Arrumando a casa (por Gustavo Reguffe)

O jogo com o Cruzeiro foi só para fazer a festa; é bem verdade que acabamos tomando um chope meio aguado e que não é o ideal comemorar depois de uma derrota para um time apenas mediano mas, enfim, é hora de pensarmos em 2013.Conforme se pôde perceber durante esta última partida, o time já não está com a mesma motivação, o que é absolutamente normal para um grupo que atuou com afinco durante todo o campeonato e conseguiu o título com confortável antecedência.

O que nos dá uma bela vantagem em termos de planejamento; o elenco já provou ser vencedor e tem uma base sólida. Nessas poucas partidas restantes, por quê não poupar a maior parte do grupo e começar a testar opções para nossas posições mais carentes?

A defesa me parece a parte mais frágil do time; sem dúvida, merecia uma contratação de peso, que trouxesse mais segurança e experiência para o setor, até mesmo para ajudar no desenvolvimento de jovens como Digão e Elivélton. Gum é aguerrido e esforçado, foi importante e fez ótimas partidas no campeonato, mas tem suas limitações. Leandro Euzébio também é voluntarioso mas fraco tecnicamente.

É necessário também um jogador para revezar na vaga de Deco que, infelizmente, não tem mais condições físicas para atuar em todos os jogos ou, pelo menos, na maioria deles. Ainda no meio de campo, é bem-vinda a chegada de alguém com toque de bola mais refinado. Como já disse aqui, não acho Ronaldinho Gaúcho a opção mais sensata; dos nomes cogitados até agora, eu, particularmente, prefiro o Montillo.

Acredito que estamos bem servidos no gol e no ataque. De qualquer maneira, é importante dar mais ritmo de jogo a Samuel e, sobretudo, Marcus Júnior. Geralmente, Abel só coloca este último jogador quando já não há mais tempo para que ele produza alguma coisa.

Uma vez fazendo esta mescla entre reservas e jovens da base, já daria para colocar o time titular de férias. Na volta para o Carioca, conforme o andar da carruagem, poderíamos até nos dar ao luxo de não usar o time titular em todas as partidas. Ainda mais do jeito que o campeonato atualmente se encontra: falido, inchado e desprestigiado.

Gustavo Reguffe

Panorama Tricolor/ FluNews

@PanoramaTri

Contato: Vitor Franklin

1 Comments

  1. Caro Gustavo,

    Concordo plenamente com você em relação ao R49. Também acho muito mais sensato a investida em Montillo. Devemos aproveitar a oportunidade de que o Cruzeiro quer o Martinuccio e propor algo pelo excelente jogador Montillo.

    Quanto às posições carente, creio que devemos contratar um lateral-direito, pois, o Bruno é muito limitado, em que pese fechar bem a defesa. Um lateral-esquerdo para deixar o dorminhoco do Carlinhos sempre ligado. O Carleto é simplesmente horrível.

    Também acredito que deveríamos investir na contratação de um zagueiro mais técnico, um meia para as ausências de Deco (que deverão ser cada vez mais constantes) e Wagner.

    Além disso, porque não nosso eterno Conca???

    ST, Luiz.

Comentário