Atenção, Portuguesa! (por Paulo-Roberto Andel)

postit_note

Caros amigos do Canindé,

Aqui quem escreve é um tricolor que admira as cores de vocês desde os tempos de Zecão, Pescuma, Tatá, Basílio e o monumental Enéas de Camargo. Não é somente o Milton Neves que lembra disso.

Sei muito bem do respeito que a Leões da Fabulosa merece.

Por simpatia à Portuguesa, o primeiro jogo que assisti no Engenhão sem ser do meu amado Fluminense foi de vocês, vencendo o Botafogo por 1 x 0.

Agora eu estou aqui diante de uma roubada.

Dizer a todos vocês que muitos tricolores estão inconformados por conta do que aconteceu nos últimos dias.

Não pelo resultado do STJD: é sabido que relacionar Heverton foi um erro crasso. Quatro a zero sem apelação, exceto para quem quis rasgar o regulamento.

Mas sim por que isso aconteceu, se era algo tão arriscado e óbvio, além de ter tido um precedente na VÉSPERA da última partida da Lusa no campeonato.

Mas que diabos aconteceram que a Portuguesa cometeu a mesma irregularidade do Flamengo, justamente o time que poderia futuramente se valer caso a Lusa viesse a perder os pontos – como se viu? Não custa lembrar: o Flamengo jogou no sábado e, depois da irregularidade cometida, poderia num eventual julgamento – como aconteceu – perder os pontos e… ser rebaixado numa eventual combinação de resultados desfavoráveis.

Enquanto isso, nós entramos por quase acaso na história – já estávamos condenados pelo nazifascismo de parte da imprensa esportiva. Samuel, nosso atacante que há muito não fazia uma apresentação decente, jogou os tubos, fez o gol da vitória a nove minutos do fim. Soubemos que o Coritiba tinha vencido o São Paulo. Choramos. Ficamos muito tristes. Nem imaginávamos que esse mísero gol é que nos daria a chance de, por conta dos acontecimentos, estar em primeiro lugar no grupo de times vitimados pelo descenso – podia ter sido o Vasco, o Coritiba, qualquer um.

Mas o acaso não bate a maior coincidência do futebol brasileiro, ocorrida domingo retrasado. Dois times com jogadores claramente sem condição de jogos, ambos entram em campo – e o segundo é de um time que, ao ser prejudicado, poderia beneficiar o primeiro. Quem cravou essa pode tranquilamente ganhar na Mega Sena da virada com um cartão de baixo custo.

Então, amigos, o grande vilão da Portuguesa tornou-se o Fluminense, que já tinha tudo pronto para jogar com dignidade a série B e calar a boca de jornalistas levianos e irresponsáveis Brasil afora.

O quê? O Fluminense outra vez? Que vez?

Acreditar que o Fluminense é o rei das viradas de mesa no Brasil é como referendar a tabuada de Armando Marques na final do Paulistão de 1973. Façam-me o favor.

Nós vamos jogar a série A porque vocês erraram feio. Melhor dizendo, vocês não: ALGUÉM errou feio e permitiu essa lambança. Resta saber se foi sem querer ou de propósito.

Os jornais não noticiam. Os comentaristas ficam mudos. É difícil achar informações. Como provar o que a imprensa de um continente inteiro faz questão de desacreditar e ridicularizar?

Mas há quem jure que um passarinho amarelo saiu duma lagoa do Rio de Janeiro e pousou pertinho da Dutra, nas imediações da rodoviária do Tietê. Levou uma encomenda também de cor amarela, leve feito papel, um papelzinho, na verdade uma papeleta.

A Portuguesa, sua honra, sua torcida e sua história não têm culpa se a história do passarinho é verdadeira ou não. Mas partindo da premissa que fosse, o amarelo poderia sugerir alguma coisa. Seria uma propaganda do Banco do Brasil?

se não fosse a lusa

Torcedores da Lusa, investiguem, busquem a verdade. Não aceitem o papel de boi-de-piranha que querem impor ao Canindé, assim como impuseram o de bode expiatório às Laranjeiras.

Não caiam na esparrela de parte de uma imprensa falida, corrupta e hipócrita, que já vitimou pela mesma hipocrisia um grande quadro de vocês e brilhante jornalista, que é o Flávio Gomes.

Alguém tem que explicar o óbvio: quem decidiu ou mandou – ou IMPÔS – que Heverton fosse relacionado ou escalado sem condições de jogo? E por que desrespeitar a obviedade?

Desde domingo, um silêncio enorme nas entrelinhas.

Será preciso utilizar uma lupa para investigar bem de perto. E ouvidos bem atentos a telefonemas que podem revelar tenebrosas transações, daquelas que Chico Buarque cantava em “Vai passar”.

Um velho ditado: “quem procura, acha”.

Leia também:

http://www.flusocio.com.br/fla-o-clube-mais-sortudo-do-planeta/

http://otricolor.com/?pg=noticia&id=4957

http://www.odiariotricolor.com/#!dolo-ou-culpa-/cz4h

http://www.panoramatricolor.com/fatos-x-suposicoes-por-zeh-augusto-catalano/

http://www.panoramatricolor.com/excesso-de-coincidencias-por-paulo-roberto-andel/

Panorama Tricolor

@PanoramaTri @pauloandel

Imagem: O Globo, o maior jornal do país.

PULITZER

12 Comments

  1. Paulo,

    Agora as coisas começam a aparecer e pululam, como que querendo que sejam vistas e que sejam divulgadas…a VERDADE vai aparecer.

    Abraços!

  2. Você notou que, salvo alguns juristas desportivos (que vivem de atuar no STJD), a expressiva maioria de pareceres é contra o rebaixamento? Veja o peso desses pareceres, leia-os com atenção, e faça uma reflexão.
    O Fluminense paga agora o preço do resgate da série C. Quem não tem nada a ver com isso é a Portuguesa, concorda?

    1. Andel: Luciano, seja sempre respeitado aqui. Saiba disso.

      Os links publicados no texto dão bem uma ideia do que está acontecendo.

      Teremos novos fatos.

      Quanto aos juristas, o mesmo vale para os clubes. Ao verificar o nome do representante rubro-negro na questão, faço-lhe uma sugestão: digite no Google a expressão “Papeletas amarelas”.

      Reitero: Fluminense entrou de gaiato na questão. A dez minutos do fim do campeonato, quem estaria no lugar do Flu era o Vasco. Aí a imprensa, com a derrota da Portuguesa no STJD, iria jogar a culpa para cima de Eurico Miranda.

      Por favor, vocês têm força aí para isso. Investiguem. Apurem. Está encenada a maior armação da história do futebol brasileiro e estão injustamente colocando a conta nas costas do Flu. Nada do que aconteceu no fim de semana com a incrível coincidência foi normal.

      Um abraço, ST.

  3. prazos da lei. Eu também respeito a história do Flu. Daqui de SP adorava ver os dribles do Cafuringa nas transmissões da YV Tupi, e tentava imitar na escola. Quem era o garoto que não queria chutar como o Rivelino, ou correr como o Búfalo Gil.
    Depois que o Eurico tentou enrolar a Portuguesa com um tapetão, até troquei o Vasco pelo Flu em minha simpatia regional, apesar da ascendência portuguesa.

    *** Service disabled. Check access key in CleanTalk plugin options. Request number…

  4. verá que o sobrenome do presidente da comissão é o mesmo sobrenome da advogada da UNIMED Fluminense, é só checar no Diário Oficial.
    Verá na internet que a UNIMED é também é também patrocinadora da CBF.
    Verá também que o escritório do presidente do Fluminense tem como clientes a Unimed e a CBF.
    Se olhar bem, verá que a Portuguesa já foi julgada e condenada desde o dia da publicação da notícia.
    Por fim, esqueça tudo, ESQUEÇA O QUE CHAMAM COSTUME, e aplique as regras de publicidade e prazos da…

    1. Luciano, Fluminense entrou de gaiato nisso a oito minutos do fim do campeonato. Fosse o Vasco na vaga, iam dizer que o Eurico é isso, que a sobrinha dele era ligada ao fulaninho. Prefiro as evidências às elucubrações: era mais fácil uma vaca voar do que dois jogadores irregulares serem escalados na mesma rodada – e o segundo diretamente ligado à besteira feita na véspera. Como diz meu grande amigo Bruno Saraceni, “é muita vontade de acreditar”.

  5. Prezado Paulo, no futebol brasileiro não dá pra não duvidar de nada, nem ninguém está acima de qualquer suspeita. Mas se estivesse no nosso lugar, você também estaria preocupado com as “ligações perigosas”. Isso prova alguma coisa? Não, mas…é Brasil…
    Se você consultar o site do STJD, verá um curioso direcionamento dos casos do Fluminense para uma mesma Comissão Disciplinar, até com dois julgamentos de dois jogos diferentes na mesma sessão.

    *** Service disabled. Check access key in…

  6. Vamos assinar:
    http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR61246
    ESCLARECIMENTOS ÚLTIMA RODADA DO CAMPEONATO BRASILEIRO
    Para: MEIOS DE COMUNICAÇÃO ESPORTIVOS
    Os aqui presentes VEM PRESTAR ESCLARECIMENTOS À SOCIEDADE BRASILEIRA e manifestar seu repúdio as recentes noticias veiculadas na mídia, associando o Fluminense Football Club (FFC) à manobras escusas, para se manter na primeira divisão do campeonato brasileiro, as custas das irregularidades cometidas pelo Clube de Regatas Flamengo

Comments are closed.