSTA. E TA FALADO.

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number…

Comments are closed.