As três letras malditas e o número 3 (por Paulo-Roberto Andel)

Curioso o que fez o destino: a partir da próxima quinta, Fluminense x LDU se torna uma das três decisões mais frequentes da história da CONMEBOL, em todos os seus formatos.

Para os supersticiosos e fanáticos por numerologia, há um supermercado de dados para estimular a liturgia da decisão. Vejamos.

Um dos três clássicos mais repetidos em decisões, conforme dito acima. E disputado em três ocasiões: 2008, 2009 e agora em 2024. LDU, três letras. O Fluminense tem o apelido de Flu, três letras.

Falar de 2008 é inevitável. O Fluminense fez três gols na grande decisão do Maracanã, os três marcados por Thiago Neves. Perdeu por 3 a 1 nos pênaltis, com três jogadores tricolores perdendo as cobranças: Conca, Thiago Neves e Washington. No jogo de ida, o Flu havia perdido por 4 a 2, total de seis gols, múltiplo de 3.

A torcida tricolor era louca pelo Thiago Silva, camisa 3.

Depois daquela noite da final da Libertadores, a ressurreição tricolor se deu com três títulos: os Brasileiros de 2010, 2012 e o campeonato carioca deste mesmo ano.

Antes, em 2009, vencemos a LDU no segundo jogo da final da Copa Sul-americana por 3 a 0. Em momento crucial, Fred foi expulso com sua camisa 20 (correção por lembrança dos leitores), mas se consagrou no Fluminense com a camisa 9 em mais de 380 jogos. E 9 é 3 x 3. No primeiro jogo, perdemos por 5 a 1, total de seis gols, múltiplo de três.

Em 2017, quando eliminamos o adversário da mesma competição, perdemos por 2 a 1 na altitude. Ih, 2 + 1 = 3.

Após longa entressafra, o Fluminense volta a decidir um título contra o time equatoriano, vindo justamente de três conquistas: o bicampeonato carioca 2022-2023 e a Taça Libertadores 2023. No meio da luta pela Recopa, o Tricolor busca o inédito tricampeonato da Taça Guanabara neste 2024.

Em oito jogos entre os dois clubes, foram marcados 24 gols. Divida 24 por 8…

Haja número 3 em torno desse jogo…

##########

Importante mesmo é que só precisamos de um gol para o título da Recopa, bastando não sofrer nenhum nos dois jogos. Não há o gol qualificado.

O grande desafio do Fluminense é se superar em Quito, território de dificuldades. Prevalecendo lá, tudo fica mais animador. Já conseguimos um 0 a 0 na primeira fase da Libertadores 2008.

No Maracanã, o Fluminense nunca perdeu pontos para a LDU e só tomou um gol.

Lá vem a quinta-feira.

3 Comments

  1. Andel,

    Única correção que o texto precisa é de que Fred naquela decisão empunhava a camisa 20, já que não havia sido inscrito no início da competição por ter sofrido uma grave lesão no 1° semestre daquele ano.

Comments are closed.