BayerLevirCulpi (por Crys Bruno)

crys bruno green

Oi, pessoal.

Apesar de uma atuação preguiçosa no último domingo, com “muitos toques para o lado sem objetividade”, o “BayerLevirCulpi” – brincadeira do novo técnico tricolor na sua apresentação, em alusão ao Bayer Leverkusen –  já temos cara de time de futebol.

Ainda “longe do ideal” e, por isso, sujeito a altos e baixos, sofremos muito com a falta de encaixe entre os jogadores e improvisados. Diminuir esse desequilíbrio num elenco, novamente mal montado, é a chave para aspirações maiores no Brasileirão e Copa do Brasil.

Para isso, eu espero, urgentemente:

– Um lateral esquerdo mais marcador, com o Léo na reserva para não ser queimado.

– Um primeiro volante destro, com agilidade e bom passe, que jogue na proteção à dupla de zaga e não passe do meio campo, para que Gérson e Cícero possam ter liberdade na criação. Nem o Edson e nem o Pierre têm essas características.

– Um meia – dos nomes ventilados o meu preferido é o Dátolo – para substituir o Gérson, que irá para a Roma no meio do ano. Até lá, gostaria de ver mais o Eduardo em campo.

– Mais um atacante de velocidade, já que só temos o Osvaldo. Marcos Jr é um jogador tecnicamente fraco que não funciona jogando pelas pontas, porque não sabe driblar e muito menos jogando como meia – posição que exige habilidade e recursos muito maiores do que nem sonha em ter. Corre, corre, corre, corre e… E nada. Richarlison é um centroavante que cai pelas pontas, não o inverso. É reserva nato para Fred. Aliás, reserva… Ou não.

Para o “BayerLevirCulpi” dar liga, essas contratações são indispensáveis. Futebol é muito simples e não precisa de equações ou estratagemas mirabolantes para funcionar.

Com um time nesse perfil de encaixe, aí sim poderemos ter esperança quanto as atuações do Fluminense para o resto da temporada.

Até aqui, apenas uma certeza: nós demos a sorte da década com a chegada de um técnico experiente, com perfil ofensivo, espontâneo e avesso a panelas. Vida longa ao BayerLevirCulpi!

Toques rápidos

– Autoridade: “O Fred pediu para sair?”, questionou um jornalista a Levir, que, de pronto, respondeu: “A saída do Fred foi um pedido meu”.

Fred, novamente, se arrastava em campo, visivelmente sem condição física de jogar um minuto a mais. Por que não substituí-lo? É assim que um técnico cumpre seu papel, algo que não ocorreu com seus cinco (!) antecessores (Renato Gaúcho, Cristóvão Borges, Ricardo Drubscky, Enderson Moreira e Eduardo Baptista).

Fiz questão de escrever os nomes para nos lembrar do quanto o futebol não tem mistérios.

Como chegar a resultados positivos a médio e longo prazo com treinadores que se submetiam a um único jogador? Que respeito esse profissional recebia do elenco? Respondo: nenhum.

Quando um chefe sem respeito retira dos subordinados o rendimento devido?

Muito mais transparente e simples que o atual técnico do Palmeiras, o antes preferido da maioria, Levir tem o perfil de boleiro que conquista o respeito dos seus subordinados, a começar pelos líderes.

O Fluminense deu a sorte da década. Obrigada pelo seu “não”, Cuca!

– Jogar sem preguiça e vencer o Bangu. Espero assistir um Flu mais avançado, com Osvaldo no ataque para receber a bola, ao invés de recuado; com Cícero chegando mais no ataque e Gerson na criação por dentro. Uma coisa é administrar a partida, diminuir o ritmo nos 15 minutos finais, outra foi o absurdo que vimos: o Fluminense parar de jogar dos 20 minutos do primeiro tempo até os 35 minutos do segundo.

Não pode!

Minha torcida especial vai para que Gustavo Scarpa volte a produzir algum lance. Ultimamente, ele está mais para Marcos Jr do que para um jogador decisivo: corre, corre, corre, mas nada produz. A continuar nessa atuação técnica bem ruim, deverá dar lugar a outros que esperam uma chance.

Ele ainda piora com Fred em campo, porque, desnecessariamente, busca o tempo todo o nosso camisa 9. Excesso de puxa-saquismo ou ausência de calma para trabalhar melhor a jogada. Até para que o que chegue ao nosso “matador” à feição seja uma bola e não “uma melancia”.

– Por fim… Avisem ao Fred, que, agora na ausência dele, o capitão é o Cícero e não o Gum. Obrigada.

Abraços,

Panorama Tricolor

@Panoramatri @CrysBrunoFlu

Imagem: CB / PRA

11 Comments

  1. Perfeito Crys. Há muito tempo eu não tinha tão boas expectativas com o time do Fluminense antes de iniciarmos um campeonato brasileiro. Ver o Fred cumprindo papel tático e caindo pelas pontas, voltando até para marcar no primeiro tempo foi algo que me parecia surreal até um mês atrás. Levir vai exigir muito fisicamente destes atletas, me parece que essa queda de rendimento no segundo tempo tem muito a ver com o fato deste elenco ter passado anos sem ser exigido como deveria. Richarlison titular.

  2. Ei Crys, 500 caracteres é muito pouco pra eu falar do Fluminense aqui….quando me empolguei a contagem já havia acabado. Aumenta aí….rsrsrsrs. Precisamos de um lateral esquerdo urgente, e um meia para ser titular. Acho que teremos boas surpresas com o Bayer-Flu do Levir. E mais uma vez: obrigado Cuca!

    1. Oi Theo! Tomara que consigam alinhar esse elenco. Mas já é bacana voltar a gostar de ver o Fluminense jogando.
      Brigadão pela presença e comentários
      ST

  3. Só achei injusta sua análise quando ao Scarpa. Não acho que ele esteja com mau rendimento. Quanto ao resto, concordo 100%.

    1. Oi Vinícius! Muito obrigada pela leitura e seu comentário.
      Ando exigente com o Scarpa, espero mais dele, não liga não. rs
      ST

  4. Excelente post !
    O Flu vai ser campeão esse ano Crys , Anota aí! 😉

    Saudações Tricolores

  5. Parabéns pelo texto. Também voltamos a acreditar no Flu aqui em casa. Esperamos ser campeões da Liga! ST!

  6. Concordo com quase tudo. Acho que devemos esperar muito do SCARPA porque ele tem potencial; mas, quando ele atuar abaixo do esperado ainda considero aceitável pois ele sempre se entrega muito pelo resultado. ST.

  7. Como sempre excelente post.

    1 – A “Culpi” é do Levir;
    2 – Richarlison tb pode jogar com o Frederico, é só eles se entenderem na hora de sair para fazer um pivô por exemplo;
    3 – Já estou com a esperança a mil, #QueroGritarCampeão;
    4 – Scarpa mal, é melhor que qq outro, realmente esperamos muito dele, pq ele pode entregar, vai subir de produção, ontem mesmo jogou pra …..
    …Ruim pro Bangu que aluga desde sempre um cantinho no meu coração.
    ST

Comments are closed.